Notícia | CIEP-UÉ
	
		
    
    
    
    
    
    
    
    
         
     
          	      
    
    
    
    
        	    
    
        				
		
Projeto “Stronger youth”- Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring
No âmbito do projeto Stronger Youth” - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring” (https://strongeryouth.eu/) têm sido realizadas investigações em seis países (Chéquia, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Espanha) sobre a saúde mental e bem- estar de adolescentes.
O questionário “Adolescents Well-Being Questionnaire” construído no âmbito do Projeto, recolheu, junto de 364 adolescentes destes seis países, dados sobre perceção das dificuldades, recursos e apoios relacionados com a saúde mental e o bem-estar, nos contextos em que vivem e participam.
Os resultados revelaram que os adolescentes percecionam uma diversidade de fatores de risco e de promoção da saúde mental dos adolescentes na escola, na família, nos pares e na internet. Para lidar com os desafios de saúde mental e obter ajuda, os adolescentes mencionaram diversas estratégias interpessoais e intrapessoais. Verificou-se que as pessoas a quem os adolescentes mais pediam ajuda eram o parceiro íntimo e os amigos, e referiram mais problemas emocionais do que comportamentais. Os dados apontam para a necessidade de intervenções preventivas no sentido da promoção do bem-estar e da saúde mental dos adolescentes.
	    
    
    
    
    
    
    
         
     
     
     
     
          	 
	      Publicado em 03.07.2025
	 
     
                 			 		     		 			 			 	        
     
     
                            
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
      
   
   
   
   
   
    
   
   
      
				
		


 


 
 
            
    
    
    		 
            
    
    
    		