- Tema 1 - Políticas Educativas, Territórios e Instituições
- Tema 2 - Ensino, aprendizagem, avaliação e tecnologia educativa
-
Tema 3 - Formação e Desenvolvimento Profissional
- Tema 4 - Educação Superior - estruturas e processos
- Tema 5 - Desenvolvimento e Inclusão
- Tema 6 - Risco, saúde e bem-estar
- Projectos
- Redes e Parcerias
Tema 3 - Formação e Desenvolvimento Profissional
Membros
Descrição Geral e Objetivos
O trabalho desenvolvido no âmbito desta linha temática visa contribuir para a qualidade dos processos de formação e desenvolvimento profissional de educadores e professores, em diálogo com outros profissionais que se constituem como agentes mobilizadores de desenvolvimento humano. Neste sentido assumem-se os processos de construção de uma profissionalidade complexa, social e culturalmente implicada com factor chave na construção de um futuro sustentável promovendo práticas profissionais de qualidade. Constitui especial enfoque desta linha temática o estudo dos processos formativos para profissões implicadas no desenvolvimento humano, os processos de supervisão de praticas profissionais, narrativas biográficas dos profissionais em desenvolvimento, bem como práticas profissionais de qualidade.
- Estudar, refletir e investigar sobre projetos de formação de educadores/as de infância e professores/as do 1.º ciclo do ensino básico capazes de edificar uma nova profissionalidade adequada aos desafios de educar crianças na sociedade de hoje e na construção de um mundo sustentável.
- Aprofundar a formação de educadores/as e professores/as na UniverCidade de Évora, partilhando práticas de formação a partir de diferentes vozes: estudantes, docentes, educadores/as e professores/as cooperantes, agentes culturais e cívicos da cidade de Évora.
- Estudar e promover praticas pedagógicas que contribuam para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
- Promover projetos de investigação feitos por educadores e professores (eventualmente outros profissionais) capazes de contribuir para o conhecimento profissional e para a dignificação e autonomia dos profissionais.
- Estudar o processo de construção da identidade profissional com base em pesquisa biográfica e narrativas profissionais.
- Aprofundar paradigmas teóricos socioculturais e sistémicos capazes de sustentar os processos de formação de educadores e professores bem como as suas praticas pedagógicas de forma holística e integrada.
- Aprofundar a formação artística dos Educadores e Professores enquanto elemento estrutural do desenvolvimento humano.
Tópicos de Investigação
- Identidade profissional
- Supervisão
- Conhecimento profissional
- Formação para a monodocência
- Comunidades de aprendizagem e desenvolvimento
- Processos de formação
Projetos
Publicações
- Folque, M. A. (2018). Yes we can! Young children learning to contribute to an enabling society. In Huggins, V. & Evans, D. (Eds), Early Childhood Care and Education for Sustainability: International perspectives (pp.67-81). London: Routledge.
- Folque, M. A. , Magalhães, D. & Vaz-Velho (Eds.) (2018). O cuidado nas profissões dedicadas ao bem-estar e ao desenvolvimento humano. Évora: CIEP.
- Folque, M. A. (2018). A formação de educadores/as de infância: da exigência e complexidade da profissão no mundo atual, ao projeto de formação na UniverCidade de Évora. Poésis, 12 (21), p. 32-56.
- Folque, M. A., Leal-da-Costa, C. & Artur, A. (2016). A formação inicial e desenvolvimento profissional de educadores/professores monodocentes: os desafios do isomorfismo pedagógico. In Carlos Humberto Alves Correa, Luciola Inês Pessoa Cavalcante & Michelle de Freitas Bossoli (org.). Formação de Professores em perspectiva . (pp. 177-236). Manaus: EDUA.
- Leal da Costa, C . & Alves, C.A. (2018). Vencer silêncios e aprender em companhia: olhares, práticas e desafios da investigação biográfica com profissionais de educação e saúde. In M. C. Passeggi, M. Lani-Bayle, E. Furlanetto & S. Rocha (Org) Infâncias e adolescências em espaços escolares e não escolares: contribuições da pesquisa (auto)biográfica em educação (pp. 539-560). Natal:UFRN.
- Leal da Costa, C . Biscaia, C. & Parra, A. (2018). Aprender pensando sobre a própria vida – um atelier biográfico na formação de educadores/professores. Revista de Sociología de la Educación, 11 (2), 258-279. doi: 10.7203/RASE.11.2.12445
- Oliveira, J.P. & Leal da Costa, C . (2018). Práticas Educativas e(m) Comunidades - Desafios e possibilidades da extensão na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, 1 , 1-15. doi: 10.15628/rbept.2018.7085