Historial

O Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE) iniciou atividade em 2007 e foi criado por investigadores dos Departamentos de Pedagogia e Educação e de Psicologia da Universidade de Évora. A equipa do CIEP coordena diversos projetos de investigação com financiamento externo, cujos resultados têm sido publicados a nível nacional e internacional em vários eventos e publicações científicos. Tendo como principais preocupações a investigação na área da Educação e da Psicologia e respetivas interfaces, os seguintes grupos de investigação, assim definidos em 2013, refletem a estrutura organizativa da sua atividade científica:

  • GRUPO A: Políticas Educativas, Territórios e Instituições
  • GRUPO B: Desenvolvimento, Aprendizagem, Inclusão e Bem-estar
    • Linha B1- Aprendizagem, Ensino e Avaliação
    • Linha B2- Desenvolvimento, Risco e Inclusão
    • Linha B3- Bem-estar, Psicopatologia e Desenvolvimento

A Linha B3 foi criada em 2014 para dar resposta à investigação que se tem vindo a realizar no âmbito dos fatores responsáveis pelo bem-estar e pela psicopatologia ao longo do desenvolvimento.

O CIEP-UE publica a revista Educação: Temas e Problemas desde 2005 e organiza regularmente Colóquios e Conferências no sentido de pugnar pelo debate científico referente às grandes questões que a atual organização e projeto sociais colocam nas áreas da Educação e da Psicologia.