Notícias

Projeto “Stronger youth”- Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring

O Projeto Europeu “Stronger Youth - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring” ( https://strongeryouth.eu/ ), tem o objetivo de promover a saúde mental e a inclusão de adolescente através da conceção, implementação e avaliação de um programa de mentoria por pares.

A mentoria entre pares é uma abordagem de apoio à saúde mental que liga os jovens a pares que compreendem as suas dificuldades. Ao promover a confiança e reduzir o estigma, os mentores criam espaços seguros para conversas abertas, encorajando a resiliência e o desenvolvimento emocional.

Considerando um dos objetivos deste projeto, neste momento, encontra-se em fase de implementação o processo piloto de mentoria em escolas de seis 6 países (Chéquia, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Espanha).

Nesta fase, em cada país participam 3 educadores/professores e 3 pares mentor mentorando. O mentor é alguém que superou desafios semelhantes aos do seu par, mentorando, o que lhe permite relacionar-se de forma genuína com as experiências do seu par mentorando. As suas principais responsabilidades incluem: escuta ativa, isto é, espaço seguro e livre de julgamentos; empatia e apoio, partilha de recursos (estratégias de coping, ferramentas e recursos das próprias experiências); e incentivo à independência.

Ao oferecer apoio, os mentores capacitam os mentorandos para desenvolverem as suas capacidades de resolução de problemas e resiliência. Encorajam os mentorandos a definir objetivos pessoais e a trabalhar para os alcançar, promovendo um sentido de domínio sobre o seu bem-estar emocional.

Publicado em 04.07.2025
Projeto “Stronger youth”- Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring No âmbito do projeto Stronger Youth” - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring” (https://strongeryouth.eu/) têm sido realizadas investigações em seis países (Chéquia, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Espanha) sobre a saúde mental e bem- estar de adolescentes. O questionário “Adolescents Well-Being Questionnaire” construído no âmbito do Projeto, recolheu, junto de 364 adolescentes destes seis países, dados sobre perceção das dificuldades, recursos e apoios relacionados com a saúde mental e o bem-estar, nos contextos em que vivem e participam. Os resultados revelaram que os adolescentes percecionam uma diversidade de fatores de risco e de promoção da saúde mental dos adolescentes na escola, na família, nos pares e na internet. Para lidar com os desafios de saúde mental e obter ajuda, os adolescentes mencionaram diversas estratégias interpessoais e intrapessoais. Verificou-se que as pessoas a quem os adolescentes mais pediam ajuda eram o parceiro íntimo e os amigos, e referiram mais problemas emocionais do que comportamentais. Os dados apontam para a necessidade de intervenções preventivas no sentido da promoção do bem-estar e da saúde mental dos adolescentes.
Publicado em 03.07.2025
1995, 2005, 2015, 2025… O ProfMat, Encontro Nacional de Professores de Matemática, organizado anualmente pela Associação de Professores de Matemática, volta a Évora, agora e pela primeira vez, acolhido pela Universidade de Évora. Entre os dias 14, 15 e 16 de julho, o Colégio Espírito Santo recebe professores e futuros professores de Matemática para partilharem experiências no formato de conferências plenárias e paralelas, conferências com discussão, painéis plenários e paralelos, simpósios de comunicação, sessões práticas e trilhos matemáticos harmonizadas com momentos culturais e de socialização entre professores e investigadores com interesse comum na Educação Matemática. O evento está acreditado como curso de formação de 18h. Este ano conta com uma conferência aberta a toda a comunidade "O desafio dos paradoxos no dia-a-dia e na Matemática", proferida professor José Paulo Viana, que decorrerá no dia 14 de julho, entre as 17:30 e 18:30. O SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática vai ter a sua XXXV edição nos dias 16 e 17 de julho de 2025 na Universidade de Évora, numa parceira com o CIEP-UE. Realizado pela Associação de Professores de Matemática (APM) em coordenação com o ProfMat, com algumas sessões conjuntas, constitui um momento de apresentação de trabalhos e discussão privilegiado para todos os que se interessam pela investigação em Educação Matemática. Com um programa intenso que inclui três conferências plenárias, um painel plenário, duas sessões de simpósios de comunicações, um espaço do Grupo de Trabalho de Investigação da APM um momento especial sobre Geometria do Corpo e da Mente e um jantar-convívio, o Seminário irá permitirmúltiplos debates sobre as aprendizagens dos alunos, a formação dos professores, os currículos e os materiais de ensino proporcionando um aprofundamento de perspetivas e conhecimento e o estreitamento de laços de colaboração entre os participantes. Esperamos encontrá-lo em ambos os eventos! Mais informações: https://www.apm.pt/profmat2025
Publicado em 02.07.2025
Rita Payan-Carreira e Hugo Rebelo participam no EDULEARN25, a 17.ª Conferência Internacional sobre Educação e Novas Tecnologias de Ensino. O evento realiza-se em Palma de Maiorca (Espanha), entre os dias 30 de junho e 2 de julho de 2025, e reúne mais de 800 especialistas provenientes de 80 países. Rita Payan-Carreira apresentará a comunicação "Changes in Critical Thinking Skills and Dispositions Associated with the Implementation of a Blended Curriculum in Three Courses of a Veterinary Medicine Programme". Hugo Rebelo apresentará a comunicação da equipa do CIEP-UE em formato de poster, com o título: "Bridging the Skills Gap: University Teachers, Students, and Employers’ Perspectives on Hard and Soft Skills for Employability", bem como a comunicação oral "Soft Skills and Employability: The Importance of Curricular and Professional Internships for Veterinary Medicine Students According to Their Employers". Mais informações em: https://iated.org/edulearn/
Publicado em 30.06.2025

Projeto “Stronger youth”- Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring

O Projeto Europeu “Stronger Youth - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring” (https://strongeryouth.eu/), envolve seis países europeus (Chéquia, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Espanha). Integram a equipa portuguesa as Professoras Luísa Grácio (Coordenadora nacional do projeto e investigadora do CIEP), Maria João Carapeto (CHRC) e Heldemerina Pires (CIEP), do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora.

