Estudos Amostrais Exploratórios - Ensino Secundário

Publicado recentemente, este relatório teve a coordenação científica do Professor José Verdasca, Investigador do CIEP-UE.

O estudo é um produto do contrato de prestação de serviços estabelecido entre a Direção-Geral da Educação e a Universidade de Évora, através do seu Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-UE), para acompanhamento da Direção Geral de Estatísticas em Educação e Ciência (DGEEC) na realização de Estudos Amostrais Exploratórios, no âmbito do Projeto e Autonomia e Flexibilidade Curricular. Fazem ainda parte da equipa os investigadores Luís Sebastião, Isabel Fialho, Ana Cristóvão,  Hugo Rebelo, Marília Cid, Paulo Costa e José Saragoça.

Consulte em: https://escolamais.dge.mec.pt/monitorizacao

Resumo: No estudo procede-se ao tratamento da informação sobre os dados de execução de diferentes ações específicas cuja monitorização foi reportada no documento Plano 21|23 Escola+ — Segundo relatório de monitorização e dos seus efeitos nos resultados de aprendizagem dos alunos do ensino secundário tendo como unidades de observação as escolas do ensino público do continente. Utilizaram-se como quantificadores do desempenho académico as classificações finais internas do 12.º ano obtidos pelos alunos em Português, Matemática, História e Biologia no final do ano letivo 2021/22. Objetivou-se verificar se os resultados académicos, medidos através dos indicadores “média das classificações finais internas nas disciplinas” e “disparidade das classificações internas intraescola”, medida através do coeficiente de variação, diferiam significativamente em função de estarem ou não em implementação ações específicas do Plano 21|23 Escola+. Para além dos indicadores de resultados referidos foi também apurado outro, designado por “diferencial estandardizado entre os scores médios das classificações internas e os scores preditos estatisticamente”, de modo a identificar as escolas cujos desempenhos foram superiores ao esperado, tendo em conta as suas variáveis contextuais e o histórico escolar. Foram assim identificadas como objeto de análise possível para estudos observacionais em profundidade 11 Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas cujos resultados dos alunos no ensino secundário cumprem, cumulativamente, as três condicionantes de eficácia, eficiência e equidade educativas. Oito destes AE/Ena situam-se na região Norte, duas na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma na região do Alentejo.

Publicado em 17.10.2023