Notícias
“A entrada na profissão” é um seminário dirigido a estudantes dos Mestrados em Educação Pré-Escolar e em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB, que pretende apoiar a transição da formação inicial para o exercício profissional. Partindo das especificidades dos concursos de professores para a rede pública, serão abordados os principais requisitos, etapas e desafios deste processo. Paralelamente, será dada voz a associações profissionais da área, destacando o seu papel na defesa da profissão, no apoio aos docentes em início de carreira e na construção de uma identidade profissional, comprometida com a qualidade da educação em Portugal.
O Seminário “Entre a sala de aula e a investigação: Problemáticas e desafios dos Relatórios de Estágio” integra o III Ciclo de Seminários Investigação, construção de conhecimento e formação de professores, é aberto à comunidade e ocorre no âmbito da Unidade Curricular Investigação na Educação de Infância.
A atividade tem como objetivos:
- Contribuir para a problematização em educação de infância, como contexto e objeto de investigação, assim como conhecer investigação recente desenvolvida neste domínio e realizada durante o estágio.
- Contribuir para a compreensão de processos investigativos desenvolvidos na formação inicial de professores, conhecendo métodos e técnicas mobilizados na sua concretização, desde a formulação do problema até ao apuramento de conclusões e sua divulgação.
É oradora convidada a Professora Doutora Susana Colaço.
O Seminário terá lugar no dia 25 de novembro de 2025, pelas 9h na sala 2 do Bloco de Arquitetura do Colégio dos Leões (Universidade de Évora).
Aberto aos interessados, a entrada é livre.
O Seminário “O processo investigativo na formação e na profissão docente” integra o III Ciclo de Seminários Investigação, construção de conhecimento e formação de professores, é aberto à comunidade e ocorre no âmbito da Unidade Curricular Investigação na Educação de Infância.
A atividade tem como objetivos:
1. Contribuir para a problematização em educação de infância, como contexto e objeto de investigação, assim como conhecer investigação recente desenvolvida neste domínio e realizada durante o estágio.
2. Contribuir para a compreensão de processos investigativos desenvolvidos na formação inicial de professores, conhecendo métodos e técnicas mobilizados na sua concretização, desde a formulação do problema até ao apuramento de conclusões e sua divulgação.
3. Partilhar, entre pares, experiências de investigação realizada com crianças e feita por futuros professores em ambiente escolar.
É oradora convidada a Educadora/professora Ana Arcadinho.
O Seminário terá lugar no dia 14 de outubro de 2025, pelas 9h na sala 2 do Bloco de Arquitetura do Colégio dos Leões (Universidade de Évora).
Aberto aos interessados, a entrada é livre.
No dia 19 de setembro, o Auditório do Colégio Pedro da Fonseca acolherá a Sessão de Abertura dos Programas de Doutoramento em Ciências da Educação e em Psicologia.
A sessão incluirá ainda uma conferência proferida pelo Professor Doutor Pedro Rosário, da Universidade do Minho, intitulada "A experiência de realizar um doutoramento em Psicologia ou Educação: lições a partir dos mitos gregos".
Esperamos por si!
Os textos de jornais e revistas que circulavam no período do eclipse de 1919, exibiam diferentes facetas sobre o fenómeno, como aquelas que representavam as visões de ciência de uma época e do senso comum sendo associado com crendices populares. Se, de um lado as ciências naturais agiam de modo a medir e comprovar hipóteses a partir de dados empíricos coletados no eclipse de Sobral, de outro, a antropologia, como uma ciência que emergiu a partir de meados do século anterior, dialogava e inspirava a produção de textos etnográficos de autores como Constant Tastevin, Theodor Koch-Grünberg, Ermanno Stradelli, Capistrano de Abreu e Curt Nimuendajú, dentre outros. No seminário proposto, vamos explorar algumas produções desses autores e as relações céu-terra em suas diferentes camadas de significado, a partir do campo da astronomia cultural e de suas relações com a história das ciências.
Após a palestra teremos a oportunidade de, numa visita guiada pela Professora Fátima Nunes, conhecer as salas do claustro do Colégio Espírito Santo que têm a particularidade de estarem revestidas por azulejos de acordo com os temas que, em tempos, foram ensinados. Desde a Filosofia Grega à Geografia, da Geometria à Sagrada Escritura ou Cenas de Caça e Pesca, são diversas as histórias que nos contam estes azulejos.
Esta palestra enquadra-se nos Seminários E3, no âmbito do projeto E3GLOBAL. Einstein, Eddington e o Eclipse. Uma História Global do Eclipse Solar Total de 1919, coordenado pelo CIUHCT, numa organização conjunta com o CIEP, o CEHFCi da Universidade de Évora e em parceria com o Grupo Lusófono de Astronomia para o Desenvolvimento e o Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação. Walmir Thomazi Cardoso é Professor do Programa de Pós-graduação em História da Ciência, Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE-UFRJ); Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Astronomia Cultural (LEPAC-UFRJ); Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, tendo trabalhado com os Povos de língua tukano do Alto Rio Negro e Mestre em História da Ciência pela PUC-SP.
Projeto “Stronger youth”- Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring
O Projeto Europeu “Stronger Youth - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring” ( https://strongeryouth.eu/ ), tem o objetivo de promover a saúde mental e a inclusão de adolescente através da conceção, implementação e avaliação de um programa de mentoria por pares.
A mentoria entre pares é uma abordagem de apoio à saúde mental que liga os jovens a pares que compreendem as suas dificuldades. Ao promover a confiança e reduzir o estigma, os mentores criam espaços seguros para conversas abertas, encorajando a resiliência e o desenvolvimento emocional.
Considerando um dos objetivos deste projeto, neste momento, encontra-se em fase de implementação o processo piloto de mentoria em escolas de seis 6 países (Chéquia, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Espanha).
Nesta fase, em cada país participam 3 educadores/professores e 3 pares mentor mentorando. O mentor é alguém que superou desafios semelhantes aos do seu par, mentorando, o que lhe permite relacionar-se de forma genuína com as experiências do seu par mentorando. As suas principais responsabilidades incluem: escuta ativa, isto é, espaço seguro e livre de julgamentos; empatia e apoio, partilha de recursos (estratégias de coping, ferramentas e recursos das próprias experiências); e incentivo à independência.
Ao oferecer apoio, os mentores capacitam os mentorandos para desenvolverem as suas capacidades de resolução de problemas e resiliência. Encorajam os mentorandos a definir objetivos pessoais e a trabalhar para os alcançar, promovendo um sentido de domínio sobre o seu bem-estar emocional.



