Notícias
Projeto “Stronger youth”- Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring
O Projeto Europeu “Stronger Youth - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring” ( https://strongeryouth.eu/ ), tem o objetivo de promover a saúde mental e a inclusão de adolescente através da conceção, implementação e avaliação de um programa de mentoria por pares.
A mentoria entre pares é uma abordagem de apoio à saúde mental que liga os jovens a pares que compreendem as suas dificuldades. Ao promover a confiança e reduzir o estigma, os mentores criam espaços seguros para conversas abertas, encorajando a resiliência e o desenvolvimento emocional.
Considerando um dos objetivos deste projeto, neste momento, encontra-se em fase de implementação o processo piloto de mentoria em escolas de seis 6 países (Chéquia, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Espanha).
Nesta fase, em cada país participam 3 educadores/professores e 3 pares mentor mentorando. O mentor é alguém que superou desafios semelhantes aos do seu par, mentorando, o que lhe permite relacionar-se de forma genuína com as experiências do seu par mentorando. As suas principais responsabilidades incluem: escuta ativa, isto é, espaço seguro e livre de julgamentos; empatia e apoio, partilha de recursos (estratégias de coping, ferramentas e recursos das próprias experiências); e incentivo à independência.
Ao oferecer apoio, os mentores capacitam os mentorandos para desenvolverem as suas capacidades de resolução de problemas e resiliência. Encorajam os mentorandos a definir objetivos pessoais e a trabalhar para os alcançar, promovendo um sentido de domínio sobre o seu bem-estar emocional.
Projeto “Stronger youth”- Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring
O Projeto Europeu “Stronger Youth - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring” (https://strongeryouth.eu/), envolve seis países europeus (Chéquia, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Espanha). Integram a equipa portuguesa as Professoras Luísa Grácio (Coordenadora nacional do projeto e investigadora do CIEP), Maria João Carapeto (CHRC) e Heldemerina Pires (CIEP), do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora.
O projeto tem o objetivo de promover a saúde mental e a inclusão de adolescente através da conceção, implementação e avaliação de um programa de mentoria por pares. Nos últimos anos, a saúde mental dos adolescentes tem merecido maior atenção da comunidade educativa e sociedade civil assistindo-se a uma necessidade crescente de um maior conhecimento sobre as dificuldades que enfrentam.
Neste sentido, no âmbito do projeto, foi construído o questionário “Adolescents Well-Being Questionnaire” para recolher dados junto dos adolescentes destes seis países sobre (a) a perceção das suas dificuldades relacionadas com a saúde mental e o bem-estar; (b) os seus recursos, quando precisam de lidar com situações difíceis; (c) os aspetos mais desafiantes e de apoio nos contextos em que vivem (família, escola, pares e internet); e (d) os canais preferidos para obter ajuda e apoio.
No passado dia 13 de junho, os parceiros do projeto europeu “Stronger Youth" – Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring (https://strongeryouth.eu/) reuniram-se para fazer o balanço e a avaliação das atividades já realizadas e das que se encontram em desenvolvimento.
A Work Package 2 foi dada como concluído, e já estão disponíveis no website do projeto os seus principais produtos: o relatório da investigação sobre as necessidades dos adolescentes em matéria de saúde mental, realizado nos seis países parceiros, e a ferramenta online de avaliação de competências (Online Skills Assessment Tool).
Foi também feita a avaliação do progresso do programa-piloto de mentoria entre pares (Work Package 4), já concluída em alguns países e ainda em execução noutros. Algumas escolas manifestaram interesse em replicar o programa no próximo ano letivo.
Durante a reunião, discutiram-se ainda questões relacionadas com a divulgação do projeto e das suas atividades, a produção de um vídeo promocional e a elaboração do relatório de disseminação.
Foi igualmente anunciado que a terceira newsletter do projeto será publicada em breve.
Fique atento para mais novidades!
No âmbito do projeto Stronger Youth iniciou-se em abril de 2025 a implementação piloto do programa de mentoria por pares na Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz.
Este processo de mentoria envolve seis mentores, seis mentorandos e três professores desta escola encontrando-se o seu final previsto para junho de 2025.
A implementação piloto do programa de mentoria encontra-se igualmente a decorrer em Espanha, Itália, Polónia, República Checa e Roménia.
Entre os dias 20 e 21 de maio de 2025, a Universidade da Beira Interior (UBI) acolheu a 4ª edição das Conferências Internacionais em Psicologia Clínica e da Saúde (4CI-PCS), onde o CIEP-EU marcou presença.
A nossa investigadora, Anabela Pereira, foi responsável pela Conferência Plenária intitulada "Da Intervenção Online aos Chatbots Terapêuticos: Desafios na Saúde Mental". Em comunicações livres, Catarina Roque apresentou "Avaliação do Impacto do Programa de Reorganização da Função Parental na Adaptação de Pais de Crianças com Deficiência"; Inês Agostinho contribuiu com a comunicação "Bem-Estar em Adultos de Meia-Idade e Idosos Portugueses" e Ana Orvalho Dias apresentou "Nascimento Suportado por Comunicação Empática Baseada em Recursos (Científicos e Tecnológicos) – NASCER".