Grupo B - Desenvolvimento, Aprendizagem, Inclusão e Bem‐estar/Linha B3 - Bem‐estar, psicopatologia e desenvolvimento

Rui Alexandre Godinho da Costa Campos

Equipa

• Rui Alexandre Godinho da Costa Campos - Coordenador
  • António Augusto Pinto Moreira Diniz
  • Carla Sofia Carrilho Lopes Santarém Semedo
  • Isabel Maria Marques Mesquita
  • Nuno Maria Bleck da Silva Amado
  • Sofia Alexandra da Conceição Tavares
  • Catarina Pires da Rosa
  • Maria de Fátima Campos Bernardo
  • Rui Filipe Gaspar de Carvalho
  • Sara Anão Lourinho Santos

Descrição

Esta linha de investigação tem fundamentalmente como objetivo a produção e disseminação de conhecimento sobre os fatores responsáveis pelo bem-estar e pela psicopatologia ao longo do desenvolvimento. A investigação centra-se quer no estudo de fatores protetores, quer de fatores de risco e em diversos tipos de populações. São exemplos, populações não-clínicas e clínicas definidas mediante a presença e grau de psicopatologia e de condições debilitantes da saúde física, psicológica e bem-estar; populações definidas com base em características individuais (e.g. personalidade); pertença a grupos populacionais específicos (e.g. jovens, idosos e elementos de microculturas específicas).

Objetivos

Identificar e compreender estratégias de enfrentamento (coping ) face a ameaças e desafios à saúde física e bem-estar subjetivo.

Estudar os fatores de risco e os fatores protetores da psicopatologia ao longo do desenvolvimento.

Desenvolver conhecimento que permita a análise e intervenção psicossocial no sentido da promoção do bem-estar subjetivo junto de idosos.

Aprofundar a compreensão do fenómeno suicidário e identificar fatores protetores e de risco com vista a desenvolver ações preventivas do suicídio em diversos grupos populacionais.

Contribuir para a compreensão dos fatores desenvolvimentais envolvidos nos relacionamentos amorosos satisfatórios e compreender a psicopatologia dos relacionamentos amorosos.

Aprofundar o conhecimento sobre o papel do psicólogo na promoção do bem-estar.

Desenvolver e adaptar métodos de investigação e instrumentos de avaliação para aplicação em populações clínicas e não clínicas.

Temas de Investigação

• Estratégias de enfrentamento (coping ) face a ameaças/desafios
  • Psicopatologia ao longo do desenvolvimento: fatores de risco e fatores protetores
  • Envelhecimento bem-sucedido