O projeto tem o objetivo de promover a saúde mental e a inclusão de adolescente através da conceção, implementação e avaliação de um programa de mentoria por pares. Nos últimos anos, a saúde mental dos adolescentes tem merecido maior atenção da comunidade educativa e sociedade civil assistindo-se a uma necessidade crescente de um maior conhecimento sobre as dificuldades que enfrentam.

Neste sentido, no âmbito do projeto, foi construído o questionário “Adolescents Well-Being Questionnaire” para recolher dados junto dos adolescentes destes seis países sobre (a) a perceção das suas dificuldades relacionadas com a saúde mental e o bem-estar; (b) os seus recursos, quando precisam de lidar com situações difíceis; (c) os aspetos mais desafiantes e de apoio nos contextos em que vivem (família, escola, pares e internet); e (d) os canais preferidos para obter ajuda e apoio.

Publicado em 27.06.2025
Estão abertas duas bolsas de investigação no âmbito do Projeto Building Respectful And Violence-Free Gender-Inclusive Environments in The World of Work, BRAVE – WOW, Grant Agreement 101195252, financiadas pela União Europeia, Programa CERV- 2024 – DAPHNE (CERV Lump Sum Grant). Estas bolsas destinam-se a Mestres na área da Psicologia que integrem um programa doutoral no ano letivo 2025/2026. O concurso decorre no período de 24 de junho a 8 de julho de 2025. Para mais informações, poderá consultar: https://www.uevora.pt/.../Empregab.../concursos-bolsas-id...
Publicado em 25.06.2025

No passado dia 13 de junho, os parceiros do projeto europeu “Stronger Youth" – Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring (https://strongeryouth.eu/) reuniram-se para fazer o balanço e a avaliação das atividades já realizadas e das que se encontram em desenvolvimento.

A Work Package 2 foi dada como concluído, e já estão disponíveis no website do projeto os seus principais produtos: o relatório da investigação sobre as necessidades dos adolescentes em matéria de saúde mental, realizado nos seis países parceiros, e a ferramenta online de avaliação de competências (Online Skills Assessment Tool).

Foi também feita a avaliação do progresso do programa-piloto de mentoria entre pares (Work Package 4), já concluída em alguns países e ainda em execução noutros. Algumas escolas manifestaram interesse em replicar o programa no próximo ano letivo.

Durante a reunião, discutiram-se ainda questões relacionadas com a divulgação do projeto e das suas atividades, a produção de um vídeo promocional e a elaboração do relatório de disseminação.

Foi igualmente anunciado que a terceira newsletter do projeto será publicada em breve.

Fique atento para mais novidades!

Publicado em 25.06.2025
Maria Assunção Folque, investigadora do CIEP-UÉ, publicou dois artigos no campo da educação infantil. O primeiro «Arte e prática pedagógica na educação infantil: narrativas de educadoras», foi publicado na Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, em colaboração com Luciana Esmeralda Ostetto, Eva Leal, Fátima Aresta e Isabel Melo. O segundo artigo, «Estado do Conhecimento sobre estágio supervisionado na educação infantil: um olhar para a relação universidade-campo profissional», foi publicado na Revista Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, em coautoria com Thainy Kléia Lira Cavalcante e Lenira Haddad. Descobre mais por aqui! https://www.revistas.uneb.br/ind.../rbpab/article/view/17368
Publicado em 02.06.2025

No âmbito do projeto Stronger Youth iniciou-se em abril de 2025 a implementação piloto do programa de mentoria por pares na Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz.

Este processo de mentoria envolve seis mentores, seis mentorandos e três professores desta escola encontrando-se o seu final previsto para junho de 2025.

A implementação piloto do programa de mentoria encontra-se igualmente a decorrer em Espanha, Itália, Polónia, República Checa e Roménia.

Publicado em 02.06.2025

Entre os dias 20 e 21 de maio de 2025, a Universidade da Beira Interior (UBI) acolheu a 4ª edição das Conferências Internacionais em Psicologia Clínica e da Saúde (4CI-PCS), onde o CIEP-EU marcou presença.

A nossa investigadora, Anabela Pereira, foi responsável pela Conferência Plenária intitulada "Da Intervenção Online aos Chatbots Terapêuticos: Desafios na Saúde Mental". Em comunicações livres, Catarina Roque apresentou "Avaliação do Impacto do Programa de Reorganização da Função Parental na Adaptação de Pais de Crianças com Deficiência"; Inês Agostinho contribuiu com a comunicação "Bem-Estar em Adultos de Meia-Idade e Idosos Portugueses" e Ana Orvalho Dias apresentou "Nascimento Suportado por Comunicação Empática Baseada em Recursos (Científicos e Tecnológicos) – NASCER".

Publicado em 26.05.2025