Notícias

“A entrada na profissão” é um seminário dirigido a estudantes dos Mestrados em Educação Pré-Escolar e em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB, que pretende apoiar a transição da formação inicial para o exercício profissional. Partindo das especificidades dos concursos de professores para a rede pública, serão abordados os principais requisitos, etapas e desafios deste processo. Paralelamente, será dada voz a associações profissionais da área, destacando o seu papel na defesa da profissão, no apoio aos docentes em início de carreira e na construção de uma identidade profissional, comprometida com a qualidade da educação em Portugal.

Publicado em 27.01.2026
Na próxima segunda-feira, dia 19 de janeiro, às 12:00 horas, vai decorrer a EU-GREEN Masterclass organizada pela Universidade de Évora, intitulada «Education and Citizenship», com os nossos investigadores Luís Sebastião e Maria Luísa Branco. Link para o formulário de inscrições: https://forms.office.com/e/RTnYFeM9h8  
Em 19.01.2026 | 12:00
A obra Diálogos sobre Educação e Tecnologias Digitais. Fundamentos, Dilemas e Desafios, organizada por Elisabete Cruz e Ângela Balça, e editada pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora nasce da convicção de que a educação e as tecnologias digitais constituem, hoje, uma das interseções mais críticas e desafiantes do pensamento contemporâneo. Vivemos um tempo em que a aceleração tecnológica ultrapassa largamente a capacidade humana de reflexão e, por tal, pensar criticamente o digital tornou-se uma urgência ética, cultural e pedagógica. É neste cenário de urgência e de necessidade de diálogo informado que se construiu este volume, estruturado a partir de um Ciclo de Conferências, promovido no âmbito da unidade curricular, da responsabilidade científica de Elisabete Cruz, “Educação e Tecnologias Digitais”, inserida no Programa de Doutoramento em Ciências da Educação da Universidade de Évora.
Publicado em 27.01.2026
Divulgamos a Conferência Nacional “Mentoria de Pares e Saúde Mental: O Contributo do Projeto Europeu Stronger Youth”, que se realizará no dia 10 de dezembro de 2025, na Escola Secundária Rainha Santa Isabel, em Estremoz (Sala 2.07). Esta iniciativa decorre da participação da Universidade de Évora, no projeto europeu Stronger Youth – Empowering Young People’s Social Competences and Soft Skills through Peer Mentoring. Agradecemos, desde já, a sua atenção e colaboração na divulgação desta iniciativa junto de professores, psicólogos e outros agentes educativos, incentivando à sua presença e envolvimento neste importante evento. Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do seguinte link: https://forms.gle/pQaQ3RhaVXPaTWce6 Esperamos por si!
Em 10.12.2025 | 14:00

O Seminário “Entre a sala de aula e a investigação: Problemáticas e desafios dos Relatórios de Estágio” integra o III Ciclo de Seminários Investigação, construção de conhecimento e formação de professores, é aberto à comunidade e ocorre no âmbito da Unidade Curricular Investigação na Educação de Infância.

A atividade tem como objetivos:

  1. Contribuir para a problematização em educação de infância, como contexto e objeto de investigação, assim como conhecer investigação recente desenvolvida neste domínio e realizada durante o estágio.
  2. Contribuir para a compreensão de processos investigativos desenvolvidos na formação inicial de professores, conhecendo métodos e técnicas mobilizados na sua concretização, desde a formulação do problema até ao apuramento de conclusões e sua divulgação.


É oradora convidada a Professora Doutora Susana Colaço.

O Seminário terá lugar no dia 25 de novembro de 2025, pelas 9h na sala 2 do Bloco de Arquitetura do Colégio dos Leões (Universidade de Évora).

Aberto aos interessados, a entrada é livre.

Publicado em 06.11.2025

O Seminário “O processo investigativo na formação e na profissão docente” integra o III Ciclo de Seminários Investigação, construção de conhecimento e formação de professores, é aberto à comunidade e ocorre no âmbito da Unidade Curricular Investigação na Educação de Infância.

 

A atividade tem como objetivos:

1. Contribuir para a problematização em educação de infância, como contexto e objeto de investigação, assim como conhecer investigação recente desenvolvida neste domínio e realizada durante o estágio.

2. Contribuir para a compreensão de processos investigativos desenvolvidos na formação inicial de professores, conhecendo métodos e técnicas mobilizados na sua concretização, desde a formulação do problema até ao apuramento de conclusões e sua divulgação.

3. Partilhar, entre pares, experiências de investigação realizada com crianças e feita por futuros professores em ambiente escolar.

 

É oradora convidada a Educadora/professora Ana Arcadinho.

 

O Seminário terá lugar no dia 14 de outubro de 2025, pelas 9h na sala 2 do Bloco de Arquitetura do Colégio dos Leões (Universidade de Évora).

 

Aberto aos interessados, a entrada é livre.

Em 14.10.2025
09:00 | Sala 2 | Colégio dos Leões

No dia 19 de setembro, o Auditório do Colégio Pedro da Fonseca acolherá a Sessão de Abertura dos Programas de Doutoramento em Ciências da Educação e em Psicologia.

 

A sessão incluirá ainda uma conferência proferida pelo Professor Doutor Pedro Rosário, da Universidade do Minho, intitulada "A experiência de realizar um doutoramento em Psicologia ou Educação: lições a partir dos mitos gregos".

