
Este Guia de Apoio à Autoavaliação das Escolas surge da intenção de uma equipa de investigadores do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade de Évora apoiar as escolas na construção ou consolidação dos seus processos de autoavaliação institucional. Impulsionados pela participação e conhecimentos adquiridos em diversos projetos , estudos e prestações de serviços , estes investigadores tencionam desenvolver um trabalho de grande proximidade com as escolas, como garante de desenvolvimento organizacional e da melhoria da qualidade dos serviços prestados.
Pretendem apoiar os processos de autoavaliação das escolas, fornecendo informação, orientações, sugestões e aconselhamento às equipas de autoavaliação, para que estas possam desenvolver um trabalho mais sustentado e mais seguro, minimizando eventuais dificuldades nos procedimentos e no comprometimento dos diferentes atores organizacionais. O presente Guia surge, então, como um instrumento de apoio, que, numa lógica de aproximação entre teoria e prática, destaca informação, orientações e sugestões específicas, extremamente pertinentes (na perspetiva dos autores), a considerar nos processos de decisão e de planeamento estratégico da autoavaliação institucional que ocorrem nas escolas. Assim, com este Guia pretende-se: 1) clarificar e contextualizar fundamentos e conceitosbásicos da avaliação das organizações escolares; 2) explicitar a pertinência e a utilidade da avaliação enquanto estratégia política de promoção do desenvolvimento organizacional necessário à melhoria da qualidade do serviço educativo; 3) contextualizar e justificar procedimentos; e 4) fornecer referenciais e materiais (editáveis, para que possam ser usados e adaptados de acordo com as necessidades, os interesses e as dinâmicas de cada realidade educativa) que orientem e apoiem as escolas nas ações a desenvolver nas diferentes etapas do seu Ciclo de Melhoria, nomeadamente em duas etapas fundamentais: no processo de Autoavaliação e no Plano de Melhorias. Pretende-se, ainda, que seja um instrumento de fácil leitura e consulta, bastante útil para os seus utilizadores.