Encontro | Gender Neutr-All
Nos próximos dias 5, 6 e 7 de maio, irá realizar-se, no Colégio do Espírito Santo, um encontro do projeto Gender Neutr-All.
Na última década as questões de género e as desigualdades em geral, o aumento da violência sexual e de género e os casos de assédio tornaram-se uma grande preocupação nas escolas. É um fenómeno crescente com o qual os atores educativos (professores, diretores de escola, psicólogos, etc.) se confrontam e com o qual sentem muitas vezes dificuldade em lidar e intervir.
O projeto Gender Neutr-All é um projeto europeu que envolve universidades e escolas do ensino secundário de Portugal, França e Grécia e que tem como principais objetivos i) a formação de professores e a educação dos alunos no quadro da igualdade de género considerada como um valor e um direito fundamental e ii) a compreensão e a desconstrução dos estereótipos de género.
O nosso projeto foi ainda construído em torno da interseccionalidade, ou seja, da combinação dinâmica das questões de género com outras caraterísticas pessoais ou de identidade cultural (idade, nacionalidade, religião, etc.) dado que todas elas têm associadas experiências únicas de discriminação, no pressuposto de que trabalhar para a igualdade de género significa, também, trabalhar para a igualdade cultural e social. Apesar da relevância da problemática na altura em que submetemos o projeto em 2022 estávamos longe de imaginar a gravidade que estas questões viriam a assumir e do retrocesso provocada por agendas políticas extremamente agressivas com que estamos a ser confrontados em 2025.
Reconhecendo o importante papel da escola na formação da cidadania participativa, este projeto de parceria, baseado na colaboração entre universidades e escolas secundárias, visa produzir módulos de formação e ferramentas pedagógicas para apoiar o pessoal educativo e desenvolver as competências dos adolescentes tendo em conta as realidades educativas, sociais e culturais dos países parceiros.
Na última década as questões de género e as desigualdades em geral, o aumento da violência sexual e de género e os casos de assédio tornaram-se uma grande preocupação nas escolas. É um fenómeno crescente com o qual os atores educativos (professores, diretores de escola, psicólogos, etc.) se confrontam e com o qual sentem muitas vezes dificuldade em lidar e intervir.
O projeto Gender Neutr-All é um projeto europeu que envolve universidades e escolas do ensino secundário de Portugal, França e Grécia e que tem como principais objetivos i) a formação de professores e a educação dos alunos no quadro da igualdade de género considerada como um valor e um direito fundamental e ii) a compreensão e a desconstrução dos estereótipos de género.
O nosso projeto foi ainda construído em torno da interseccionalidade, ou seja, da combinação dinâmica das questões de género com outras caraterísticas pessoais ou de identidade cultural (idade, nacionalidade, religião, etc.) dado que todas elas têm associadas experiências únicas de discriminação, no pressuposto de que trabalhar para a igualdade de género significa, também, trabalhar para a igualdade cultural e social. Apesar da relevância da problemática na altura em que submetemos o projeto em 2022 estávamos longe de imaginar a gravidade que estas questões viriam a assumir e do retrocesso provocada por agendas políticas extremamente agressivas com que estamos a ser confrontados em 2025.
Reconhecendo o importante papel da escola na formação da cidadania participativa, este projeto de parceria, baseado na colaboração entre universidades e escolas secundárias, visa produzir módulos de formação e ferramentas pedagógicas para apoiar o pessoal educativo e desenvolver as competências dos adolescentes tendo em conta as realidades educativas, sociais e culturais dos países parceiros.
Publicado em 02.05.2025