Aulas Abertas & Jornadas CIEP

Luís Pereira dos Santos, Presidente do Conselho Diretivo do IAVE, desafia-nos a refletir sobre as questões da avaliação.

A avaliação das aprendizagens é um processo pedagógico incontornável nos projetos de ensino e de aprendizagem, sendo o elo que interliga o ato de ensinar com o ato de aprender. É através da avaliação que o sujeito ensinante percebe se o sujeito aprendente realmente aprendeu e a qualidade dessa aprendizagem. Para isso, a utilização dos resultados da avaliação das aprendizagens mostra-se imprescindível para a própria existência do ato educativo, para uma melhor adequação das didáticas e dos processos de aprendizagem, para uma partilha da responsabilidade do ato educativo.

No caso particular da avaliação externa, esta tem um impacto indelével sobre a escola e sobre os processos de ensino e de aprendizagem, pelo que é fundamental utilizarmos e sabermos utilizar os resultados que produz para que os alicerces do edifício da aprendizagem possam ser mais robustos.

Publicado em 14.03.2024

A Aula Aberta subordinada ao tema “Tecnologias de apoio para salas de aula inclusivas” será dinamizada por Susana Tavares, que dará testemunho do seu percurso profissional no âmbito da utilização de tecnologias de apoio para salas de aula inclusivas. 

Nesta Aula Aberta, pretende-se proporcionar a construção de conhecimento na área das Tecnologias de Informação e Comunicação como Tecnologias de Apoio (TA) com vista ao desenvolvimento de capacidades para a integração curricular das TA e à promoção de salas de aula inclusivas. Serão apresentadas TA em contexto educativo, assim como processos de sinalização, avaliação, prescrição, atribuição e ação.

Esta aula aberta terá lugar na sala 105 do Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora, no dia 9 de março, pelas 14h30. A entrada é livre.

Susana Tavares é Professora do Ensino Básico de Matemática e Ciências. Especialista em recursos educativos acessíveis e em literacia mediática. Docente de Pós-graduações e Mestrados no Ensino Superior, desde 2011, sobre a temática das tecnologias de apoio na educação especial. Coordenadora da equipa de Educação para os Media no departamento de Cidadania da Direção-Geral da Educação. Nesta equipa, é responsável pela dinamização de projetos de literacia mediática em contexto escolar, bem como pela conceção e produção de recursos educativos neste domínio, organização de eventos e promoção de ações de formação para professores.

Em 09.03.2024
14:30 | Colégio do Espírito Santo - Universidade de Évora (Sala 105)

A aula aberta Ensino e Aprendizagem do Português Língua Não Materna traz à Academia, pela voz da Prof. Alexandra Barreto, uma realidade cada vez mais frequente nas escolas em Portugal. Falamos da presença de crianças imigrantes, falantes de outras línguas, nas nossas salas de aula, sendo o português, para elas, uma língua não materna. Esta aula aberta terá lugar no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca da Universidade de Évora, no dia 11 de dezembro, pelas 14h. A entrada é livre.

Em 11.12.2023
14:00 | Auditório do Colégio Pedro da Fonseca
No próximo dia 4 de dezembro, às 14h, na Sala A 1.12 do Colégio Pedro da Fonseca irá realizar-se a Aula Aberta «A diferenciação Pedagógica no seio de comunidades de aprendizagem». A Aula surge no âmbito da Unidade Curricular Educação Inclusiva e Diferenciação Pedagógica. Convidámos o Professor Luís Mestre, para que, a partir da investigação que tem realizado há vários anos sobre diferenciação pedagógica e da sua vasta experiência no campo, possa abordar a diferenciação pedagógica como uma estrutura organizativa capaz de tornar os ambientes educativos mais inclusivos e capazes de responder à diversidade de alunos de uma turma. Luís Mestre é professor do 1º CEB, integra o Movimento da Escola Moderna, onde participa ativamente na investigação e no trabalho de desenvolvimento pedagógico em cooperação. É mestre e doutor em Educação na especialidade de Formação de Professores e Supervisão, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É Palestrante e Formador de professores em práticas de diferenciação pedagógica, comunidades de aprendizagem, modelos pedagógicos de cariz sociocultural e na escrita profissional de professores investigadores da sua prática. Atualmente é professor adjunto convidado na Escola Superior de Educação de Setúbal, nos cursos de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º CEB.
Em 04.12.2023 | 14:00
Aula Aberta

A Aula Aberta «Revisão Sistemática da Literatura com o Mendeley», será realizada no âmbito da unidade curricular de Seminário de Investigação I do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação, da Universidade de Évora. A entrada é livre!

Em 21.10.2023
14:30 | Sala 118 do Colégio do Espírito Santo

Estas aulas abertas integram-se nas unidades curriculares de Avaliação em Educação e Avaliação da Aprendizagem do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação e do curso de Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica, respetivamente.

De 12.03.2022 a 12.03.2022
09:30 | Sala 124 - Colégio Espírito Santo
Ciclo de Aulas Abertas: Família, Inclusão e Deficiência

Ciclo: Família, Inclusão e Deficiência

 

  • A criança com Síndrome de Down e a sua família 

Orador: Maria de Fátima Minetto

24 de março de 2021 | 11 horas 

 

Link para assistir por Zoom: aqui!

De 24.03.2021 a 24.03.2021
11:00 | Online | Via Zoom
Ciclo de conferências: Leitura e Educação Literária
De 26.03.2021 a 26.03.2021
17:30 | Online | Via Zoom
Ciclo de Aulas Abertas: Família, Inclusão e Deficiência
De 09.03.2021 a 09.03.2021
11:00 | Via Zoom
AULA ABERTA
Humanidades, Democracia, Justiça e Igualdade Explorando o pensamento de Martha Nussbaum   Oradora: FERNANDA HENRIQUES Universidade de Évora / PRAXIS – Núcleo de Évora
De 13.01.2021 a 13.01.2021
17:30 | Via Zoom