
As Relações entre práticas de Avaliação Formativa e as Aprendizagens dos alunos estão estudadas e mostram que a utilização sistemática de práticas de avaliação formativa melhora as aprendizagens dos alunos, com particular benefício para os alunos com mais dificuldades, e traduzem-se igualmente na melhoria de resultados em avaliações externas. No entanto, existe uma sobrevalorização de práticas de avaliação orientadas para a classificação. Como articular os processos de ensino, avaliação e aprendizagem em sala de aula? É este questionamento e a intenção de desenvolver estratégias inovadoras para lhe dar resposta que motivam o desenho do projeto RAFA – Avaliação Formativa na Prática Letiva do Professor de Matemática: Relações com as Aprendizagens. É na sequência da evolução e da manifestação de interesse em adaptá-lo a outros contextos que se torna imperativo partilhar os resultados do RAFA e colocá-los à disposição das salas de aulas, de conselhos de turma, de escolas, de agrupamentos. Assim, esta publicação pretende responder ao desafio de proporcionar a quem queira, apropriar-se dos princípios e metodologia pelo qual se regem o projeto para o implementar. Pretende-se também que o roadmap possa simplesmente contar a história do projeto RAFA e ser lido por qualquer pessoa, optando-se por uma linguagem acessível.