- Tema 1 - Políticas Educativas, Territórios e Instituições
- Tema 2 - Ensino, aprendizagem, avaliação e tecnologia educativa
- Tema 3 - Formação e Desenvolvimento Profissional
-
Tema 4 - Educação Superior - estruturas e processos
- Tema 5 - Desenvolvimento e Inclusão
- Tema 6 - Risco, saúde e bem-estar
- Projectos
- Redes e Parcerias
Tema 4 - Educação Superior - estruturas e processos
Membros
-
António Augusto Pinto Moreira Diniz (Prof. Auxiliar c/ Agregação)
-
Marília Castro Cid (Prof. Associado)
Colaboradores
Descrição Geral e Objetivos
A investigação no âmbito da Temática “Educação Superior - estruturas e processos” centra a sua atividade no olhar sobre a dinâmica dos processos de ensino e de aprendizagem (incluindo transição, adaptação e inclusão) e na influência dos sistemas e modelos de organização das instituições de ensino superior. Estuda aspetos relacionados com as formas de ensinar e de aprender, as causas de abandono ou fracasso académico e questões de política educativa e governance que afetam este subsistema educativo.
- Estudar aspetos relacionados com a qualidade da aprendizagem, a inclusão educativa e o sucesso académico dos estudantes.
- Produzir conhecimento sobre a pedagogia em contexto universitário (inovação pedagógica com particular atenção às novas tecnologias e formação de professores)
- Estudar os sistemas e modelos educativos no quadro do ensino superior (governance e modelos de organização das instituições).
- Desenvolver e/ou adaptar instrumentos para aplicação em diversos contextos de educação superior.
Tópicos de Investigação
- Ensinar e aprender no ensino superior.
- Sucesso académico
- Modelos de ensino e inovação pedagógica no ensino superior.
- Governance e modelos de organização das instituições de ensino superior.
Projetos
- PTDC/CED-EDG/29252/2017 - L&T University. (FCT - 2018-2021). (IR: Elisa Chaleta; Paulo Quaresma; Isabel Fialho, Marília Cid, Luís Sebastião, António Borralho, António Diniz, Luís Rato, Margarida Saraiva, António Diniz) .
- A influência do estado e dos traços de aborrecimento de realização na aprendizagem e no sucesso académico em alunos do ensino superior. (IR: Elisa Chaleta; Marília Cid, Luís Sebastião, Isabel Fialho, António Borralho, Fátima Leal, Margarida Saraiva, Hugo Rebelo ).
- Preditores cognitivos e afetivos da adaptação académica e social de estudantes do 1.º Ano do Ensino Superior: Estudos Transversais e Longitudinais. (António M. Diniz; Elisa Chaleta ).
// + PROJETOS >>>
Publicações
- Almeida, L. S., Deaño, M., Araújo, A. M., Diniz, A. M. , Costa, A. R., Conde, Á., & Alfonso, S. (2018). Equivalencia factorial de las versiones en español y portugués de un cuestionario de expectativas académicas. Revista Latinoamericana de Psicología, 50 , 1-8. doi:10.14349/rlp.2018.v50.n1.2
- Chaleta, E. (2018). Concepções de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Revisão do COLI (Conceptions of Learning Inventory). Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação . doi: 10.1590/S0104-40362018002601302.
- Chaleta, E. (2018). Reflecting on the nature of academic understanding. In N. Entwistle, Student Learning and Academic Understanding - A Research Perspective with Implications for Teaching (pp. 355-359). Elsevier: Academic Press. doi: 10.1016/B978-0-12-805359-1.00023-1.
- Chaleta, E. ; Pissarra, J. & Jesuino, J.C. (2018). Quality and Excellence in the Portuguese Higher Education. In M. Rabossi, K.M. Joshi & Saeed Paivandi (Eds), In pursuit of world class universities - a global experience. Perspectives on Higher Education . Delhi: Studera Press.
- Diniz, A. M. , Alfonso, S., Araújo, A. M., Deaño, M., Costa, A. R., Conde, Á., & Almeida, L. S. (2018). Gender differences in first-year college students’ academic expectations. Studies in Higher Education , 43, 689-701. doi:10.1080/03075079.2016.1196350
- Lopes, S.; Magalhães, P.; Pereira, A.; Magalhães, C.; Martins, J.; Chaleta, E. & Rosário, P. (2018). Games used with serious purposes: a systematic review of interventions in patients with cerebral palsy. Frontiers in Psychology . doi:10.3389/fpsyg.2018.01712