Webinar
Cultura do risco com vista a uma cidadania mais preparada face aos novos contextos

No âmbito do projeto “Cidadania e educação para a saúde: descodificação da efetividade dos projetos escolares no Algarve e no Alentejo (PES2A)”, desenvolvido no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, informamos que irá realizar-se, em 14 de dezembro, às 17h, o webinarCultura do risco com vista a uma cidadania mais preparada face aos novos contextos”.

Contextualização do tema:

Nos tempos atuais, a problemática do papel da cidadania, no que respeita ao comportamento face ao risco e à segurança, ocupa lugar de destaque nas agendas.

Os efeitos das alterações climáticas, o crescimento das cidades, o papel das redes digitais na informação e lazer e as desigualdades socioeconómicas são fatores que influenciam as consequências dos desastres e condicionam o bem-estar das sociedades modernas.

Novos riscos emergem e outros, ainda fora do nosso horizonte, irão surgir, aos quais deverá a sociedade responder com uma cultura de segurança que importa desenvolver.

Nesta sessão iremos revisitar aspetos como a perceção e comunicação do risco, o potencial do efeito sistémico dos desastres e a importância do contributo individual para a segurança coletiva, aspetos fundamentais numa nova postura face aos riscos que a sociedade atual enfrenta.

 

Online: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92408596103

Em 14.12.2022
17:00 | Online | Via Zoom