Notícias

Na sede Nacional em Lisboa, da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), irá ter lugar no próximo dia 22 de fevereiro pelas 17.30 a apresentação pública do Livro “Avaliar, Intervir e Prevenir os Riscos Psicossociais: Práticas e Recomendações” e conta com a presença do Secretário de Estado do Trabalho (Miguel Fontes), Bastonário da OPP (Francisco Rodrigues) e Coordenadores do Livro Samuel Antunes e Anabela Pereira. O livro oferece contributos valiosos para psicólogos e outros profissionais que almejam contribuir para a saúde e bem estar mental em contextos de trabalho. Este livro pretende ser um recurso de qualidade, baseado na evidência científica e empírica. Anabela Pereira, coordenadora do Livro é membro do CIEP-UÉ e docente do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora.
Publicado em 19.02.2024

O nosso investigador Nuno Rebelo dos Santos, em conjunto com Izabela Maria Rezende Taveira e Leonor Pais, editou o livro «Decent Work Worldwide - Universal Values, Diverse Expressions».

Publicado em 08.02.2024

Assunção Folque, investigadora do CIEP-UÉ, publicou no livro Young Children and the Environment o capítulo 15 «Building knowledge and competence to promote sustainability in early childhood: Four European perspectives».

Publicado em 19.01.2024
O CIEP|UÉ em parceria com a John Dewey Society levará a efeito na Universidade de Évora uma conferência entre os dias 5 e 7 de Junho de 2024. Os interessados encontrarão abaixo os links com informações substantivas sobre o encontro e a respectiva call.   Call for Proposals: https://easychair.org/cfp/JDS2024 Submission link: https://easychair.org/conferences/?conf=jds2024
Publicado em 23.11.2023

No âmbito de um contrato de prestação de serviços com a ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, foi realizado o estudo «Comportamento da Participação Cívica dos/as Jovens Portugueses no Associativismo», com coordenação científica do Professor Luís Sebastião. Fizeram ainda parte da equipa os investigadores Hugo Rebelo, Ana Maria Cristóvão, Isabel Fialho, Marília Cid, Teresa Gonçalves e Filipa Tirapicos, do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP_UÉ). O relatório teve por objetivo apresentar informação relevante sobre o modo como os jovens e as jovens interpretam, operacionalizam e avaliam a sua participação cívica no associativismo.

Publicado em 17.10.2023

Publicado recentemente, este relatório teve a coordenação científica do Professor José Verdasca, Investigador do CIEP-UE.

O estudo é um produto do contrato de prestação de serviços estabelecido entre a Direção-Geral da Educação e a Universidade de Évora, através do seu Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-UE), para acompanhamento da Direção Geral de Estatísticas em Educação e Ciência (DGEEC) na realização de Estudos Amostrais Exploratórios, no âmbito do Projeto e Autonomia e Flexibilidade Curricular. Fazem ainda parte da equipa os investigadores Luís Sebastião, Isabel Fialho, Ana Cristóvão,  Hugo Rebelo, Marília Cid, Paulo Costa e José Saragoça.

Consulte em: https://escolamais.dge.mec.pt/monitorizacao

Publicado em 17.10.2023

A Professora Doutora Barbara Stengel proferiu no passado dia 29 de setembro de 2023, a conferência intitulada «A Failure of Responsibility: How America’s Post-Pandemic Educational Response has been Woefully Inadequate», no Colégio Luís António Verney.

A conferência esteve inserida na Noite Europeia dos Investigadores e marcou a abertura do Doutoramento e Mestrados em Educação.

Publicado em 17.10.2023

O Centro de Investigação em Educação e Psicologia participou, no dia 29 de setembro, na Noite Europeia dos Investigadores.

Publicado em 17.10.2023

Duas Bolsas de Investigação para Licenciado no âmbito do Financiamento programático para 2020-2023 do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP|UE), com referência “UIDP/04312/2020” financiadas por fundos nacionais através da FCT/MCTES.

De 02.05.2023 a 16.05.2023

Os investigadores do projeto europeu «Critical Thinking for Successful Jobs» #Think4jobs reuniram na Universidade de Évora para realizar o seu 2.º Encontro Transnacional.

Os membros do consórcio reuniram para aprofundar o desenvolvimento dos próximos produtos do projeto (IO4 & IO5) e discutir a disseminação dos resultados do projeto nas próximas etapas.

Por parte do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-EU) estiveram presentes o Professor Luís Sebastião, a Investigadora Ana Cristóvão e o Gestor de Ciência e Investigador Hugo Rebelo. Esteve também presente a Professora Rita Payan Carreira, do Comprehensive Health Research Centre (CHRC) que coordena a equipa da Universidade de Évora.

Para mais informações siga este link  : https://think4jobs.uowm.gr/news/2nd-think4jobs-transnational-meeting-in-evora-portugal-team-work-always-wins/?fbclid=IwAR3LCt2SIqU6Y7jyZchVHnVV4OVu9rZVL3-Ci51_hmLIedUEjNK5WnrCqi8

Publicado em 13.07.2022