Tema 2 - Ensino, Aprendizagem, Avaliação e Tecnologia Educativa

Fotografia
Coordenadora

Membros

Descrição Geral e Objetivos

Este tema reúne estudos que visam investigar e promover os processos de ensino, aprendizagem e avaliação nas suas múltiplas possibilidades e tradições. Sendo que essa intenção corresponde às agendas de pesquisa mais inovadoras, os investigadores trabalham as questões do ensino e aprendizagem de programação e robótica, da promoção da aprendizagem colaborativa e do pensamento computacional em crianças e jovens; a promoção e avaliação de soft skills, os diferentes modos de avaliação e o seu efeito na aprendizagem e o no aproveitamento escolar. Estão em curso diversos projetos financiados pela União Europeia, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia, envolvendo diversos parceiros. Estes projetos permitem antecipar o alcance de diversos produtos e impactos significativos nos objetos de estudo.

  • Estudar problemáticas emergentes em diferentes contextos educativos e intervir de forma contextualizada (ou integrada), designadamente ao nível do desenvolvimento de soft skills  em crianças e jovens.
  • Estudar e promover os processos de ensino e aprendizagem da programação, da robótica e do pensamento computacional em crianças e jovens (ensino básico).
  • Estudar e promover os processos de aprendizagem colaborativa com recurso ao vídeo pedagógico (ensino básico e formação de professores).
  • Desenvolver investigação sobre práticas de avaliação formativa em articulação com o ensino e a aprendizagem e a influencia nos resultados escolares (sucesso académico).
  • Apoiar instituições educativas no desenvolvimento de ações estratégicas orientadas para o desenvolvimento organizacional sustentado e o sucesso educativo.

Tópicos de Investigação

  • Ensino, avaliação, aprendizagem
  • Avaliação de escolas
  • Tecnologias e aprendizagem colaborativa
  • Supervisão pedagógica

Projetos

  • DigP-SEM: Plataformas Digitais Na Gestão Educacional Dos Agrupamentos De Escolas. POCI-01-0145-FEDER-029069. IR: Preciosa Fernandes (Universidade do Porto); Coord. UE: Isabel Fialho; & Marília Cid, José Luís Ramos )
  • ViSuAL: Video-Supported Education Alliance. 588374-EPP-1-2017-1-NL-EPPKA2-KA, Erasmus+ . (IR: Frank de Jong (Holanda), IR-UÉ: José Luís Ramos; & Isabel Fialho, Rui Espadeiro, Ricardo Monginho )
  • MAEE: Mecanismos De Mudança Nas Escolas E Na Inspeção. Um Estudo Sobre O 3º Ciclo De Avaliação Externa De Escolas No Ensino Não Superior, Em Portugal. PTDC/CED-EDG/30410/2017. (IR: José Augusto Pacheco (Universidade do Minho) Coord. UE: Isabel Fialho; & José Saragoça, M. José Silvestre, A. Paula Correia, Sónia Gomes).

// + Projetos >>>

Publicações

  • Borralho, A., Barbosa, E . e Lucena, I. (2018). Avaliação das Aprendizagens em matemática em turmas de anos iniciais. Educação Matemática em Revista, 22  (56), 109-124.
  • Lucena, I., Dias, J. e Borralho, A . (2018). Práticas lectivas de sala de aula de matemática nos anos iniciais. Estudos de Avaliação Educacional, 29 (70), 254-274.
  • Fialho, I. & Artur, A. (2018). Aprender a ser educador de infância com a prática de ensino supervisionada. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, 12  (21), 57-77.
  • Costa, P.  (2018). Campo Literario. In M. López Casanova y M. E. Fonsalido (Coords.). Géneros, procedimientos, contextos. Conceptos de uso frecuente en los estudios literários . Los Polvorines/Buenos Aires: Universidad Nacional de General Sarmiento..
  • Suárez Ramirez, S., Balça, A., Costa, P.  (2018) La enseñanza de los textos deportivos. Estudio de las portadas impresas de España y Portugal. Contextos Educativos. Revista de Educación (22) , 45-61. doi: 10.18172/con.3335

// + PUBLICAÇÕES >>>