Projeto “Stronger youth”- Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring
O Projeto Europeu “Stronger Youth - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring” ( https://strongeryouth.eu/ ), tem o objetivo de promover a saúde mental e a inclusão de adolescente através da conceção, implementação e avaliação de um programa de mentoria por pares.
A mentoria entre pares é uma abordagem de apoio à saúde mental que liga os jovens a pares que compreendem as suas dificuldades. Ao promover a confiança e reduzir o estigma, os mentores criam espaços seguros para conversas abertas, encorajando a resiliência e o desenvolvimento emocional.
Considerando um dos objetivos deste projeto, neste momento, encontra-se em fase de implementação o processo piloto de mentoria em escolas de seis 6 países (Chéquia, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Espanha).
Nesta fase, em cada país participam 3 educadores/professores e 3 pares mentor mentorando. O mentor é alguém que superou desafios semelhantes aos do seu par, mentorando, o que lhe permite relacionar-se de forma genuína com as experiências do seu par mentorando. As suas principais responsabilidades incluem: escuta ativa, isto é, espaço seguro e livre de julgamentos; empatia e apoio, partilha de recursos (estratégias de coping, ferramentas e recursos das próprias experiências); e incentivo à independência.
Ao oferecer apoio, os mentores capacitam os mentorandos para desenvolverem as suas capacidades de resolução de problemas e resiliência. Encorajam os mentorandos a definir objetivos pessoais e a trabalhar para os alcançar, promovendo um sentido de domínio sobre o seu bem-estar emocional.