Tema 1 - Politicas Educativas, Territórios e Instituições

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Descrição Geral e Objetivos

O Tema Políticas Educativas e Instituições assume o estudo das políticas e das práticas de educação e formação existentes em cada circunstância territorial e institucional, como o seu objeto de estudo fundamental e estruturante. Numa abordagem que compreende os diferentes contextos de educação (formal, não formal e informal) e as diversas instituições que os promovem (escolares e não escolares), pretende-se produzir conhecimento acerca da realidade para nela se intervir, privilegiando o trabalho em rede com os atores que atuam na realidade.

  • Conhecer as relações existentes entre as características dos territórios e os contextos institucionais de aprendizagem (formais, não formais e informais) que neles ocorrem;
  • Fundamentar propostas de intervenção no campo da definição de políticas educativas e de investigação educacional;
  • Identificar e compreender fatores de qualidade das escolas;
  • Desenvolver, implementar e avaliar projetos de combate ao insucesso e absentismo escolares;
  • Avaliar do papel da qualificação nos processos de desenvolvimento local;

Tópicos de Investigação

  • Políticas Educativas, Territórios e Instituições
  • Redes de Qualificação
  • Políticas Educativas, Regulação e Administração Educativa
  • Avaliação de Instituições Escolares
  • Sucesso Escolar
  • Educação e Desenvolvimento Local

Projetos

  • Promoção de mudanças na aprendizagem: comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI. FCG 132520: Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações – Promoção de Mudanças na Aprendizagem. (IR: José Verdasca; & José Luís Ramos, Adelinda Candeias, Ana Cristóvão, Ricardo Monginho.

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Publicações

  • Nico, B., Nico, L. , Tobias, A., Valadas, F. & Ferreira, F. (Eds.). (2013). Atlas da Educação em Alandroal . Mangualde: Edições Pedago & Universidade de Évora. doi: /10.5935/978-989-8655-13-4.2016B001)
  • Nico, B., Nico, L ., Ferreira, F. & Tobias, A. (Eds.). (2013). Educação e formação de adultos no Alentejo – o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências no período 2000-2005 . Mangualde: Edições Pedago & Universidade de Évora. doi: 10.5935/978-989-8655-12-7.2016B001 
  • Nico, B., Nico, L ., Tobias, A., Valadas, F. & Ferreira, F. (2013). Carta Educativa do Concelho de Alandroal/Revisão de Julho de 2013 . Alandroal: Câmara Municipal de Alandroal e Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. doi: 10.5935/978-989-8339-15-7.2016B001
  • Nico, B. & Nico, L . (2016). Janelas Curriculares de Educação Popular na Universidade de Évora: para um conhecimento académico mais humanista e solidário . Ramada: Edições Pedago e Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora. doi: 10.5935/978-989-8655-73-8.2016B001
  • Nico, B. & Nico, L. (2017). Currículo, educação popular e responsabilidade social na Universidade de Évora. In Revista de Estudios e Investigación em Psicología Y Educación, vol. Extra , (10), 58-60. doi: 10.17979/reipe.2017.0.10.2650
  • Verdasca, J. (2017). Escolaridade obrigatória, diferenciação de trajetos, equidade e sucesso no sistema educativo: garantir aprendizagens de qualidade para todos. In Lei de Bases do Sistema Educativo : balanço e prospetiva, Vol I (445-464). Lisboa: CNE.
  • Caixeiro, C., Verdasca, J . e Estêvão, C. (2017). Liderança e cultura organizacional: O impacto da liderança do diretor na(s) cultura(s) organizacional(ais) escolar(es). In L. Grave, G. Bastos e I. Oliveira (Coord.), Lideranças e Inovação em Contextos Educativos . Lisboa: Universidade Aberta.

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