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Entre os dias 20 e 21 de maio de 2025, a Universidade da Beira Interior (UBI) acolheu a 4ª edição das Conferências Internacionais em Psicologia Clínica e da Saúde (4CI-PCS), onde o CIEP-EU marcou presença.

A nossa investigadora, Anabela Pereira, foi responsável pela Conferência Plenária intitulada "Da Intervenção Online aos Chatbots Terapêuticos: Desafios na Saúde Mental". Em comunicações livres, Catarina Roque apresentou "Avaliação do Impacto do Programa de Reorganização da Função Parental na Adaptação de Pais de Crianças com Deficiência"; Inês Agostinho contribuiu com a comunicação "Bem-Estar em Adultos de Meia-Idade e Idosos Portugueses" e Ana Orvalho Dias apresentou "Nascimento Suportado por Comunicação Empática Baseada em Recursos (Científicos e Tecnológicos) – NASCER".

Publicado em 26.05.2025
Nos dias 24 e 25 de março de 2025, decorreu em Palermo (Itália), o encontro internacional da equipa do projeto Stronger Youth para formação de professores e mentores com vista à implementação do projeto piloto de mentoria por pares em contexto escolar. Participaram no encontro, os membros da equipa internacional, bem como um professor e dois mentores de cada um dos países. Foi apresentado o Online Skills Assessment Tool (OSAT) e a sua utilização no processo de seleção de mentores, o guia de atividades para os mentores desenvolverem com os seus mentorandos, e o guia de educadores para apoio aos professores no processo de implementação do programa de mentoria. A equipa de formadores constitui-se de membros das equipas do projeto em cada um dos países; a equipa da Universidade de Évora foi representada pela investigadora do CIEP-UÉ, professora Luísa Grácio. Acompanha aqui: https://strongeryouth.eu/pt-pt/
Publicado em 23.05.2025
Vai ter lugar na Universidade de Évora o "1st Phd Summit In Psychology – Shaping Mental Health: From Research to Change, em formato híbrido. Pretende ser um espaço de partilha de conhecimentos na área da Psicologia, contribuindo assim para a promoção da saúde mental, do bem-estar individual, grupal e social. Além de Conferências, decorrem sessões de apresentação de trabalhos em Simpósio de Comunicações Orais e Sessão de Posters.   Se é estudante de doutoramento, não hesite, este é um lugar privilegiado para si. Profissionais da Psicologia e outras áreas afins são também bem vindos.   Link: https://forms.gle/vdczyrNXHyEUvtRT7
Publicado em 23.05.2025
No âmbito da participação que a Universidade de Évora mantém na CPCJ de Évora como projeto de extensão à comunidade, acolhemos na reunião mensal da Comissão Alargada a dinamização de uma ação formativa. A atividade, aberta a toda a comunidade académica, concorre para uma sensibilização ao fenómeno e esclarecimentos sobre o sistema nacional de referenciação de vítimas de Tráfico de Seres Humanos (TSH), focando identificadas especificidades do Alentejo e propostas de práticas de atuação. Estará a cargo da Equipa Multidisciplinar Especializada Regional - Alentejo (EME-Alentejo). A APF (Associação para o Planeamento da Família) é a responsável pela gestão das diversas Equipas Multidisciplinares Especializadas Regionais (Equipas EME). A sua intervenção é especializada e direcionada para a assistência a vítimas de TSH, e pressupõe uma atuação baseada numa ótica de proximidade e articulação com diversos intervenientes locais nos processos de sinalização, identificação e integração de presumíveis vítimas. Atualmente, Portugal conta com cinco dessas equipas que se constituem como respostas de primeira linha para a assistência a vítimas de Tráfico de Seres Humanos (TSH). Pertencem ao Sistema de Referenciação Nacional e atuam em situações de emergência, de forma informada e responsável. A entrada é livre e está aberta a todos/as os/as interessados/as. Contamos consigo! Organização: Conceição Leal da Costa (Departamento de Pedagogia e Educação; CIEP|UÉ) em colaboração com a CPCJ de Évora e EME TSH Alentejo. Atividade realizada no âmbito da participação da Universidade de Évora nas atividades da CPCJ-Évora.
Publicado em 21.05.2025
No âmbito da unidade curricular Leitura e Educação Literária, do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação, terá lugar a conferência intitulada "Os espíritos do tempo na literatura infantil. Entre angelismos e malícias" ['espíritos do tempo' em itálico], a ser proferida pela Professora Doutora Ana Maria Machado, investigadora da Universidade de Coimbra. A sessão realizar-se-á no próximo dia 23 de maio, pelas 17h00, no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca. Esta conferência constitui uma oportunidade privilegiada para refletir criticamente sobre os modos como a literatura infantil tem dialogado com as transformações sociais e culturais contemporâneas. A entrada é livre e dirigida à comunidade académica e a todos os interessados na temática.
Publicado em 16.05.2025
