Seminário 4 | Ética na investigação com crianças e autonomia dos professores - um enfoque transformativo
Este momento do II Ciclo de Seminários, Investigação, construção de conhecimento e formação de professores, foca o como a investigação com crianças coloca desafios às escolas e aos professores, exigindo sensibilidades e compromissos com o seu bem-estar em diferentes nuances. Perspetivando como se podem promover estes valores, através de uma reflexão sobre os princípios éticos da investigação e orientando os futuros professores e investigadores para práticas responsáveis que privilegiam os direitos das crianças, abordam-se os principais fundamentos da ética na investigação com crianças nas diferentes fases do processo, assim como o papel dos profissionais. Desta forma, convida-se a pensar a ética não apenas como uma obrigação, mas como um pilar estruturante na produção de conhecimento educacional.
A atividade tem como oradoras convidadas a Doutora Yolanda Aragón e a Doutora Maria Dolores Villena, da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada, Espanha, e enquadra-se os seguintes objetivos:
  1. Contribuir para a compreensão do valor e do papel da investigação em Educação, assim como da natureza do conhecimento produzido.
  2. Desenvolver atitudes investigativas relativamente à prática profissional e perspetivar a investigação como meio para melhorar a ação educativa e evoluir profissionalmente.
O seminário terá lugar no dia 13 de novembro de 2024, pelas 14h no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca (Universidade de Évora).

Aberto aos interessados, a entrada é livre.
Publicado em 07.11.2024