Tema 5 - Desenvolvimento e Inclusão

Membros

Descrição Geral e Objetivos

Investiga de forma abrangente a importância dos contextos: pessoal, familiar, relacional e social na educação ao longo da vida, na inclusão social com vista à promoção do bem-estar.

  • Aprofundar a pesquisa de processos psicológicos, pedagógicos e de reabilitação facilitadores e promotores da inclusão educativa e social
  • Desenvolver métodos inovadores que promovam práticas de natureza psicológica, desenvolvwimental, educativa, reabilitativa e social de crianças, jovens e adultos com necessidades de apoio, geradoras de inclusão, qualidade de vida e bem-estar.
  • Divulgar e disseminar métodos inovadores desenvolvidos, através da realização de eventos científicos e da participação em eventos nacionais e internacionais.
  • Implementar cursos de natureza breve e/ou de longo prazo com certificação profissional que promovam a formação de profissionais, famílias e dos próprios cidadãos com necessidades de apoio à sua inclusão.

 
 

Tópicos de Investigação

  • Inclusão educativa e social: processos psicológicos e pedagógicos, intervenção e qualidade de vida.
  • Percursos de desenvolvimento e de inclusão
  • Perturbações do desenvolvimento: a criança, a família e a comunidade

Projetos

  • Gestão do stresse em profissionais da educação e da área da saúde (IR: Adelinda Candeias & Edgar Galindo )
  • Insucesso escolar em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.  (IR: Edgar Galindo )
  • Perturbações da linguagem em crianças apoiadas pelo SNIPI: caracterização e abordagem comunitária preventiva. Financiado pela ARS- Administração Regional de Saúde do Alentejo. (IR: Vítor Franco )
  • EPAD- Escala Parental de Adaptação à Deficiência – Estudos de validação. Projeto com Universidade Federal de Santa Maria, ES, Brasil.  (IR: Vítor Franco )
  • ATTID- Atitudes face à deficiência- Estudos de adaptação para Portugal e Brasil. (Com a FMU-Universidade de Lisboa e Universidade Mackenzie, São Paulo, Brasil.  (IR: Vítor Franco )
  • Humanizar o cuidado: capacitar as famílias e cuidadores para promover o desenvolvimento dos bebés e crianças até seis anos - Projecto de investigação-acção com a AAPPE (Associação de Amigos e Pais de Pessoas Excepcionais, Maceió, Alagos, Brasil). (IR: Vítor Franco ).

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Publicações

  • Medina-Gomez, B., Franco, V.  (2018). En el momento del diagnóstico son prioritarias las necesidades del hijos con Síndrome X Frágil. Siglo Cero - Revista Española sobre Discapacidad Intelectual, 49  (3), 95-108. doi: 10.14201/scero201849395108
  • Candeias, A ., Calisto, I ., Borralho, L . & Portelada, A . (2018). Burnout in teaching: the importance of personal and professional variables, In J. Pereira, I. Hipólito & J. Gonçalves (Eds.). The neurobiology, psychotherapy, pharmacology intervention triangle: the need for integration in 21st century mental health . (pp. 221-234). Wilmington and Malaga: Vernon Press.
  • Cristóvão, A. , Candeias, A ., Verdasca, J . (2017). Social and Emotional Learning and Academic Achievement in Portuguese Schools: a bibliometric study. Frontiers in Psychology, 8  doi: 10.3389/fpsyg.2017
  • Franco, V. , Melo, M., Santos, G. D. , Apolónio, A., & Amaral, L. (2017) A National Early Intervention System as a strategy to promote inclusion and academic achievement in Portugal. Frontiers in Psychology. 8 , 1137. doi: 10.3389/fpsyg.2017.01137
  • Santos, G.D. , Varandas, E (2016) Bringing Street Art to School: open to include. Journal of Research in Special Educational Needs, 16  (1), 285-289. doi: 10.1111/1471-3802.12290
  • Galindo, E. , Candeias, A. , Pires, HGrácio, L.  & Stück, M. (2018). Behavioral Skills Training in Portuguese Children with School Failure Problems. Frontiers in Psychology, 9,  437.  doi: 10.3389/fpsyg.2018.00437

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