Está a começar um novo projeto europeu que procura combater a violência de género no local de trabalho: BRAVE-WOW, Building Respectful and Violence-free gender-inclusive Environments in the World of Work. Construir ambientes de trabalho inclusivos, em termos de género, respeitosos e livres de violência é o objetivo principal do BRAVE-WOW, um novo projeto CERV, que começou no dia 1 de maio e teve a kickoff meeting no dia 12 de maio, na Universidade de Coimbra. Coordenado pela Universidade de Coimbra e reunindo 14 parceiros de 4 países da União Europeia, incluindo o Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE) o BRAVE-WOW visa abordar a violência de género (VG) e o assédio no local de trabalho, com um foco particular no setor da saúde – um dos mais afetados por estas questões. Uma grande inovação do BRAVE-WOW é o desenvolvimento de uma nova ferramenta de avaliação – o Questionário de Violência de Género no Trabalho – concebido para melhorar a compreensão e a prevenção da violência de género e do assédio no local de trabalho, que será complementado pelo Questionário de Trabalho Digno. Estas ferramentas serão aplicadas e testadas em organizações de saúde em Portugal, Itália, Espanha e Eslovénia, e posteriormente estendidas a outros contextos europeus. O BRAVE-WOW irá construir uma compreensão profunda das causas da VG e do assédio através de uma recolha e análise de dados robusta e atualizada, realizando uma investigação abrangente à escala da UE. A sua abordagem baseia-se nos princípios do trabalho digno e adota uma perspetiva interseccional e sensível ao género, reconhecendo as experiências de mulheres, homens, pessoas LGBTQA+ e grupos especificamente vulneráveis. O projeto foi concebido para ser participativo e inclusivo desde o início, utilizando grupos focais, entrevistas e mesas redondas com os principais stakeholders, complementados pela análise de sentimentos nas redes sociais, para monitorizar e identificar expressões online de violência ou comportamentos tóxicos. As conclusões informarão a criação de procedimentos práticos e recomendações políticas, codesenvolvidas com parceiros e colaboradores externos.
Publicado em 16.05.2025
Decorreu, no passado dia 29 de abril de 2025, a sessão pública de apresentação do livro «Educação e Território: Fragmentos do Alentejo», organizado por Lurdes Pratas Nico & Bravo Nico. O livro resulta das últimas 2 edições do «Encontro Regional de Educação APRENDER NO ALENTEJO», realizadas em 2021 e 2023. Na mesa da sessão estiveram presentes os organizadores (Lurdes Pratas Nico e Bravo Nico); os oradores que apresentaram o livro (Paulo Piçarra do Diário do Sul e Luísa Carvalho do Instituto Politécnico de Portalegre), assim como o Diretor do CIEP entidade que editou o livro (Luís Sebastião). O «Encontro Regional de Educação APRENDER NO ALENTEJO» teve o seu início em 2003, na Universidade de Évora e está ancorado à linha de investigação "Políticas Educativas, Territórios e Instituições" do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade de Évora. Até hoje, já foram publicados 10 livros e centenas de comunicações com contributos de investigadores e professores ao que se juntam as experiências, relatos e conhecimentos concretizados em diferentes espaços educativos como escolas, centros de formação, autarquias, sociedade civil. O livro, agora apresentado, encontra-se acessível no Repositório Digital de Publicações Científicas da Universidade de Évora.
Publicado em 05.05.2025
Nos próximos dias 5, 6 e 7 de maio, irá realizar-se, no Colégio do Espírito Santo, um encontro do projeto Gender Neutr-All.
Na última década as questões de género e as desigualdades em geral, o aumento da violência sexual e de género e os casos de assédio tornaram-se uma grande preocupação nas escolas. É um fenómeno crescente com o qual os atores educativos (professores, diretores de escola, psicólogos, etc.) se confrontam e com o qual sentem muitas vezes dificuldade em lidar e intervir.
O projeto Gender Neutr-All é um projeto europeu que envolve universidades e escolas do ensino secundário de Portugal, França e Grécia e que tem como principais objetivos i) a formação de professores e a educação dos alunos no quadro da igualdade de género considerada como um valor e um direito fundamental e ii) a compreensão e a desconstrução dos estereótipos de género.
O nosso projeto foi ainda construído em torno da interseccionalidade, ou seja, da combinação dinâmica das questões de género com outras caraterísticas pessoais ou de identidade cultural (idade, nacionalidade, religião, etc.) dado que todas elas têm associadas experiências únicas de discriminação, no pressuposto de que trabalhar para a igualdade de género significa, também, trabalhar para a igualdade cultural e social. Apesar da relevância da problemática na altura em que submetemos o projeto em 2022 estávamos longe de imaginar a gravidade que estas questões viriam a assumir e do retrocesso provocada por agendas políticas extremamente agressivas com que estamos a ser confrontados em 2025.
Reconhecendo o importante papel da escola na formação da cidadania participativa, este projeto de parceria, baseado na colaboração entre universidades e escolas secundárias, visa produzir módulos de formação e ferramentas pedagógicas para apoiar o pessoal educativo e desenvolver as competências dos adolescentes tendo em conta as realidades educativas, sociais e culturais dos países parceiros.
Publicado em 02.05.2025

O Centro de Investigação em Educação e Psicologia felicita a nossa investigadora Anabela Pereira, cujo artigo intitulado "Insomnia Severity Index: A reliability generalisation meta-analysis", publicado na revista Journal of Sleep Research, foi reconhecido como um dos 10 artigos mais lidos de 2023 pela editora Wiley.

Publicado em 30.04.2025

Hugo Rebelo, Ana Maria Cristóvão e Rita Payan Carreira participaram no 1.º Encontro da Rede Portuguesa de Pensamento Crítico, da qual são membros. O evento foi realizado no ISLA Santarém – Instituto Politécnico de Santarém, nos dias 3 e 4 de abril.

Apresentaram a comunicação: "Pensamento Crítico na Transição para o Mercado de Trabalho: O Que Dizem os Profissionais Veterinários?".

Publicado em 03.04.2025