Bravo Nico designado Embaixador da Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa

Bravo Nico, professor associado com agregação da Universidade de Évora, foi designado Embaixador da EPALE - Electronic Platform for Adult Learning in Europe/Plataforma eletrónica para a educação de adultos na Europa, pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).

A EPALE é uma iniciativa da Comissão Europeia (Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture of the European Commission) que tem, como finalidade, promover o diálogo, a cooperação e o trabalho de parceria entre todas as instituições, investigadores e outros atores envolvidos nas áreas da educação de adultos, comunitária e popular, nos diferentes países europeus.

Juntamente com outras sete personalidades portuguesas, Bravo Nico foi apresentado, como «Embaixador EPALE em Portugal», numa iniciativa que decorreu, no dia 12 de Setembro, em Lisboa, no Centro de Congressos de Lisboa, promovida pela ANQEP e pela Fundação AIP, no âmbito da iniciativa FUTURÁLIA, e dedicada às questões da literacia num mundo em mudança.

Bravo Nico foi fundador da Escola Comunitária de São Miguel de Machede (1998) e dirige a Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora, desde o início do respetivo funcionamento (2009). Nestes dois projetos de educação popular e comunitária e em toda a obra científica e de formação graduada e pós-graduada desenvolvida na área em causa, Bravo Nico tem contado com a presença e a parceria, ativa e constante, da sua esposa, Lurdes Pratas Nico. Ambos criaram (em 2002) e têm organizado o Congresso «Aprender no Alentejo», que já conta com nove edições realizadas e publicaram, na última década, mais de uma dezena de livros de natureza científica e de divulgação, na área da Educação Popular, Comunitária e de Adultos.

O agora Embaixador da EPALE, exerceu, no passado, as funções de Pró-Reitor da Universidade de Évora, Diretor Regional de Educação do Alentejo, Membro do Conselho Nacional de Educação, Deputado à Assembleia da República e Presidente da Junta de Freguesia de São Miguel de Machede. Atualmente é Diretor do Departamento de Pedagogia e Educação e da Licenciatura em Ciências da Educação da academia eborense. Semanalmente, colabora com o jornal Diário do SUL e com a Rádio Telefonia do Alentejo.

Publicado em 12.09.2017