- Tema 1 - Políticas Educativas, Territórios e Instituições
- Tema 2 - Ensino, aprendizagem, avaliação e tecnologia educativa
- Tema 3 - Formação e Desenvolvimento Profissional
- Tema 4 - Educação Superior - estruturas e processos
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Tema 5 - Desenvolvimento e Inclusão
- Tema 6 - Risco, saúde e bem-estar
- Projectos
- Redes e Parcerias
Tema 5 - Desenvolvimento e Inclusão
Membros
Descrição Geral e Objetivos
Investiga de forma abrangente a importância dos contextos: pessoal, familiar, relacional e social na educação ao longo da vida, na inclusão social com vista à promoção do bem-estar.
- Aprofundar a pesquisa de processos psicológicos, pedagógicos e de reabilitação facilitadores e promotores da inclusão educativa e social
- Desenvolver métodos inovadores que promovam práticas de natureza psicológica, desenvolvwimental, educativa, reabilitativa e social de crianças, jovens e adultos com necessidades de apoio, geradoras de inclusão, qualidade de vida e bem-estar.
- Divulgar e disseminar métodos inovadores desenvolvidos, através da realização de eventos científicos e da participação em eventos nacionais e internacionais.
- Implementar cursos de natureza breve e/ou de longo prazo com certificação profissional que promovam a formação de profissionais, famílias e dos próprios cidadãos com necessidades de apoio à sua inclusão.
Tópicos de Investigação
- Inclusão educativa e social: processos psicológicos e pedagógicos, intervenção e qualidade de vida.
- Percursos de desenvolvimento e de inclusão
- Perturbações do desenvolvimento: a criança, a família e a comunidade
Projetos
- Gestão do stresse em profissionais da educação e da área da saúde (IR: Adelinda Candeias & Edgar Galindo )
- Insucesso escolar em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. (IR: Edgar Galindo )
- Perturbações da linguagem em crianças apoiadas pelo SNIPI: caracterização e abordagem comunitária preventiva. Financiado pela ARS- Administração Regional de Saúde do Alentejo. (IR: Vítor Franco )
- EPAD- Escala Parental de Adaptação à Deficiência – Estudos de validação. Projeto com Universidade Federal de Santa Maria, ES, Brasil. (IR: Vítor Franco )
- ATTID- Atitudes face à deficiência- Estudos de adaptação para Portugal e Brasil. (Com a FMU-Universidade de Lisboa e Universidade Mackenzie, São Paulo, Brasil. (IR: Vítor Franco )
- Humanizar o cuidado: capacitar as famílias e cuidadores para promover o desenvolvimento dos bebés e crianças até seis anos - Projecto de investigação-acção com a AAPPE (Associação de Amigos e Pais de Pessoas Excepcionais, Maceió, Alagos, Brasil). (IR: Vítor Franco ).
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Publicações
- Medina-Gomez, B., Franco, V. (2018). En el momento del diagnóstico son prioritarias las necesidades del hijos con Síndrome X Frágil. Siglo Cero - Revista Española sobre Discapacidad Intelectual, 49 (3), 95-108. doi: 10.14201/scero201849395108
- Candeias, A ., Calisto, I ., Borralho, L . & Portelada, A . (2018). Burnout in teaching: the importance of personal and professional variables, In J. Pereira, I. Hipólito & J. Gonçalves (Eds.). The neurobiology, psychotherapy, pharmacology intervention triangle: the need for integration in 21st century mental health . (pp. 221-234). Wilmington and Malaga: Vernon Press.
- Cristóvão, A. , Candeias, A ., Verdasca, J . (2017). Social and Emotional Learning and Academic Achievement in Portuguese Schools: a bibliometric study. Frontiers in Psychology, 8 doi: 10.3389/fpsyg.2017
- Franco, V. , Melo, M., Santos, G. D. , Apolónio, A., & Amaral, L. (2017) A National Early Intervention System as a strategy to promote inclusion and academic achievement in Portugal. Frontiers in Psychology. 8 , 1137. doi: 10.3389/fpsyg.2017.01137
- Santos, G.D. , Varandas, E (2016) Bringing Street Art to School: open to include. Journal of Research in Special Educational Needs, 16 (1), 285-289. doi: 10.1111/1471-3802.12290
- Galindo, E. , Candeias, A. , Pires, H . Grácio, L. & Stück, M. (2018). Behavioral Skills Training in Portuguese Children with School Failure Problems. Frontiers in Psychology, 9, 437. doi: 10.3389/fpsyg.2018.00437