Tema 1 - Politicas Educativas, Territórios e Instituições
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Objetivos
Objetivos : em atualização
Linhas de Investigação
Tópicos/Subtemas de Investigação:
A – Redes e instituições de Qualificação (contextos formal e não formal de aprendizagem) e desenvolvimento local (BNico )
Objetivos:
1. Conhecer as relações existentes entre as características dos territórios e os contextos institucionais de aprendizagem que neles ocorrem;
2. Compreender o papel, a importância e as relações existentes, em cada território e comunidade, dos contextos formais, não-formais e informais de educação e formação;
3. Conhecer o papel das instituições não-escolares nos percursos de qualificação dos indivíduos
4. Avaliar do papel da qualificação nos processos de desenvolvimento local;
5. Apresentar propostas educacionais para territórios determinados.
B - Escolas e Políticas Educativas, Administração, Organização e Avaliação de escolas (J Verdasca )
Objetivos:
1. Promover a investigação em administração e gestão escolar numa perspetiva de compreensão de problemas concretos;
2. Prestar apoio técnico e cientifico às organizações escolares, no desenvolvimento de processos de avaliação interna;
3. Fundamentar propostas de intervenção no campo da definição de políticas educativas e de investigação educacional;
4. Investigar o impacto de diferentes modelos e processos de governança na qualidade do serviço educativo prestado;
5. Identificar e compreender fatores de qualidade das escolas;
6. Identificar boas práticas em diferentes domínios da organização e funcionamento das instituições educativas e promover o benchmarking ;
7. Desenvolver, implementar e avaliar projetos de combate ao insucesso e absentismo escolar;
8. Estudar o impacto de diferentes medidas de política educativa nas organizações escolares
em atualização
Outras Informações :
Projetos
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Publicações
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