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O seminário, certificado como formação de curta duração, é organizado conjuntamente pelo CFAE Beatriz Serpa Branco e o CIEP-UÉ.
A participação é gratuita, com inscrição obrigatória, até ao dia 28 de março, através do link: https://survey.uevora.pt/index.php/237387?lang=pt
Esperamos por si!
As dinâmicas digitais transformaram a nossa comunicação, as nossas formas de identidade e a própria conceção das diferentes linguagens artísticas. A literatura volta a estar na vanguarda, calibrando e impulsionando novas práticas que permeiam os modos de pensar e agir. A Educação Literária, na atualidade, deve evitar compartimentos estanques, espaços exclusivos, esferas canónicas preestabelecidas. Falamos de literatura, pensamos com a literatura, potenciamos o literário como eixo transversal e imprescindível, daí o interesse em dialogar, discutir e analisar as vantagens e desvantagens de algumas das perspetivas mais inovadoras que o panorama atual nos oferece.
Os autores deste volume procuram colocar questões, evidenciar mudanças, propor alternativas à educação tradicional, mas, acima de tudo, refletir sobre a importância da literatura como um instrumento essencial para a formação de cidadãos críticos, comprometidos e livres. Este volume pretende constituir-se como espaço de diálogo interdisciplinar, princípio inalienável no atual quadro universitário, e atuar como um estímulo face à fragmentação dos espaços de conhecimento na investigação e no ensino.
A sessão contará com a presença do Diretor do CIEP, dos editores e da Professora Doutora Luísa Araújo (ISEC-Lisboa), que fará a apresentação do livro.
A Universidade de Évora recebe, no próximo dia 1 de março, o II Seminário do Projeto Avaliação do Impacto da Formação Contínua (AIF), um evento dedicado à avaliação pedagógica e inclusão.
O seminário, certificado como formação de curta duração, é organizado conjuntamente pelo CFAE Beatriz Serpa Branco e o CIEP-UÉ.
A participação é gratuita, com inscrição obrigatória, até ao dia 27 de fevereiro, através do link: https://forms.gle/ArQWnsktcbBrkE8o6
Esperamos por si!
No próximo dia 14 de fevereiro, o Auditório do Colégio Pedro da Fonseca da Universidade de Évora receberá uma conferência dedicada ao tema "Sistema Educativo Brasileiro: Principais Desafios do Ensino Público".
O evento, que terá início às 16h00, contará com a presença de Guilherme Paiva de Carvalho e Jean Mac Cole Santos, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A moderação ficará a cargo de Marília Favinha.
A entrada é livre.
Este encontro terá lugar no dia 1 de fevereiro de 2025, na Sala 131 do Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória através do seguinte link: https://forms.gle/cMeQ6UTNRXPiYdJd8
O Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, em parceria com o Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e o Movimento Internacional Lusófono, irá realizar, a 30 e 31 de Janeiro, um Colóquio sobre o Pensamento e Obra de Manuel Ferreira Patrício, que se tornou entretanto mais acessível com a recente edição das suas “Obras Escolhidas” (Ed. MIL, 6 volumes).
O Colóquio decorrerá, num primeiro dia, em Lisboa na Biblioteca Nacional e num segundo dia na Universidade de Évora (Sala 131 do Colégio do Espírito Santo).
Caso pretenda participar neste Colóquio, deverá increver-se através do seguinte link: Formulário de inscrição.
Descarregue o programa anexo.
A Universidade Popular Túlio Espanca, da Universidade de Évora, realizou, quarta-feira, no Colégio do Espírito Santo, a formação da UPTE 2024/2025. O evento decorreu ao longo do dia e reuniu representantes dos diferentes polos constituintes da rede.
O projeto europeu Stronger Youth - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring (https://strongeryouth.eu/) realizou uma investigação que destaca a necessidade de intervenções que promovam o bem-estar e a saúde mental dos adolescentes. Em Portugal, o estudo Saúde Psicológica e Bem-Estar nas Escolas Portuguesas, realizado em junho de 2023 no âmbito de uma parceria entre o Ministério da Educação e várias organizações, revelou que 20% das crianças e adolescentes entre os 5 e os 18 anos estavam insatisfeitos com a vida; mais de metade apresentava um baixo nível de bem-estar e estava em risco de depressão, sendo que as raparigas tinham um risco três vezes superior ao dos rapazes. Estes resultados sublinham a relevância de intervenções no ambiente escolar com foco na saúde psicológica, um dos objetivos do projeto Stronger Youth através do programa de mentoria que está a desenvolver.