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Promoção de Mudanças na Aprendizagem: O caso das Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI
José Verdasca
José Luís Ramos
Adelinda Candeias
Ana Maria Cristóvão
Ricardo Monginho
Inês Calisto
Évora , Centro de Investigação em Educação e Psicologia, da Universidade de Évora (CIEP-UE) , 2020
ISBN 978-972-778-188-1

A Fundação Calouste Gulbenkian promoveu e financiou este projeto - com a importante parceria da Samsung Portugal - com o propósito de contribuir para desenvolver e consolidar a mudança de paradigma que está em curso no processo de aprendizagem das nossas crianças e jovens. Esta mudança visa responder aos desafios de uma sociedade em profunda transformação que se carateriza hoje por um grande e livre acesso à informação e um crescente e sofisticado processo de automação, deforma a que sejamos capazes de responder às intensas pressões do processo de globalização, com riscos e oportunidades e, sobretudo, com grandes desafios em termos demográficos, ambientais, de saúde e bem-estar e educacionais. Mas a principal marca desta sociedade em transformação é a criatividade e a inovação que é agora, mais do que nunca, uma importante força impulsionadora do desenvolvimento social. Não se pode por isso pedir às pessoas que se limitem a estar equipadas com conhecimentos técnicos. Tem que se lhes pedir também que possam criar, analisar e transformar a informação, interagir afetivamente com os outros. Para além dos conhecimentos técnicos, há que desenvolver empatia, o pensamento crítico, o sentido estético, e colocar o foco no processo, na capacidade para diferenciar e integrar, para juntar e gerar coesão.