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A aula aberta concorre para os objetivos da unidade curricular que a integra (Conhecimento e Desenvolvimento Profissional do Professor). Tem como objetivo partilhar um recorte da investigação realizada pela oradora, no âmbito da sua tese de doutoramento ainda em curso. Aborda-se o processo de investigação, focando a análise de dados e a identificação de especificidades do conhecimento profissional docente que emergem nas experiências de investigação das participantes -futuras educadoras/professoras e profissionais nos primeiros anos de profissão. Destacam-se também as emergentes relações entre esse conhecimento e o desenvolvimento profissional percebido pelas participantes, assim como evidências dos respetivos processos de aprendizagem na formação inicial e nos primeiros anos na profissão. Permitindo identificar vivências e características desses momentos, conclui-se que parecem revelar-se fortes influências na construção da identidade profissional daquelas educadoras/professoras.
Vamos ter mais um ciclo de “Histórias profissionais na 1ª pessoa” onde teremos a presença de duas profissionais inspiradoras que vêm partilhar connosco o modo como foram construindo a sua identidade profissional e dando sentido à profissão de educadora de infância e de professora de 1º Ciclo do Ensino Básico ao longo da sua vida profissional.
Ilda Coelho é Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico com 38 anos de experiência. Coordenadora da escola Básica da Horta das Figueiras e dinamizadora de diversos projetos de cidadania na escola.
Teresa de Matos é Educadora de Infância com 40 anos de experiência em Creche e Jardim de Infância em diferentes Contextos Educativos: Rede Solidária (IPSS), Rede Privada e Rede Pública. Formadora em diversos Centros de Formação, dinamizadora de eventos educativos especialmente no âmbito da APEI e do MEM.
A atividade tem como oradoras convidadas a Doutora Yolanda Aragón e a Doutora Maria Dolores Villena, da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada, Espanha, e enquadra-se os seguintes objetivos:
- Contribuir para a compreensão do valor e do papel da investigação em Educação, assim como da natureza do conhecimento produzido.
- Desenvolver atitudes investigativas relativamente à prática profissional e perspetivar a investigação como meio para melhorar a ação educativa e evoluir profissionalmente.
Aberto aos interessados, a entrada é livre.
A inscrição nesta conferência é gratuita, mas obrigatória e limitada à lotação do espaço virtual existente. A mesma estará disponível até às 12h00 do dia 14 de novembro de 2024. Faça já a sua inscrição no seguinte link: https://forms.gle/wWxpmgWW94uG1GBs8
Gratos pela atenção, contamos com a vossa participação!
Este evento formativo e de transferência de conhecimento, que articula a docência na Unidade Curricular Construção de Conhecimento e Desenvolvimento Profissional do Professor, do Doutoramento em Ciências da Educação e projetos de investigação, a sessão será dinamizada pelo Doutor António Borralho (Universidade de Évora, CIEP, DPE). Com uma abordagem dialógica, concorre para os seguintes objetivos:
1. Conhecer a evolução da investigação sobre o professor e os marcos teóricos de referência relativos ao conhecimento profissional do professor.
2. Contribuir para a compreensão de processos investigativos em que a prática profissional mantém relações com o conhecimento profissional do professor e o respetivo desenvolvimento.
3. Partilhar experiências de investigação realizada com professores, possibilitando aos doutorandos conhecer os trabalhos diversos e debater em torno das reflexões produzidas.
A Aula Aberta terá lugar no dia 9 de novembro de 2024, pelas 9h30min na sala 104 do Colégio do Espírito Santo (Universidade de Évora).
A entrada é livre.
O Seminário 3 “Investigação em Língua Materna e Literatura durante o estágio, na formação inicial de educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico” integra o II Ciclo de Seminários: Investigação, construção de conhecimento e formação de professores realiza-se no âmbito da Unidade Curricular de Investigação na Educação de Infância (0-12 anos), do Mestrado em Educação Pré-escolar e Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Évora, em articulação com projetos de investigação com acolhimento no CIEP|UÉ.
A atividade tem como objetivos:
Contribuir para a problematização em educação de infância, como contexto e objeto de investigação, assim como conhecer investigação recente desenvolvida neste domínio e realizada durante o estágio.
Contribuir para a compreensão de processos investigativos desenvolvidos na formação inicial de professores, conhecendo métodos e técnicas mobilizados na sua concretização, desde a formulação do problema até ao apuramento de conclusões e sua divulgação.
Partilhar, entre pares, experiências de investigação realizada com crianças e feita por futuros professores em ambiente escolar.
A oradora convidada é a Professora Doutora Ângela Balça da Universidade de Évora.
O seminário terá lugar no dia 30 de outubro de 2024, pelas 14h no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca (Universidade de Évora).
Aberto aos interessados, a entrada é livre.
No dia 30 de outubro de 2024 iremos discutir a qualidade da educação em creche das crianças até aos 3 anos e o contributo das Orientações Pedagógicas para Creche (OPC) recentemente publicadas pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança social. Este seminário será dinamizado por uma das autoras das OPC, Assunção Folque. Público alvo: estudantes e docentes da Licenciatura em Educação Básica e dos mestrados em Educação Pré-escolar e Educação Pré escolar e ensino do 1º CEB; educadores cooperantes da UE; Instituições de educação de infância; outros profissionais e famílias.
A atividade tem como objetivos:
- Contribuir para a problematização em educação de infância, como contexto e objeto de investigação, assim como conhecer investigação recente desenvolvida neste domínio e realizada durante o estágio.
- Contribuir para a compreensão de processos investigativos desenvolvidos na formação inicial de professores, conhecendo métodos e técnicas mobilizados na sua concretização, desde a formulação do problema até ao apuramento de conclusões e sua divulgação.
- Partilhar, entre pares, experiências de investigação realizada com crianças e feita por futuros professores em ambiente escolar.
CIEP|UÉ; Assistente convidada, DPE).
O seminário terá lugar no dia 16 de outubro de 2024, pelas 14h no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca (Universidade de Évora).
Aberto aos interessados, a entrada é livre.
No âmbito do Ciclo de Conferências “Diálogos sobre Educação e Tecnologias Digitais: Fundamentos, Dilemas e Desafios”, organizado no âmbito da unidade curricular Educação e Tecnologias Digitais do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação da UÉ, em parceria com o CIEP, o DPE e o Centro de Competência TIC da UÉ, irão decorrer, ao longo do primeiro semestre de 2024/2025, um conjunto de quatro conferências dinamizadas por distintos especialistas com percursos notáveis na área das tecnologias educativas. Saber +: https://sleepy-scarecrow-306.notion.site/PhD-Ciclo-de...
A primeira conferência, intitulada “Das novas tecnologias da informação ao digital na educação: percursos e reflexões sobre investigação & desenvolvimento”, dinamizada pelo Prof. Doutor João Correia de Freitas, Professor Auxiliar da Universidade NOVA de Lisboa, terá lugar no dia 12 de outubro de 2024, via zoom, entre as 16h30 e as 18h00: https://sleepy-scarecrow-306.notion.site/Confer-ncia-1...
A inscrição nesta conferência é gratuita, mas obrigatória e limitada à lotação do espaço virtual existente. A mesma estará disponível até às 12h00 do dia 11 de outubro de 2024. Faça já a sua inscrição no seguinte link: https://forms.gle/WKnD4geNCJoXmnRs5
Gratos pela atenção, contamos com a vossa participação!