O ObservES (Observatório de Escolas do Sul) surge, neste contexto, como uma estrutura de natureza académica e interdisciplinar sediada no CIEP-UE, destinada a criar sinergias interinstitucionais envolvendo escolas/agrupamentos, Institutos Politécnicos, Centros de Formação e Associação de Escolas.
O Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE) tem desenvolvido diversos trabalhos de investigação e de acompanhamento, monitorização e avaliação de programas do Ministério da Educação (e.g. acompanhamento científico do Projeto TurmaMais, do Programa Mais Sucesso Escolar; acompanhamento do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária; estudo nacional de Avaliação Externa do Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico; estudo de avaliação sobre os Cursos Científico-Humanísticos e o Alargamento da Escolaridade Obrigatória - Medidas Educativas de Inclusão). Estes estudos têm contribuído para um profundo conhecimento das problemáticas e das necessidades das escolas/agrupamentos.
O ObservES (Observatório de Escolas do Sul) surge, neste contexto, como uma estrutura de natureza académica e interdisciplinar sediada no CIEP-UE, destinada a criar sinergias interinstitucionais envolvendo escolas/agrupamentos, Institutos Politécnicos, Centros de Formação e Associação de Escolas.
O ObservES está aberto à integração dos CFAEs e das Escolas/Agrupamentos mediante a celebração de protocolos de colaboração ou de prestação de serviços que visem o desenvolvimento de atividades ou de formação que responda às suas necessidades e interesses.
ObservES visa intervir em diferentes áreas da organização e gestão, prestação do serviço educativo e autoavaliação institucional, com vista à concretização dos seguintes objetivos:
a) Apoiar as escolas/agrupamentos nos processos de autoavaliação;
b) Acompanhar a implementação de planos de ação estratégica;
c) Disponibilizar formação que responda às necessidades das escolas/agrupamentos;
d) Promover a partilha de experiências e recursos.
São membros do Observatório todos os docentes e investigadores que colaboram ou participam nas atividades do observatório.
- Isabel Fialho (U. Évora, coordenadora)
- Marília Cid (U. Évora)
- António Borralho (U. Évora)
- Elisa Chaleta (U. Évora)
- Marília Favinha (U. Évora)
- Elsa Barbosa (A. E. Manuel Ferreira Patrício)
- Sónia Gomes (A. E. Castro Verde)
- A. Paula Correia (E. S. Poeta Al Berto)
- M. José Silvestre (A. E. n.º 2, Évora)
- M. Helena Bruno (A. E. n.º 2, Évora)
- Centro de Formação Beatriz Serpa Branco, Évora
- Centro de formação de associação de escolas Dr Rui Grácio (Lagos)
- Centro de formação de associação de escolas do Litoral à Serra (Loulé)
- Centro de formação de associação de escolas Ria Formosa (Olhão)
- Centro de formação de escolas A23 (Entroncamento)
- Centro de formação de associação de escolas Lezíria do Tejo (Santarém)
- Centro de formação de associação de escolas Prof` Sor (Ponte de Sor)
- Centro de formação de associação de escolas Alentejo Litoral (Santiago do Cacém)
- Centro de formação de associação de escolas de Montijo e Alcochete (Montijo)
- Centro de formação de associação de escolas Ordem de Santiago (Setúbal)
- Centro de formação de associação de escolas Pêro de Alenquer (Alenquer)
- Centro de formação de associação de escolas Alto Tejo (Castelo Branco)
- Centro de Formação de Professores Lamego-Armamar-Resende-Tarouca (Lamego)
- Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã (Torres Vedras)
- Centro de Formação Lezíria-Oeste (Azambuja)
- Centro de Formação "Os Templários" (Tomar)