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As Professoras Luísa Grácio (Cord.; CIEP), Maria João Carapeto (CHRC) e Heldemerina Pires (CIEP), do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora integram o Projeto Europeu “Stronger Youth-Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring” (https://strongeryouth.eu/), que envolve seis países europeus (Chéquia, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Espanha).

O projeto tem como principal objetivo a conceção, implementação e avaliação de um programa de mentoria por pares com vista à promoção da saúde mental e inclusão de adolescentes.

Entre as atividades a desenvolver, destacam-se a investigação sobre as necessidades psicológicas dos adolescentes e seus modos preferidos de obter ajuda (lideradas pela equipa da Universidade de Évora), e a construção de um questionário para autoavaliação online de competências socioemocionais bem como um conjunto de atividades para serem desenvolvidas no contexto da relação mentor/mentorado, um guia para educadores e a formação de educadores e mentores.

A primeira reunião internacional de trabalho realizou-se na Universidade de Évora em janeiro e fevereiro deste ano. A próxima reunião realizar-se-á em outubro em Valência, Espanha.

Publicado em 23.07.2024

Anunciamos a abertura de um concurso para duas bolsas de investigação destinadas a licenciados nas áreas de Ciências da Educação ou Psicologia.

O concurso estará aberto até ao dia 25 de julho de 2024 e faz parte do projeto Financiamento programático para 2020-2023 do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE), com referência (UIDP/04312/2020) financiadas por fundos nacionais através da FCT/MCTES.

Para mais informações consulte o seguinte link: https://www.uevora.pt/investigar/Oportunidades-de-Investigacao/concursos-bolsas-id?item=40775

 

Publicado em 17.07.2024

Está a decorrer, na Lituânia, a conferência "Critical Minds: Theory and Practice", organizada pela Faculdade de Filologia da Universidade de Vilnius. O evento promove a discussão sobre importância do pensamento crítico nas diversas áreas do conhecimento e da prática profissional.

O diretor do Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Luís Sebastião, é um dos conferencistas convidados, e apresentou a comunicação intitulada «How Critical is Critical Thinking?».

Hugo Rebelo, gestor do CIEP-UÉ, apresentou a comunicação «Can Critical Thinking Reduce the Gap Between Universities and Labour Market? A Study with Focus Groups and One in-depth Interview with Veterinarians». Filipa Tirapicos discutiu as «Hard Skills vs Soft Skills: Cross-Perspectives of Trainers, Employers and Trainees» e, por sua vez, Rita Payan-Carreira apresentou «Advancing Clinical Excellence: Nurturing Critical Thinking Skills in Medical Education».

O evento promete ser uma plataforma enriquecedora para a troca de ideias e experiências, reforçando a importância do pensamento crítico na formação e desenvolvimento profissional.

Para mais informações sobre o evento: https://www.criticalminds.flf.vu.lt/

Publicado em 27.06.2024

Na terça-feira, dia 25 de junho, às 15 horas, realizou-se o evento "Escola Animar | Juventude, Participação e Associativismo", através da plataforma Zoom.

Hugo Rebelo, gestor de ciência e tecnologia do CIEP-UÉ, apresentou os resultados do "Estudo sobre o Comportamento da Participação Cívica dos/as Jovens Portugueses no Associativismo", um estudo exploratório que analisa o envolvimento dos jovens portugueses em organizações associativas.

A iniciativa, promovida pela organização Animar, tem como objetivo fomentar a educação e o desenvolvimento comunitário, incentivando a participação ativa dos jovens na sociedade. O evento foi uma plataforma enriquecedora para a troca de ideias e experiências, sublinhando a relevância do associativismo na formação cidadã.

Publicado em 27.06.2024

Investigadores do CIEP-UÉ, no âmbito do projeto ERGUES (Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe), realizaram uma missão entre os dias 13 e 17 de maio. Este projeto reúne os esforços das Universidades de Évora, Aveiro e Católica, em conjunto com o Instituto Politécnico de Santarém e o Instituto Marquês de Valle Flôr, em estreita colaboração com o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia do Governo de São Tomé e Príncipe, bem como a Universidade de São Tomé e Príncipe.

