Tema 1 - Politicas Educativas, Territórios e Instituições

Fotografia
Responsável

Membros

Objetivos

Objetivos : em atualização

Linhas de Investigação

Tópicos/Subtemas de Investigação:

A – Redes e instituições de Qualificação (contextos formal e não formal de aprendizagem) e desenvolvimento local (BNico )

Objetivos:

1. Conhecer as relações existentes entre as características dos territórios e os contextos institucionais de aprendizagem que neles ocorrem;

2. Compreender o papel, a importância e as relações existentes, em cada território e comunidade, dos contextos formais, não-formais e informais de educação e formação;

3. Conhecer o papel das instituições não-escolares nos percursos de qualificação dos indivíduos

4. Avaliar do papel da qualificação nos processos de desenvolvimento local;

5. Apresentar propostas educacionais para territórios determinados.

B - Escolas e Políticas Educativas, Administração, Organização e Avaliação de escolas (J Verdasca )

Objetivos:

1. Promover a investigação em administração e gestão escolar numa perspetiva de compreensão de problemas concretos;

2. Prestar apoio técnico e cientifico às organizações escolares, no desenvolvimento de processos de avaliação interna;

3. Fundamentar propostas de intervenção no campo da definição de políticas educativas e de investigação educacional;

4. Investigar o impacto de diferentes modelos e processos de governança na qualidade do serviço educativo prestado;

5. Identificar e compreender fatores de qualidade das escolas;

6. Identificar boas práticas em diferentes domínios da organização e funcionamento das instituições educativas e promover o benchmarking ;

7. Desenvolver, implementar e avaliar projetos de combate ao insucesso e absentismo escolar;

8. Estudar o impacto de diferentes medidas de política educativa nas organizações escolares

em atualização

Outras Informações :

Projetos

em atualização

Projetos

Publicações

em atualização

Publicações