Tema 4 - Educação Superior - estruturas e processos

Membros

Colaboradores

Descrição Geral e Objetivos

A investigação no âmbito da Temática “Educação Superior - estruturas e processos” centra a sua atividade no olhar sobre a dinâmica dos processos de ensino e de aprendizagem (incluindo transição, adaptação e inclusão) e na influência dos sistemas e modelos de organização das instituições de ensino superior. Estuda aspetos relacionados com as formas de ensinar e de aprender, as causas de abandono ou fracasso académico e questões de política educativa e governance  que afetam este subsistema educativo.

  • Estudar aspetos relacionados com a qualidade da aprendizagem, a inclusão educativa e o sucesso académico dos estudantes.
  • Produzir conhecimento sobre a pedagogia em contexto universitário (inovação pedagógica com particular atenção às novas tecnologias e formação de professores)
  • Estudar os sistemas e modelos educativos no quadro do ensino superior (governance e modelos de organização das instituições).
  • Desenvolver e/ou adaptar instrumentos para aplicação em diversos contextos de educação superior.

Tópicos de Investigação

  • Ensinar e aprender no ensino superior.
  • Sucesso académico
  • Modelos de ensino e inovação pedagógica no ensino superior.
  • Governance  e modelos de organização das instituições de ensino superior.

Projetos

  • PTDC/CED-EDG/29252/2017 - L&T University. (FCT - 2018-2021). (IR:  Elisa Chaleta; Paulo Quaresma; Isabel Fialho, Marília Cid, Luís Sebastião, António Borralho, António Diniz, Luís Rato, Margarida Saraiva, António Diniz) .
  • A influência do estado e dos traços de aborrecimento de realização na aprendizagem e no sucesso académico em alunos do ensino superior. (IR:  Elisa Chaleta; Marília Cid, Luís Sebastião, Isabel Fialho, António Borralho, Fátima Leal, Margarida Saraiva, Hugo Rebelo ).
  • Preditores cognitivos e afetivos da adaptação académica e social de estudantes do 1.º Ano do Ensino Superior: Estudos Transversais e Longitudinais. (António M. Diniz; Elisa Chaleta ).

// + PROJETOS >>>

Publicações

  • Almeida, L. S., Deaño, M., Araújo, A. M., Diniz, A. M. , Costa, A. R., Conde, Á., & Alfonso, S. (2018). Equivalencia factorial de las versiones en español y portugués de un cuestionario de expectativas académicas. Revista Latinoamericana de Psicología, 50 , 1-8. doi:10.14349/rlp.2018.v50.n1.2 
  • Chaleta, E. (2018). Concepções de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Revisão do COLI (Conceptions of Learning Inventory). Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação . doi: 10.1590/S0104-40362018002601302.
  • Chaleta, E. (2018). Reflecting on the nature of academic understanding. In N. Entwistle, Student Learning and Academic Understanding - A Research Perspective with Implications for Teaching (pp. 355-359). Elsevier: Academic Press. doi: 10.1016/B978-0-12-805359-1.00023-1.
  • Chaleta, E. ; Pissarra, J. & Jesuino, J.C. (2018). Quality and Excellence in the Portuguese Higher Education. In M. Rabossi, K.M. Joshi & Saeed Paivandi (Eds), In pursuit of world class universities - a global experience. Perspectives on Higher Education . Delhi: Studera Press.
  • Diniz, A. M. , Alfonso, S., Araújo, A. M., Deaño, M., Costa, A. R., Conde, Á., & Almeida, L. S. (2018). Gender differences in first-year college students’ academic expectations. Studies in Higher Education , 43, 689-701. doi:10.1080/03075079.2016.1196350
  • Lopes, S.; Magalhães, P.; Pereira, A.; Magalhães, C.; Martins, J.; Chaleta, E. & Rosário, P. (2018). Games used with serious purposes: a systematic review of interventions in patients with cerebral palsy. Frontiers in Psychology . doi:10.3389/fpsyg.2018.01712

// + PUBLICAÇÕES >>>