Publicado em 21.06.2024
O projeto Stronger Youth tem o objetivo de promover a resiliência e o bem-estar dos jovens através de intervenções educativas e psicológicas eficazes. Com uma abordagem multidisciplinar, visa capacitar os jovens com as competências necessárias para enfrentar os desafios contemporâneos e construir um futuro mais forte e saudável. Os países envolvidos, neste projeto, são: Itália, Portugal, Roménia, Espanha, Polónia e Républica-Checa. As investigadoras do CIEP-UÉ, Luísa Grácio (coordenadora) e Heldemerina Pires, em conjunto com Maria João Carapeto (Universidade de Évora) e Helena Martins (Universidade do Algarve), são as representantes portuguesas no projeto europeu Stronger Youth. Descubra mais sobre o projeto Stronger Youth e acompanhe o progresso desta iniciativa, visitando o site: strongeryouth.eu
Publicado em 12.06.2024

Esta terça-feira, dia 28 de maio, Estremoz acolheu o Seminário «Escola, Família, (Re)Conciliação e Poder Local – A Criança em Foco!». O evento decorreu no Teatro Bernardim Ribeiro e foi organizado pelo Município de Estremoz, o Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central (CRI) e o Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências, I.P. (ICAD).

A iniciativa pretendeu celebrar o 1.º aniversário do Plano de Intervenção Municipal em Prevenção de Estremoz, visando fomentar uma reflexão aprofundada sobre os desafios da articulação entre a Escola, a Família e o Poder Local.

Os participantes discutiram os riscos associados aos processos educativos, a promoção e proteção das crianças e jovens em tempos de descentralização de competências, e as novas formas de atuação no setor da educação e bem-estar comunitário.

O seminário contou com a presença de destacados especialistas, incluindo: Dr. Paulo Guerra (Juiz Desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra); Dr. Pedro Strech (Psiquiatra da Infância e Adolescência) e Dr. Carlos Miguel (Advogado).

A moderação ficou a cargo do Diretor do Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Professor Luís Sebastião.

Publicado em 28.05.2024

Esta conferência, intitulada «Crianças "competentes" na literatura portuguesa para a infância: para uma análise de alguns exemplos paradigmáticos» faz parte de um conjunto de conferências/visitas de estudo desenvolvidas no quadro da unidade curricular ‘Leitura e Educação Literária’ (curso de Doutoramento em Ciências da Educação da Universidade de Évora), visando trazer ao debate, com os alunos e com a comunidade em geral, vozes que, sendo referências na área, induzam debate crítico e aprofundamento de conhecimento.

Sara Reis da Silva é docente e investigadora na Universidade do Minho, com reconhecido
trabalho e publicação nas áreas da literatura de potencial receção infantil e juvenil, formação de leitores e educação literária.

Publicado em 20.05.2024

O Centro de Investigação em Educação e Psicologia irá realizar as Jornadas de Investigação '24 no dia 22 de maio. O evento terá início às 9:30 horas, no auditório do Colégio Pedro da Fonseca.

 

As Jornadas de Investigação contarão com a presença do Professor João Marôco, do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), para a Conferência «Burnout e Envolvimento Académico no Ensino Superior».

 

Os investigadores do CIEP-UÉ irão apresentar os trabalhos que têm desenvolvido dentro das quatro linhas de investigação do centro: Territórios e Políticas Educativas; Ensino, Aprendizagem e Avaliação; Formação e Desenvolvimento Profissional e, Desenvolvimento, Inclusão e Bem-estar.

 

Contamos com a vossa presença!

Publicado em 15.05.2024

Esta conferência faz parte de um ciclo de conferências/visitas de estudo desenvolvidas na unidade curricular ‘Leitura e Educação Literária’, do curso de Doutoramento em Ciências da Educação da Universidade de Évora, visando trazer ao debate com os alunos e com a comunidade em geral vozes que, sendo referências na área, sejam geradoras de debate e aprofundamento do conhecimento. A conferência centra-se nas especificidades do texto poético e no seu enquadramento no âmbito da educação literária, sendo o conferencista uma referência na área da mediação leitora e da educação literária e autor de publicações incontornável nestas áreas, das quais se destaca o livro Yo Mediador(a). Mediación y formación de lectores (Octaedro, 2022). Felipe Munita é Doutor em Didática da Língua e da Literatura pela Universidad Autónoma de Barcelona, investigador do GRETEL: Grupo de Investigación de Literatura Infantil y Juvenil y Educación Literaria, da mesma universidade e professor na Universidad Austral de Chile.

Publicado em 08.05.2024