UÉvora Summer School
Narrativas em Educação e Saúde: aprender a construir relações, saberes e práticas a partir das experiências vividas

A Universidade de Évora promove mais uma edição da UÉvora Summer School, que irá decorrer de 11 a 15 de julho. A iniciativa conta com 13 cursos dirigidos a estudantes do ensino secundário e 18 cursos para profissionais em várias áreas do conhecimento, os quais serão lecionados em modo presencial ou online.

As inscrições estão a decorrer até 1 de junho, aqui.

DESCRIÇÃO

O presente curso tem como objetivo levar os participantes a entender as experiências de vida como fonte de aprendizagem, de construção de saberes e de formas de agir com quem trabalham nos campos da educação, da intervenção social e/ou da saúde, i.e., com estudantes, professores, famílias, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

O curso afasta-se de modelos pedagógicos tradicionais, propõe uma metodologia participante e ativa, reflexiva e sistêmica. Leva em conta as múltiplas dimensões do vivido, implicando-se com as diferentes realidades dos indivíduos e assumindo, portanto, o compromisso ético da co-construção no fazer e na construção de conhecimento e desenvolvimento profissional consequente, onde a voz dos sujeitos, a escrita e a autoria são valorizadas. Trabalhando dialogicamente sobre conteúdos e processos para construir um conhecimento habitável baseado na experiência humana incorporada, compartilhada e capaz de promover a mudança sistémica através da ação deliberada, na tessitura das aprendizagens estão as interações diversas proporcionadas no decorrer do curso. Serão indutoras das diferentes vozes que emergem de vivências e práticas, alavancando transformações cuidadas e, portanto, a formação. Por outros termos, fazer emergir aprendizagens co-construídas e, o consequente desenvolvimento pessoal e profissional, decorrerá de processos que contemplam trabalho projetado e desenvolvido em equipa, com objetivos comuns e acompanhamento na oralidade e na escrita. O curso sustenta-se numa abordagem biograficamente orientada em Educação (Passeggi, 2011, 2021; Breton, 2020; Leal da Costa (2018); Delory-Momberger, 2012, 2014; Dominicé, 2007; Pineau e Legrand, 1993). Assume-se que é possível compreender processos de natureza social que influenciam a aprendizagem e o desenvolvimento dos indivíduos a partir das suas experiências, de como foram incorporadas e de aprender com as mesmas, em interação com o outro no espaço social. As experiências vividas são expressas sob a forma de histórias e ganha forma a experiência, tornando-se significativa. As narrativas produzidas num alinhamento com a abordagem das histórias de vida e formação e de transformação cooperada (Pineau, 2006; Formenti 2018) serão pois o suporte de trabalho e aprendizagens ao longo dos 4 encontros. A produção e a partilha dos relatos de cada participante permitirá valorizar as narrativas produzidas e que em ambiente de formação deixarão emergir acontecimentos significantes e, por isso, também o reconhecimento de outras possibilidades de formas de ser, estar e agir com consequências no exercício da profissão.

COORDENADOR(ES)

Conceição Leal da Costa

FORMADOR(ES)

Conceição Leal da Costa

Camila Aloisio Alves

UNIDADE RESPONSÁVEL

Departamento de Pedagogia e Educação, Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora.

DESTINATÁRIOS

Alunos do nível superior, profissionais da área de formação ou outros interessados, incluindo público internacional.

Não aplicável

Nº MÍNIMO DE PARTICIPANTES