Capa
A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso-Brasileiros
Clarinda Pomar; Ana Arcadinho; Maria Assunção Folque; Ângela Balça
Évora , CIEP-UE , 2022
ISBN 978-972-778-259-8
Grátis
  • O livro A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso-Brasileiros é fruto da feliz junção entre dois eventos científicos internacionais. Da parte portuguesa, o III Encontro A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora (III FEPUE) e II Jornada Internacional sobre Formação de Professores de Educação Infantil (II JIFPEI). Esta parceria virtual, porque a isso a pandemia da Covid 19 obrigou, foi resultado de vontades, ligações, encontros anteriores, entre investigadoras portuguesas e brasileiras , que partilhavam pensamento e pesquisa sobre a formação de educadores/as e de professores/as.
  • Algumas traves mestras têm, ao longo do tempo, sustentado este diálogo. Uma delas é a ideia de Formação enquanto enriquecimento cultural na UniverCidade. Deste modo, assume-se na formação uma forte componente cultural, mas também artística, científica, tecnológica, no contacto com distintas linguagens e múltiplos discursos, que possibilitarão uma leitura plural do mundo, permitida na profícua relação mútua entre a Universidade e a Cidade. Esta matriz reflexiva e praxiológica conversa de perto com a ideia de cidade educadora, vertida na Carta das Cidades Educadoras, documento central da Associação Internacional de Cidades Educadoras, da qual Évora faz parte. Uma cidade educadora tem como objetivo a formação dos seus habitantes, numa interrelação profícua, interventiva, desafiante entre toda a orgânica citadina. Numa urbe educadora, as instituições de ensino formal colaboram ativamente com ações de carácter não formal ou informal, promovidas pelo tecido social, económico, político, cultural e artístico da polis. 
  • Uma outra trave mestra, subjacente a estas partilhas, é a de que a reflexão, fundamental na formação docente, se realiza na interlocução, na escuta e na fala do Eu e do Outro, do/a estudante, do/a docente, do/a educador/a e professor/a cooperantes, da criança. Nesta linha, procura-se, ainda, construir uma comunidade de aprendizagem, isto é, um contexto de aprendizagem onde predomine o trabalho colaborativo, com uma matriz de interação dialógica e democrática. Assim, privilegia-se a ideia de isomorfismo pedagógico, evidenciando-se a relação entre a formação no ensino superior e as práticas dos contextos da profissão. 
  • Em relação a este projeto de formação da UniverCidade de Évora, Haddad (2018, p. 7-8) escrevia que se: reconhece que a formação ocorre também e principalmente fora dos muros universitários onde acontece a prática educativa e as relações com o contexto institucional com todo o seu dinamismo, incertezas e vicissitudes. Assim, a formação na UniverCidade não se restringe a mestres e estudantes, mas inclui também os educadores cooperantes e os contextos de atuação profissional (as instituições cooperantes) nos quais se incluem as crianças. Nessa perspetiva é notório e louvável a oportunidade de garantir presença e voz a esses que constituem os principais parceiros da formação.Este é, então, o enquadramento subjacente ao livro aqui em presença, cuja parte A é constituída não só pelos textos que derivam de três conferências plenárias, a cargo de Francesco Tonucci, Américo Peças e Maria da Conceição Passeggi, como também de uma mesa plenária e de rodas de conversa.Os outros capítulos integram a parte B desta obra e dividem-se em dois grandes eixos: Formação e Identidades Profissionais e Investigação e Práticas Profissionais. Todos estes capítulos foram sujeitos a um processo de seleção e de revisão científica.
  • No eixo Formação e Identidades Profissionais, dá-se voz a textos que remetem para os processos e os percursos formativos que iniciam, orientam, conduzem, aprofundam a profissionalidade docente, num diálogo entre os distintos atores. No eixo Investigação e Práticas Profissionais, chegam-nos textos que estabelecem uma relação próxima entre a investigação desenvolvida por docentes e as práticas profissionais, percebendo-se como a dimensão reflexiva e investigativa se recontextualiza e ressignifica no contexto das práticas pedagógicas.
  • Todos estes textos nos deixam desafios para a investigação, para a formação, para a profissionalidade. Estes percursos de leitura vêm de Évora, vêm de Portugal, vêm do Brasil, numa multiplicidade de vozes, de olhares, de sentidos, de experiências que convidam a continuar diálogos, a perpetuar vontades, a ambicionar encontros, talvez, já presenciais.Desejamos a todos/as uma boa leitura!
