Desenvolvimento, Aprendizagem, Inclusão e Bem-estar

Equipa

  • Adelinda Maria Araújo Candeias
  • Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça
  • António Augusto Pinto Moreira Diniz
  • António Manuel Águas Borralho
  • Assunção Folque
  • Carla Sofia Carrilho Lopes Santarém Semedo
  • Clarinda de Jesus Banha Pomar
  • Edgar Anibal Galindo Cota
  • Graça Duarte Santos
  • Heldemerina Chimuma Domingos Samutelela Pires
  • Isabel José Botas Bruno Fialho
  • Isabel Maria Marques Mesquita
  • José Luís Pires Ramos
  • Luísa Grácio
  • Maria Elisa Rolo Chaleta
  • Marília Castro Cid
  • Marília Evangelina Sota Favinha
  • Nuno Maria Bleck da Silva Amado
  • Rui Alexandre Godinho da Costa Campos
  • Sofia Alexandra da Conceição Tavares
  • Vítor Daniel Ferreira Franco
  • João Pissarra
  • Jorge Correia Jesuíno
  • Maria José Dores Martins
  • Miguel Carbonero Martín
  • Olívia Matos
  • Sónia Barreto

Objetivos

O grupo “Desenvolvimento, Aprendizagem,Inclusão e Bem‐estar” centra-se na construção de conhecimento resultante da interface entre a Psicologia e a Educação a partir da qual emerge investigação fundamental e aplicada. Debruça-se sobre fenómenos de reconhecida complexidade como o desenvolvimento humano, a aprendizagem e a saúde mental. Focaliza-se, também, em dimensões educativas e sociais como o ensino e a inclusão enquanto factores centrais na promoção de qualidade e mudança dos sistemas e dos indivíduos.

Rede de Cooperação Internacional para o Ensino Superior –"Dynamiques universitaires pour une société de la connaissance: Perspectives interculturelles"/Convénio entre as Universidades de Évora, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade de Paris VIII e Universidade de Valencia.

Projetos

Projetos em Curso:

  • Avaliação e Ensino na Educação Básica em Portugal e no Brasil: relações com as aprendizagens/ FCT e CAPES (Coord.: António Borralho)
  • Avaliação do Impacto da Síndrome do X Frágil em Doentes e Cuidadores – Canadá, Reino Unido e Portugal - Vítor Daniel Ferreira Franco
  • ENABLIN+ – Enabling and Including Young People with Complex and Intense Support Needs 541981-LLP-1-2013-1-BE-LEONARDO-LMP - Adelinda Maria Araújo Candeia
  • Risco suicidário em doentes em convalescença de doença aguda (sem financiamento) – Aprovado pela Comissão de Ética da ARS Alentejo (IR: Rui C.Campos
  • Tentativas de suicídio no Alentejo: Elementos para a sua caracterização (sem financiamento) – Aprovado pela Comissão de Ética do HES (IR: Rui C. Campos)

Projetos Submetidos:

  • MOVIE 1 –Modern Video‐based Interactive e‐learning/Erasmus - Medida Parcerias Estratégicas (IA: SVS AERES, Holanda, Coord na UÉ: José Luís Ramos)
  • ActiveGames4Learning/Erasmus –Medida Parcerias Estratégicas (IA: UBI, Coord na UÉ: José Luís Ramos)
  • Análise experimental do funcionamento psicológico humano/FCG (IR: Elisa Chaleta)
  • Monitoring the nutritional status of the Portuguese elderly citizens for a satisfying food related life. EEA Grants Norway – Public Health Initiatives. Partners involved: University of Oslo, Norway; Faculty of Nutrition and Food Sciences, University of Porto, Portugal; University of Évora, Portugal (IR: Rui Gaspar) 

Projetos Concluídos:

  • Distinc - Developing an In-Service Training in Inclusive Classroom Practices 510072-LLP-1-2010-1-TR-COMENIUS-CMP - Maria Luísa Fonseca Grácio
  • DAFFODIL- Dynamic Assessment of Functioning and Coaching of Children Oriented at Development & Inclusive Learning - Adelinda Maria Araújo Candeias
  • IRIS - Improvement through research in Inclusive Schools. Inclusive classrooms - a multidimensional approach - Adelinda Maria Araújo Candeias

Publicações

publicações