Aula Aberta
Resultados da avaliação externa: e se começarmos a casa pelo telhado?”

Luís Pereira dos Santos, Presidente do Conselho Diretivo do IAVE, desafia-nos a refletir sobre as questões da avaliação.

A avaliação das aprendizagens é um processo pedagógico incontornável nos projetos de ensino e de aprendizagem, sendo o elo que interliga o ato de ensinar com o ato de aprender. É através da avaliação que o sujeito ensinante percebe se o sujeito aprendente realmente aprendeu e a qualidade dessa aprendizagem. Para isso a utilização dos resultados da avaliação das aprendizagens mostra-se imprescindível para a própria existência do ato educativo, para uma melhor adequação das didáticas e dos processos de aprendizagem, para uma partilha da responsabilidade do ato educativo.

No caso particular da avaliação externa, esta tem um impacto indelével sobre a escola e sobre os processos de ensino e de aprendizagem, pelo que é fundamental utilizarmos e sabermos utilizar os resultados que produz para que os alicerces do edifício da aprendizagem possam ser mais robustos. Comecemos então pelo telhado.

Organização: CIEP | UÉ & Departamento de Pedagogia e Educação
Em 01.04.2023
14:30 | Sala 118 - CES
Anexos