  • O livro A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso-Brasileiros é fruto da feliz junção entre dois eventos científicos internacionais. Da parte portuguesa, o III Encontro A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora (III FEPUE) e II Jornada Internacional sobre Formação de Professores de Educação Infantil (II JIFPEI). Esta parceria virtual, porque a isso a pandemia da Covid 19 obrigou, foi resultado de vontades, ligações, encontros anteriores, entre investigadoras portuguesas e brasileiras , que partilhavam pensamento e pesquisa sobre a formação de educadores/as e de professores/as.Algumas traves mestras têm, ao longo do tempo, sustentado este diálogo. Uma delas é a ideia de Formação enquanto enriquecimento cultural na UniverCidade. Deste modo, assume-se na formação uma forte componente cultural, mas também artística, científica, tecnológica, no contacto com distintas linguagens e múltiplos discursos, que possibilitarão uma leitura plural do mundo, permitida na profícua relação mútua entre a Universidade e a Cidade. Esta matriz reflexiva e praxiológica conversa de perto com a ideia de cidade educadora, vertida na Carta das Cidades Educadoras, documento central da Associação Internacional de Cidades Educadoras, da qual Évora faz parte. Uma cidade educadora tem como objetivo a formação dos seus habitantes, numa interrelação profícua, interventiva, desafiante entre toda a orgânica citadina. Numa urbe educadora, as instituições de ensino formal colaboram ativamente com ações de carácter não formal ou informal, promovidas pelo tecido social, económico, político, cultural e artístico da polis. Uma outra trave mestra, subjacente a estas partilhas, é a de que a reflexão, fundamental na formação docente, se realiza na interlocução, na escuta e na fala do Eu e do Outro, do/a estudante, do/a docente, do/a educador/a e professor/a cooperantes, da criança. Nesta linha, procura-se, ainda, construir uma comunidade de aprendizagem, isto é, um contexto de aprendizagem onde predomine o trabalho colaborativo, com uma matriz de interação dialógica e democrática. Assim, privilegia-se a ideia de isomorfismo pedagógico, evidenciando-se a relação entre a formação no ensino superior e as práticas dos contextos da profissão. Em relação a este projeto de formação da UniverCidade de Évora, Haddad (2018, p. 7-8) escrevia que se: reconhece que a formação ocorre também e principalmente fora dos muros universitários onde acontece a prática educativa e as relações com o contexto institucional com todo o seu dinamismo, incertezas e vicissitudes. Assim, a formação na UniverCidade não se restringe a mestres e estudantes, mas inclui também os educadores cooperantes e os contextos de atuação profissional (as instituições cooperantes) nos quais se incluem as crianças. Nessa perspetiva é notório e louvável a oportunidade de garantir presença e voz a esses que constituem os principais parceiros da formação.Este é, então, o enquadramento subjacente ao livro aqui em presença, cuja parte A é constituída não só pelos textos que derivam de três conferências plenárias, a cargo de Francesco Tonucci, Américo Peças e Maria da Conceição Passeggi, como também de uma mesa plenária e de rodas de conversa.Os outros capítulos integram a parte B desta obra e dividem-se em dois grandes eixos: Formação e Identidades Profissionais e Investigação e Práticas Profissionais. Todos estes capítulos foram sujeitos a um processo de seleção e de revisão científica.No eixo Formação e Identidades Profissionais, dá-se voz a textos que remetem para os processos e os percursos formativos que iniciam, orientam, conduzem, aprofundam a profissionalidade docente, num diálogo entre os distintos atores. No eixo Investigação e Práticas Profissionais, chegam-nos textos que estabelecem uma relação próxima entre a investigação desenvolvida por docentes e as práticas profissionais, percebendo-se como a dimensão reflexiva e investigativa se recontextualiza e ressignifica no contexto das práticas pedagógicas.Todos estes textos nos deixam desafios para a investigação, para a formação, para a profissionalidade. Estes percursos de leitura vêm de Évora, vêm de Portugal, vêm do Brasil, numa multiplicidade de vozes, de olhares, de sentidos, de experiências que convidam a continuar diálogos, a perpetuar vontades, a ambicionar encontros, talvez, já presenciais.Desejamos a todos/as uma boa leitura!