revista ensaio
Concepções de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Reanálise do COLI (Inventário de Concepções de Aprendizagem)
Conceptions of learning in higher education students: Reanalysis of the COLI (Conceptions of Learning Inventory)
Maria Elisa Chaleta - mec@uevora.pt
Professora Auxiliar
Universidade de Évora
Departamento de Psicologia
Centro de Investigação em Psicologia e Educação- CIEP
, , 2017

Resumo

Neste estudo, realizado com 1014 estudantes do ensino superior português, procurou-sereanalisar o COLI (Conceptions of Learning Inventory) instrumento que avalia asconcepções dos estudantes sobre o que é aprender. Recorrendo a metodologia idêntica àdo estudo de adaptação para a população portuguesa os resultados indicaram umaestrutura diferente da encontrada no estudo original uma vez que não se identificaram asconcepções de aprender como dever nem como processo não limitado pelo tempo oucontexto. A concepção de aprendizagem memorizar, usar e compreender originou doisfactores que passam a ser designados como recordar informação e compreender e usar eaplicar a informação. A análise tendo em conta as variáveis (instituição, área científica,ano de frequência e género) mostra-nos que existem diferenças estatisticamentesignificativas quando consideradas as instituições, a área científica dos cursos e o géneromas não quando se considera o ano de frequência, o que vai de encontro a alguns estudosque consideraram que as concepções de aprendizagem não têm necessariamente umahierarquia desenvolvimental.Palavras-Chave: Concepções de aprendizagem; COLI; Ensino Superior.

Abstract

This study was conducted with 1014 higher education Portuguese students. We intend toreanalyze the COLI (Conceptions of Learning Inventory) to assess the students’conceptions of learning. Using the same methodology as the adaptation study for thePortuguese population the results indicated a different structure in comparison to the onefound in the original. We didn’t find the conception of learning as a duty or as processnot limited by time or context. The conception of learning as remembering, using andunderstanding information was distributed by two factors, which are now designatedremembering information and understand, use and apply the information. The analysistaking into account the variables (institution, scientific field, year of attendance andgender) showed that there are statistically significant differences when considering theinstitutions, the scientific area and the gender but not when considering the year ofattendance, which goes against some studies that stated that the learning concepts do notnecessarily have a developmental hierarchy.Keywords: Conceptions of learning; COLI; Higher Education.