Notícias
« Anterior Seguinte » 1 2 3 4 5 6 7 8 ...10
A Universidade Popular Túlio Espanca, da Universidade de Évora, realizou, quarta-feira, no Colégio do Espírito Santo, a formação da UPTE 2024/2025. O evento decorreu ao longo do dia e reuniu representantes dos diferentes polos constituintes da rede.
O projeto europeu Stronger Youth - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring (https://strongeryouth.eu/) realizou uma investigação que destaca a necessidade de intervenções que promovam o bem-estar e a saúde mental dos adolescentes. Em Portugal, o estudo Saúde Psicológica e Bem-Estar nas Escolas Portuguesas, realizado em junho de 2023 no âmbito de uma parceria entre o Ministério da Educação e várias organizações, revelou que 20% das crianças e adolescentes entre os 5 e os 18 anos estavam insatisfeitos com a vida; mais de metade apresentava um baixo nível de bem-estar e estava em risco de depressão, sendo que as raparigas tinham um risco três vezes superior ao dos rapazes. Estes resultados sublinham a relevância de intervenções no ambiente escolar com foco na saúde psicológica, um dos objetivos do projeto Stronger Youth através do programa de mentoria que está a desenvolver.
Luísa Grácio, Investigadora do CIEP-UÉ, e Maria João Carapeto, Investigadora do CHRC, estiveram em Valência, Espanha, nos dias 29 e 30 de novembro último, para participar na segunda reunião transnacional do projeto Stronger Youth - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring (https://strongeryouth.eu).
Este é um projeto Erasmus+, financiado pela Comissão Europeia, que conta com parceiros de seis países europeus (Espanha, Itália, Polónia, Portugal, Républica Checa e Roménia) e tem como objetivo principal construir um programa de mentoria entre pares como intervenção preventiva de problemas de saúde mental e de inclusão de adolescentes.
Portugal está representado por uma equipa do Departamento de Psicologia da UÉ, que inclui a Profª Heldemerina Pires, e que é coordenada pela Professora Luísa Grácio, contando com a Escola Secundária Rainha Santa Isabel (Estremoz) como parceiro local.
Nesta reunião, a equipa portuguesa apresentou as principais conclusões da investigação, que liderou, sobre dificuldades psicológicas e recursos dos adolescentes nos seis países parceiros, e propôs o enquadramento metodológico para a construção de um instrumento de avaliação para auxiliar a seleção de jovens mentores.
O Bolseiro de Doutoramento do CIEP-UÉ, Nuno Mirando e Silva, foi distinguido com o prémio de Melhor Comunicação Oral no XVII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS), realizado entre os dias 17 e 19 de outubro, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e em formato online.
O trabalho premiado, intitulado "Práticas de avaliação sumativa na Educação Física: entre a uniformidade e a desconformidade", foi desenvolvido em coautoria com Sónia Pereira Dinis.
« Anterior Seguinte » 1 2 3 4 5 6 7 8 ...10