 

Esperamos por si!

Publicado em 17.09.2025
A Universidade de Évora recebe o Professor Walmir Thomazi Cardoso, da Universidade federal do Rio de Janeiro, para uma palestra pública que desafia a forma como olhamos o céu, refletindo sobre a diversidade de interpretações e significados da profunda relação da humanidade com um fenómeno astronómico particular, o eclipse solar.  
Os textos de jornais e revistas que circulavam no período do eclipse de 1919, exibiam diferentes facetas sobre o fenómeno, como aquelas que representavam as visões de ciência de uma época e do senso comum sendo associado com crendices populares. Se, de um lado as ciências naturais agiam de modo a medir e comprovar hipóteses a partir de dados empíricos coletados no eclipse de Sobral, de outro, a antropologia, como uma ciência que emergiu a partir de meados do século anterior, dialogava e inspirava a produção de textos etnográficos de autores como Constant Tastevin, Theodor Koch-Grünberg, Ermanno Stradelli, Capistrano de Abreu e Curt Nimuendajú, dentre outros. No seminário proposto, vamos explorar algumas produções desses autores e as relações céu-terra em suas diferentes camadas de significado, a partir do campo da astronomia cultural e de suas relações com a história das ciências.  
Após a palestra teremos a oportunidade de, numa visita guiada pela Professora Fátima Nunes, conhecer as salas do claustro do Colégio Espírito Santo que têm a particularidade de estarem revestidas por azulejos de acordo com os temas que, em tempos, foram ensinados. Desde a Filosofia Grega à Geografia, da Geometria à Sagrada Escritura ou Cenas de Caça e Pesca, são diversas as histórias que nos contam estes azulejos.
Esta palestra enquadra-se nos Seminários E3, no âmbito do projeto E3GLOBAL. Einstein, Eddington e o Eclipse. Uma História Global do Eclipse Solar Total de 1919, coordenado pelo CIUHCT, numa organização conjunta com o  CIEP, o CEHFCi da Universidade de Évora e em parceria com o Grupo Lusófono de Astronomia para o Desenvolvimento e o Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação.   Walmir Thomazi Cardoso é Professor do Programa de Pós-graduação em História da Ciência, Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE-UFRJ); Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Astronomia Cultural (LEPAC-UFRJ); Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, tendo trabalhado com os Povos de língua tukano do Alto Rio Negro e Mestre em História da Ciência pela PUC-SP. 
Publicado em 01.09.2025

Projeto “Stronger youth”- Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring

O Projeto Europeu “Stronger Youth - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring” ( https://strongeryouth.eu/ ), tem o objetivo de promover a saúde mental e a inclusão de adolescente através da conceção, implementação e avaliação de um programa de mentoria por pares.

A mentoria entre pares é uma abordagem de apoio à saúde mental que liga os jovens a pares que compreendem as suas dificuldades. Ao promover a confiança e reduzir o estigma, os mentores criam espaços seguros para conversas abertas, encorajando a resiliência e o desenvolvimento emocional.

Considerando um dos objetivos deste projeto, neste momento, encontra-se em fase de implementação o processo piloto de mentoria em escolas de seis 6 países (Chéquia, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Espanha).

Nesta fase, em cada país participam 3 educadores/professores e 3 pares mentor mentorando. O mentor é alguém que superou desafios semelhantes aos do seu par, mentorando, o que lhe permite relacionar-se de forma genuína com as experiências do seu par mentorando. As suas principais responsabilidades incluem: escuta ativa, isto é, espaço seguro e livre de julgamentos; empatia e apoio, partilha de recursos (estratégias de coping, ferramentas e recursos das próprias experiências); e incentivo à independência.

Ao oferecer apoio, os mentores capacitam os mentorandos para desenvolverem as suas capacidades de resolução de problemas e resiliência. Encorajam os mentorandos a definir objetivos pessoais e a trabalhar para os alcançar, promovendo um sentido de domínio sobre o seu bem-estar emocional.

Publicado em 04.07.2025
Projeto “Stronger youth”- Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring No âmbito do projeto Stronger Youth” - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring” (https://strongeryouth.eu/) têm sido realizadas investigações em seis países (Chéquia, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Espanha) sobre a saúde mental e bem- estar de adolescentes. O questionário “Adolescents Well-Being Questionnaire” construído no âmbito do Projeto, recolheu, junto de 364 adolescentes destes seis países, dados sobre perceção das dificuldades, recursos e apoios relacionados com a saúde mental e o bem-estar, nos contextos em que vivem e participam. Os resultados revelaram que os adolescentes percecionam uma diversidade de fatores de risco e de promoção da saúde mental dos adolescentes na escola, na família, nos pares e na internet. Para lidar com os desafios de saúde mental e obter ajuda, os adolescentes mencionaram diversas estratégias interpessoais e intrapessoais. Verificou-se que as pessoas a quem os adolescentes mais pediam ajuda eram o parceiro íntimo e os amigos, e referiram mais problemas emocionais do que comportamentais. Os dados apontam para a necessidade de intervenções preventivas no sentido da promoção do bem-estar e da saúde mental dos adolescentes.
Publicado em 03.07.2025