WEBINAR
Reconfigurações do espaço escolar frente à pandemia de Coronavírus - intervenções possíveis no âmbito da saúde mental

No âmbito do projeto “Cidadania e educação para a saúde: descodificação da efetividade dos projetos escolares no Algarve e no Alentejo (PES2A)”, desenvolvido no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, sob coordenação do professor Jorge Bonito (jbonito@uevora.pt), informamos que irá realizar-se, em 21 de setembro, às 17h (Portugal), o webinar Reconfigurações do espaço escolar frente à pandemia de Coronavírus - intervenções possíveis no âmbito da saúde mental”´.

Terá como oradora Helena Lima, Psicanalista e Pós-Doutorada em Educação: Psicologia da Educação.

 

Contextualização do tema:

A pandemia de coronavírus Covid-19, anunciada oficialmente pela OMS em março de 2020 trouxe incontáveis problemas e complexas resoluções em toda a sociedade, e para a comunidade escolar em particular. A divisão entre aqueles que puderam fazer o chamado isolamento social e os que não puderam, as pessoas com acesso à internet e as pessoas sem acesso, empregos e subempregos, subsídios governamentais, acesso a testes, tratamento e condições dignas de alimentação e moradia... o abismo social intensificou-se em especial no Brasil. As estratégias de saúde pública frente à pandemia - respostas nacionais - foram as mais diversas no mundo. Testagem em massa, acesso a medicamentos, protocolos científicos para tratamento, disponibilidade de leitos hospitalares - e a luta dos cientistas em esclarecer os desdobramentos das infecções, lidar com o grande número de mortes, o mundo precisou repensar muitas condições coletivas para reduzir as mortes e intensificar os cuidados. Nas escolas, o impacto foi brutal: docentes muitas vezes sem qualquer preparo específico foram convocados a lecionar via online; salas de aula virtuais trazendo suas dificuldades específicas coletivas relacionadas a transmissão de conteúdos, valores e disciplina, nem sempre condizentes com as demandas; sofrimentos dos docentes, dos alunos, desemprego de funcionários, desamparo dos pais. A sobreposição de cenários - a vida pessoal e a vida profissional - e a ocupação da casa por todos os membros da família ao mesmo tempo trouxeram um grau de sofrimento psíquico até então inédito. Foram muitas perdas: da autonomia de ir e vir, das interrupções necessárias no deslocamento entre moradia e trabalho, além das perdas de pessoas próximas. Um luto coletivo com difícil elaboração. O objetivo desta apresentação é trazer a reflexão coletiva - nomeação e reconhecimento das dificuldades, possibilidades e limites - frente ao novo cenário da pandemia. Podemos falar em "pós"-pandemia? As diretrizes governamentais da epidemiologia e da saúde pública podem/ devem dialogar com a Educação e quais as consequências? Como cada um se vê ou se percebe com sequelas desse período? Como articular os dois anos de pandemia ao restante das nossas vidas? Esse é o convite.

Organização: CIEP | UE
Em 21.09.2022
17:00 | Online | Via Zoom
Anexos