Seminário
50 anos de docência : diálogos intergeracionais

No próximo dia 14 de junho, pelas 17h, irá ter lugar no auditório do Colégio Pedro da Fonseca da Universidade de Évora  o Seminário 50 anos de docência : diálogos intergeracionais.

Este seminário enquadra-se no projeto Cinquenta anos de docência: fatores de mudança e diálogos intergeracionais(PTDC/CED-EDG/1039/2021), coordenado pela Professora Amélia Lopes (FPEUP) (https://fytid.net/).

Este projeto tem o objetivo de estudar e divulgar histórias de professores que deem conta de dimensões cruciais de inovação e mudança no sistema educativo nos últimos 50 anos em Portugal.  Num tempo de envelhecimento da profissão docente em que se perspetiva que muitos educadores e professores se aposentem brevemente, o projeto visa também promover o diálogo entre os jovens em formação inicial de professores, os professores antigos e a sociedade, e produzir versões digitais multimodais de narrativas de vida e de diálogos intergeracionais tornando-os acessíveis em repositório aberto- para investigação, formação e comunicação com a sociedade.

Neste seminário em Évora irão ser apresentados oito diálogos intergeracionais entre estudantes da UC Introdução à Investigação Educacional do 2º ano da Licenciatura  em Educação Básica da Universidade de Évora e educadores/as e professores/as com  + de 40 anos de serviço. A reflexão e debate sobre estas histórias de vida de educadores/as e professores/as procura dar visibilidade à constituição da profissão docente nas últimas cinco décadas e constituir-se como um elementos de formação para os/as jovens que escolheram a profissão no momento atual. Procura-se, ainda, aprofundar as narrativas biográficas de professores como dispositivo de investigação e formação em educação.     

𝗜𝗻𝘀𝗰𝗿𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗴𝗿𝗮𝘁𝘂𝗶𝘁𝗮 | 𝗖𝗼𝗺 𝗰𝗲𝗿𝘁𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼 𝗱𝗲 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼: https://forms.gle/n6GPEKiBNVzDGC7n8

Em 14.06.2023
17:00 | Auditório do Colégio Pedro da Fonseca
Anexos