Grupo B - Desenvolvimento, Aprendizagem, Inclusão e Bem‐estar/Linha B2 - Desenvolvimento, Risco e Inclusão

Maria Luísa Fonseca Grácio

Equipa

  • Vítor Daniel Ferreira Franco
  • Maria José das Dores Martins
  • Heldemerina Samutelela Pires
  • Maria da Graça Duarte da Silva Santos
  • Adelinda Maria Araújo Candeias
  • Maria José Saragoça

Descrição

A linha de investigação "Desenvolvimento, Risco e Inclusão" constitui-se como um interface entre a Psicologia e a Educação visando conhecer aspectos facilitadores e dificultadores do desenvolvimento, da inclusão educativa e social e da saúde mental entendidas de forma ampla.
 

Objetivos

  • Identificar fatores, competências e conhecimentos promotores de inclusão educativa e social;
  • Desenvolver e construir propostas de formação, metodologias e materiais para acções educativas inclusivas por parte dos professores e outros profissionais;
  • Desenvolver conhecimento e metodologias de avaliação inclusiva no domínio psicológico e pedagógico.

Temas de Investigação

  • Concepções, Atitudes, Valores e Inclusão;
  • Formação e Práticas Educativas Inclusivas;
  • Avaliação Inclusiva;
  • Inclusão educativa e social.

Projetos

Em curso

  • Avaliação do Impacto da Síndrome do X Frágil em Doentes e Cuidadores – Canadá, Reino Unido e Portugal - Vítor Daniel Ferreira Franco
  • ENABLIN+ – Enabling and Including Young People with Complex and Intense Support Needs 541981-LLP-1-2013-1-BE-LEONARDO-LMP - Adelinda Maria Araújo Candeias

Concluídos

  • Distinc - Developing an In-Service Training in Inclusive Classroom Practices 510072-LLP-1-2010-1-TR-COMENIUS-CMP - Maria Luísa Fonseca Grácio
  • DAFFODIL- Dynamic Assessment of Functioning and Coaching of Children Oriented at Development & Inclusive Learning - Adelinda Maria Araújo Candeias
  • IRIS - Improvement through research in Inclusive Schools. Inclusive classrooms - a multidimensional approach - Adelinda Maria Araújo Candeias