Capa
Introdução à programação, robótica e ao pensamento computacional na educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. Necessidades de formação de educadores e professores.
José Luís Pires Ramos
Rui Gonçalo Espadeiro
Ricardo Monginho
Évora , Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora , 2022
ISBN 978-972-778-252-9

Este estudo tem como objetivo analisar e compreender as percepções dos docentes da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico em Portugal sobre as suas necessidades formativas nos domínios da programação, robótica educativa e do pensamento computacional. A investigação surge no contexto do projeto Kids Media Lab (KML), apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e coordenado pela Universidade do Minho e justifica-se pela importância de construir uma base de conhecimento sistemático e aprofundado sobre os conteúdos, as modalidades e os formatos da oferta formativa especificamente nos domínios assinalados.
Os principais destinatários deste estudo são todas as instituições e responsáveis deformação – diretores, formadores e professores - pelas iniciativas, programas e ações de formação destinadas aos docentes da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico nos domínios da introdução à programação, robótica e pensamento computacional. A metodologia adotada assentou numa abordagem de inquérito por questionário, incluindo o desenho, construção e validação do inquérito e a sua administração a uma amostra de educadores da educação pré-escolar e professores do ensino básico de instituições públicas de ensino no território continental de Portugal, bem como o tratamento e análise dos respetivos resultados, com o objetivo de obter indicações relevantes para a elaboração de planos de formação de educadores e professores neste domínio, pelas entidades e pessoas interessadas.
Os resultados do estudo revelam a importância de considerar as preferências profissionais dos educadores e dos professores no desenho das ações e iniciativas de formação dirigidas a estes profissionais, nomeadamente quanto à sua participação na definição das propostas de formação no que diz respeito aos seus conteúdos, às modalidades e formatos disponíveis, bem como quanto à articulação dos seus tempos de trabalho e tempos de formação. O estudo está organizado por seções.
A primeira seção diz respeito à introdução e enquadramento do estudo, bem como à essência do estado da arte relativamente ao tema em estudo; inclui ainda uma breve abordagem a tópicos relevantes nos domínios sob investigação. A segunda seção descreve a metodologia adotada, incluindo a definição da população e respetiva amostra bem como os processos inerentes aos procedimentos, instrumentação e análise de dados. A terceira seção diz respeito à apresentação dos resultados obtidos e a quarta à apresentação das conclusões, incluindo a discussão e os contributos do estudo para a construção deum referencial de formação de educadores e professores do 1.º ciclo do ensino básico no domínio da introdução da programação, robótica e pensamento computacional.