No Coração do Mundo: Ciências em Rede num Mundo Global

O Congresso “No Coração do Mundo: Ciências em Rede num Mundo Global” irá ter lugar nos dias 7 e 8 de maio de 2015, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. O evento é uma organização conjunta da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e das Faculdades de Letras das Universidades de Coimbra, de Lisboa e do Porto, e conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Educação e Ciência, da Fundação Calouste Gulbenkian e da RTP.

Este evento tem como desígnio propor uma reflexão, dedicada à comunidade científica e ao público em geral, sobre o significado e o papel das Ciências Sociais e das Humanidades no contexto geral da sociedade e do conhecimento.

O congresso propõe quatro abordagens dedicadas à reflexão e ao debate sobre o mundo global que habitamos: Sentir o Mundo, Conhecer o Mundo, Pensar o Mundo, Governar o Mundo. Cada um desses temas será introduzido por um conferencista, seguindo-se uma sessão, em mesa redonda, que reúne especialistas e cientistas de áreas disciplinares diferentes, aos quais se solicita que apresentem a sua perspetiva sobre o tema proposto.

A intenção é, a partir das contribuições das diversas áreas disciplinares, refletir conjuntamente sobre cada um desses temas, ilustrando a complementaridade e enriquecimento mútuo proporcionado por um diálogo transdisciplinar que inclua as ciências sociais e humanas.

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição em nocoracaodomundo@gmail.com

 

De 07.05.2015 a 08.05.2015
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa