Políticas Educativas, Territórios e Instituições

Fotografia
Responsável

Equipa

  • Isabel José Botas Bruno Fialho
  • José Bravo Nico
  • José Lopes Cortes Verdasca
  • Luís Miguel dos Santos Sebastião
  • Lurdes Judite Dionisio Pratas Nico
  • Marília Castro Cid
  • Marília Evangelina Sota Favinha
  • Luísa Maria Serrano de Carvalho
  • Inês Bragança
  • José Luís D’Orey

Objetivos

Este grupo de investigação assume, como finalidade, o estudo das políticas educativas, suas génese, administração e avaliação, nos contextos territoriais, institucionais e as consequências das mesmas ao nível da promoção da qualificação dos indivíduos e respetivas comunidades e no desenvolvimento das instituições e dos territórios. Presentemente, o Grupo A encontra-se estruturado em torno de dois núcleos de pesquisa que poderão evoluir, no futuro, para duas linhas de investigação: o núcleo que se tem dedicado ao estudo das políticas educativas e dos respetivos processos de administração e de avaliação; o núcleo que se tem dedicado ao estudo dos contextos mais locais e territorializados, aí identificando, caracterizando e conhecendo as diferentes formas como acontece a qualificação, em todos os seus contextos (http://www.peti-tcl.ciep.uevora.pt). Ambos os núcleos têm orientado a sua atividade no sentido de produzirem conhecimento com elevado potencial de incorporação nas ofertas formativas graduadas e pós-graduadas da Universidade de Évora e de transferência e aplicação nas realidades regional e nacional. Estas prioridades são evidentes através dos projetos de investigação já concluídos ou em curso, pelos diversos protocolos estabelecidos com instituições nacionais e locais e pela natureza da publicação científica produzida.

Outras Informações:

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Projetos

Projetos / Prestação de Serviços Em Curso:

  • Acompanhamento do Projecto TurmaMais
    Isabel José Botas Bruno Fialho
  • Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior   PTDC/CPE-CED/114318/2009
    Isabel José Botas Bruno Fialho
  • As "Escolas" fora da Escola
    José Carlos Bravo Nico
  • Estudo sobre os Cursos Científico-Humanísticos e o Alargamento da Escolaridade Obrigatória – Medidas Educativas de Inclusão
    Marilia Pisco Castro Cid
  • Promoção de Mudanças na Aprendizagem – Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI
    José Lopes Cortes Verdasca
  • Acompanhamento do Programa TEIP (Territorialização de Politicas Educativas de Intervenção Prioritária )
    José Lopes Cortes Verdasca

Projetos Concluídos :

  • As Novas Núpcias da Qualificação no Alentejo  PTDC/CEP-CED/104072/2008
    José Carlos Bravo Nico
  • A Educação e o Território em Alandroal: Uma Nova Relação Arqueologia" das Aprendizagens no Concelho de Alandroal  PTDC/CED/81388/2006
    José Carlos Bravo Nico
  • Redes de Emprego e Formação no Alentejo  POEFDS 232-EI-2004
    José Lopes Cortes Verdasca
  • TurmaMais: Uma Plataforma Giratória no Combate ao Insucesso e Abandono Escolares
    José Lopes Cortes Verdasca

Outros Projetos :

  • “Janelas Curriculares de Educação Popular no Ensino Superior Universitário” – promovido pela Universidade Popular Túlio Espanca e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações/Projetos de desenvolvimento do ensino superior/Projetos inovadores no domínio educativo 2014
    (parceria com o CIEP/Projeto coordenado por Bravo Nico)

Publicações

Publicações em Atas de Congressos/Seminários

  • NICO, Bravo; NICO, L. P. (2013).A Certificação de adquiridos experienciais e as suas consequências nas trajetórias de vida: o caso do Alentejo, no período 2000-2005. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, (pp.7342-7356) / ISBN: 978-989-8525-22-2
  • NICO, Bravo; NICO, L. P. (2013). Escola Comunitária de S. Miguel de Machede: 15 anos de Educação Não-formal. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho,(pp.919-923)/ISBN: 978-989-8525-22-2
  • NICO, Bravo (2013). Passado e Futuro no Presente dos Percursos de Qualificação: A Equação da Aprendizagem. in II International Conference Learning and Teaching in Higher Education/ Learning Orchestration in Higher Education. Évora: Universidade de Évora
    http://hdl.handle.net/10174/8582
  • NICO, Bravo, NICO, L. & FERREIRA, F., (2013). Reconhecimento, Validação e Certificação de Adquiridos Experienciais no Alentejo: resultados e impactos do processo realizado entre 2000 e 2005. in Actas I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - III Encontro de Sociologia da Educação. Braga: Universidade do Minho.
    http://www.peti-tcl.ciep.uevora.pt/publicacoes/publicacao/117/
  • NICO, Bravo (2012). Saberes, linguagens e práticas educativas: os vértices de um diálogo necessário (o caso do Alandroal). in Mairce Araújo & Jacqueline Morais (Orgs.). Vozes da Educação: formação de professores, narrativas, políticas e memórias. Rio de Janeiro (pp.99-110).
    http://hdl.handle.net/10174/7994
  • NICO, Bravo (2012). As escolas populares no Alentejo: os casos da Escola Popular da Universidade de Évora e da Escola Comunitária de São Miguel de Machede. in L. Bermúdez & I. Álvarez (Comp.). FECIES 2012. Santiago de Compostela: Asociación Española de Psicología Conductual. (pp. 124-135).
    http://hdl.handle.net/10174/8586
  • NICO, Bravo & NICO, L. (2012). O Território na base da construção de um projecto de inovação científica e pedagógica na Universidade de Évora. in L. Bermúdez & I. Álvarez (Comp.). FECIES 2012. Santiago de Compostela: Asociación Española de Psicología Conductual. (pp. 113- 117).
    http://hdl.handle.net/10174/8584
  • NICO, Bravo, NICO, L., FERREIRA, F. & TOBIAS, A. (2012). O Projecto "As Novas Núpcias da Qualificação no Alentejo": os impactos da qualificação nas pessoas e territórios. in L. Bermúdez & I. Álvarez (Comp.). FECIES 2012. Santiago de Compostela: Asociación Española de Psicología Conductual. (pp. 136- 140).
    http://hdl.handle.net/10174/8570

Livros ou capítulos de livros

  • MANÇOS, A. & NICO, B. (2015). "A Organização pedagógica na Universidade Sénior do Distrito de Évora" In Bravo Nico Nico & Lurdes Pratas Nico(Eds.). Educações do SUL . Mangualde: Edições Pedago e Universidade de Évora. (aguarda publicação)
  • TORRES, R. & NICO, B. (2015). "Trajetórias de qualificação e projetos futuros em alunos adultos de Curso de formação e educação de adultos em Pastelaria e Panificação na freguesia de Alcáçovas (2010-2012)". in Bravo Nico Nico & Lurdes Pratas Nico(Eds.). Educações do SUL . Mangualde: Edições Pedago e Universidade de Évora. (aguarda publicação)
  • NICO, B. (Coord.), NICO, L., Ferreira, F. & TOBIAS, A. (Eds.) (2014). Educações no Alentejo. Mangualde: Edições Pedago e Universidade de Évora.
  • NICO, Bravo; NICO, L. P. (2013). Aprender é Viver . Évora. Edição de Autores
  • NICO, Bravo; NICO, L. P.; FERREIRA, F. & TOBIAS, A. (2013). Educação e Formação de Adultos no Alentejo:  O Processo de reconhecimento, validação e certificação de competências no período 2000-2005. Mangualde: Edições PedagoNICO, Bravo; NICO, L. P.; TOBIAS, A.; VALADAS, F. &FERREIRA, F. (2013). Atlas da Educação no Alandroal . Mangualde: Edições Pedago
  • BARRENHO, C. & NICO, B. (2014)."Escola e Comunidade: Missão ou miragem no combate ao insucesso e abandono escolar. O período 19997/2007 no município de Alandroal ". In Bravo Nico (coord.) Educações no Alentejo . Mangualde: Edições Pedago e Universidade de Évora. p. 26-32. http://hdl.handle.net/10174/8020
  • GROSSO, M. & NICO, B. (2014). "Arqueologia das Aprendizagens em Capelins (Santo Antonio) - Alandroal (1997-2007)". In Bravo Nico (coord.) In Bravo Nico (coord.) Educações no Alentejo . Mangualde: Edições Pedago e Universidade de Évora. p. 33-37. http://hdl.handle.net/10174/8020
  • GALHARDAS, E. & NICO, B. (2014). "Arqueologia das A+rendizagens na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição - Alandroal (1997-2007). In Bravo Nico (coord.) Educações no Alentejo . Mangualde: Edições Pedago e Universidade de Évora.p. 38-45. http://hdl.handle.net/10174/8020
  • TOBIAS, A. & NICO, B. (2014)."De um projeto de investigação científica às medidas de Agenda Local". In Bravo Nico (coord.) Educações no Alentejo. Mangualde: Edições Pedago e Universidade de Évora p. 46-58.http://hdl.handle.net/10174/8020
  • NICO, B. & ROMÃO, J. (2014). "Os caminhos para a construção de um Município Educador". In Bravo Nico (coord.) Educações no Alentejo . Mangualde: Edições Pedago e Universidade de Évora. p. 147-156. http://hdl.handle.net/10174/8020
  • BANHA, M. & NICO, B. (2014). " Cartografia das aprendizagens formais dos adultos do Concelho de Estremoz: o período de 2000-2005”. In Bravo Nico (coord.) Educações no Alentejo . Mangualde: Edições Pedago e Universidade de Évora. pp.167-172. http://hdl.handle.net/10174/8020
  • BRAGA, S. & NICO, B. (2014). "Avaliação do Impacto de processos de RVCC no Centro Novas Oportunidades da Fundação Alentejo: o período de  2000-2005” In Bravo Nico (coord.) Educações no Alentejo. Mangualde: Edições Pedago e Universidade de Évora. p. 194-203. http://hdl.handle.net/10174/8020
  • NICO, Bravo (2013). Diálogo social: a ponte necessária para construir soluções. in Um estado de bem-estar? Sector de Respostas de solidariedade / Ciclo de Debates . Porto: Santa Casa da Misericórdia do Porto. pp 116-120;
  • NICO, Bravo & Nico, L. P. (2012) Offical Discourses in Educational Systems. Competences. The New Curriculum Password?. In J. Paraskeva e J. Torres Santome (eds) Globalisms and Power. Iberian Educational and Curriculum Policies. New York: Peter Lang, pp., 133 - 142