Curso MOOC "Cibersegurança nas Escolas"

A Direção-Geral da Educação (DGE), com a colaboração da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, do Gabinete do Cibercrime da Procuradoria-Geral da República, da Direção-Geral de Estatística da Educação e Ciência (DGEEC) e da Associação de Professores de Informática (ANPRI), promove o curso de formação online "A Cibersegurança nas Escolas", em formato MOOC (Massive Open Online Course), no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet.

Este curso pretende sensibilizar as escolas e a comunidade educativa mais alargada para as questões da Cibersegurança e promover uma utilização crítica e segura da Internet, dos dispositivos móveis e dos ambientes virtuais.

MOOC “A Cibersegurança nas Escolas”  está estruturado em quatro módulos e incide em temáticas como, a Cibersegurança, Ameaças e Cibercrime/Legislação e Políticas e Práticas Seguras nas Escolas.

Ao longo do curso, os participantes terão oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre as oportunidades e desafios da segurança no mundo digital; valorizar o uso seguro das redes, dos sistemas de informação e dos dispositivos digitais; tomar conhecimento de práticas de Cibersegurança nas comunidades educativas, bem como partilhar ideias, atividades e metodologias, relativamente às temáticas propostas.

Este MOOC encontra-se aberto a todos os docentes dos Ensinos Básico e Secundário, a técnicos superiores (psicólogos, assistentes sociais, etc.) e aos interessados nesta temática. Contudo, é essencial para elementos da Direção das Escolas/Estabelecimentos de Ensino Públicos e Privados, Coordenadores/Administradores TIC que estão mais diretamente envolvidos com questões de Cibersegurança e às forças de segurança, nomeadamente ao programa “Escola Segura” (GNR e PSP) nas Escolas.

Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, mas a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso e de um Selo Digital.

Assista ao vídeo de divulgação do MOOC ”Cibersegurança nas Escolas”.
Faça a sua inscrição na plataforma NAU.

Aceda ao curso MOOC aqui!

 

- - - - - - - - - - -

A NAU - Sempre a Aprender é a infraestrutura técnica de publicação e serviços de acompanhamento de cursos para grandes audiências orientado para a Administração Pública e Ensino Superior.

Organização: nau | Direção-Geral da Educação
De 14.01.2019 a 04.03.2019
formação online