Colóquio OutGoing | crianças, natureza e cultura em relação

No dia 19 de novembro realizar-se-á o colóquio Outgoing- Crianças, natureza e cultura em relação, uma iniciativa enquadrada no Projeto com mesmo nome sediado no CIEP-UE e nas atividades do Departamento de Pedagogia e Educação da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, que consagra o ano de 2022 ao tema do Desenvolvimento Sustentável (DS).

O colóquio contará com a presença da professora Eva Ärlemalm-Hagsér da Universidade de Mälardalen (Suécia), que apresentará a conferência Childhood in the Anthropocene – challenges and possibilities. O colóquio será, também, uma oportunidade para estabelecer um diálogo reflexivo e problematizante a partir das experiências vividas ao longo do projeto Outgoing. Por fim, com o intuito ampliar a nossa reflexão e consciência sobre como podemos, na educação de infância, contribuir para fazer-mundo nas relações que estabelecemos no nosso quotidiano, as atividades do fim de semana procurarão que os participantes vivenciem experiências de imersão na cidade e no seu jardim público, ensaiando novos modos de relação entre humanos e mais que humanos. O projeto Outgoing- Crianças, natureza e cultura em relação está sediado no CIEP-UE e envolve a participação de diversos centros de investigação e instituições do Ensino Superior (Universidade de Évora, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal) bem como de profissionais de diversas instituições de educação de infância. O projeto assenta num processo inovador de produção de conhecimento em diálogo e colaboração entre docentes do ensino superior e da educação de infância e parte de um pressuposto de existência de continuidades entre as experiências diretas num mundo mais que humano e a aprendizagem de modos de ser e de pensar em conexão com outros seres. A sua principal premissa é que a Educação de Infância é um importante tempo, espaço para a promoção desse mundo.

PROGRAMA DISPONÍVEL EM ANEXO OU AQUI!

Morada: Colégio Mateus d' Aranda - Universidade de Évora, R. do Raimundo 104, 7000-872 Évora (consulte, aqui!)

Inscrições:

  • Deverá fazer a sua inscrição no Sistema de Gestão de Eventos da Universidade de Évora:
  1.  Realize o seu registo em https://sge.uevora.pt/users/register (receberá um email de confirmação para finlizar o seu registo)
  2. Realize o login em https://sge.uevora.pt e selecione o evento "Colóquio OutGoing | crianças, natureza e cultura em relação"
  3. Selecione a opção "Inscrever" nas opções laterais do lado direito e de seguida "Confirmar Inscrição"
  4. Depois de confirmada a inscrição e realizado o pagamento, selecione a opção "Comprovar Pagamento" onde lhe serão pedidos os dados para a facturação e onde deverá fazer o upload do comprovativo de pagamento.
  • Inscrições até dia 16 de novembro. 
  • Prova de estatuto de estudante e cooperante: Os estudantes e os/as educadores e Infância cooperantes da Universidade de Évora, da ESE de Lisboa e da ESE de Setúbal devem inserir o comprovativo no passo da confirmação do pagamento.
Este colóquio é uma Ação de Curta Duração (ACD) creditada pelo Centro de Formação  Beatriz Serpa Branco (CFBSB). 

Tipo de inscrição

Preço

Descrição

Estudantes da UÉvora, ESE Lisboa e ESE Setúbal (com comprovativo)

7 €

Inclui almoço na cantina do CLAV

Educadores cooperantes da UÉvora, ESE Lisboa e ESE Setúbal (com comprovativo)

7 €

Inclui almoço na cantina do CLAV

Público em geral

15 €

Inclui almoço na cantina do CLAV

 Para qualquer dúvida ou esclarecimento contacte (Mafalda Pequeno): ciep@uevora.pt

Comissão organizadora:

Ana Cristina Simões - Universidade de Évora

Ana Luísa Oliveira Pires – CIEF - ESE Setúbal

Ana Rasteiro – CIEP- Universidade de Évora & JI de Lagameças, Ag. José Saramago, Palmela

Andreia Afonso – Centro de Apoio Social do Alfeite

Elisabete Gomes – CIEF - ESE Setúbal

Fátima Godinho – CAIE Évora

Mª da Conceição Grancho – EB Cremilde Castro e Norvinda Silva, Ag. Trafaria

Mª do Carmo Mendes – Redbridge School – Lisboa

Mafalda Pequeno- CIEP-Universidade de Évora

Maria Assunção Folque – CIEP-Universidade de Évora

Maria Ilhéu – MED - Universidade de Évora

Mariana Valente – IHC - Universidade de Évora

Marta Reis – Colégio Piloto Diese - Lisboa

Susana Sousa – JI da EB de Sampaio, Ag. Sampaio, Sesimbra

Tiago Almeida – ESE Lisboa

Vanessa Kene –Creche e jardim-de-Infância Tempo de Crescer - Lisboa

 

Professora Eva Ärlemalm-Hagsér                                   

  • Eva Ärlemalm-Hagsér é uma referencia a nivel mundial na área da educação de infância e sustentabilidade. É Professora na Divisão de Educação Infantil na formação de educadores de infância na Escola de Educação, Cultura e Comunicação da Universidade de Mälardalen, Suécia e tem experiência como educadora de infância. Coordena o grupo de investigação “Crianças e jovens na escola e na sociedade” (BUSS), tendo como foco de pesquisa a educação para a sustentabilidade e a participação e agência das crianças nas políticas e nas práticas. Participa também, desde 2010, no grupo de investigação e Diálogos Transnacionais na Educação de infância para a Sustentabilidade (ECEfS). Coordenou o Special Interest Group (SIG) Play and Learning da European Early Childhood Education Research Association (EECERA), entre 2008 e 2019. Em 2019, iniciou e assumiu a coordenação de um novo SIG Sustentabilidade na Educação Infantil também no seio da EECERA.  

Tem publicado amplamente sobre esta temática:

Ärlemalm‐Hagsér, E., Elliott, S. Special Issue: Contemporary Research on Early Childhood Education for Sustainability. IJEC 49, 267–272 (2017). https://doi.org/10.1007/s13158-017-0207-3

Elliott, S., Ärlemalm-Hagsér, E. & Davis, J. (2020). Researching Early Childhood Education for Sustainability: Challenging Assumptions and Orthodoxies. Routledge

Ärlemalm‐Hagsér, E. & Sandberg, A. (2011) Sustainable development in early childhood education: in‐service students' comprehension of the concept, Environmental Education Research, 17:2, 187-200, DOI: 10.1080/13504622.2010.522704

Waller, T., Ärlemalm-Hagsér, E., Sandseter, H. B. H., Lee-Hammond, L., Lekies, K. & Wyver, S. (Ed.) (2017).The SAGE Handbook of Outdoor Play and Learning. Sage.

Em 19.11.2022
09:30 | Auditório do Colégio Mateus d´Aranda