Notícias
A inscrição nesta conferência é gratuita, mas obrigatória e limitada à lotação do espaço virtual existente. A mesma estará disponível até às 12h00 do dia 14 de novembro de 2024. Faça já a sua inscrição no seguinte link: https://forms.gle/wWxpmgWW94uG1GBs8
Gratos pela atenção, contamos com a vossa participação!
Este evento formativo e de transferência de conhecimento, que articula a docência na Unidade Curricular Construção de Conhecimento e Desenvolvimento Profissional do Professor, do Doutoramento em Ciências da Educação e projetos de investigação, a sessão será dinamizada pelo Doutor António Borralho (Universidade de Évora, CIEP, DPE). Com uma abordagem dialógica, concorre para os seguintes objetivos:
1. Conhecer a evolução da investigação sobre o professor e os marcos teóricos de referência relativos ao conhecimento profissional do professor.
2. Contribuir para a compreensão de processos investigativos em que a prática profissional mantém relações com o conhecimento profissional do professor e o respetivo desenvolvimento.
3. Partilhar experiências de investigação realizada com professores, possibilitando aos doutorandos conhecer os trabalhos diversos e debater em torno das reflexões produzidas.
A Aula Aberta terá lugar no dia 9 de novembro de 2024, pelas 9h30min na sala 104 do Colégio do Espírito Santo (Universidade de Évora).
A entrada é livre.
O Seminário 3 “Investigação em Língua Materna e Literatura durante o estágio, na formação inicial de educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico” integra o II Ciclo de Seminários: Investigação, construção de conhecimento e formação de professores realiza-se no âmbito da Unidade Curricular de Investigação na Educação de Infância (0-12 anos), do Mestrado em Educação Pré-escolar e Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Évora, em articulação com projetos de investigação com acolhimento no CIEP|UÉ.
A atividade tem como objetivos:
Contribuir para a problematização em educação de infância, como contexto e objeto de investigação, assim como conhecer investigação recente desenvolvida neste domínio e realizada durante o estágio.
Contribuir para a compreensão de processos investigativos desenvolvidos na formação inicial de professores, conhecendo métodos e técnicas mobilizados na sua concretização, desde a formulação do problema até ao apuramento de conclusões e sua divulgação.
Partilhar, entre pares, experiências de investigação realizada com crianças e feita por futuros professores em ambiente escolar.
A oradora convidada é a Professora Doutora Ângela Balça da Universidade de Évora.
O seminário terá lugar no dia 30 de outubro de 2024, pelas 14h no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca (Universidade de Évora).
Aberto aos interessados, a entrada é livre.
No dia 30 de outubro de 2024 iremos discutir a qualidade da educação em creche das crianças até aos 3 anos e o contributo das Orientações Pedagógicas para Creche (OPC) recentemente publicadas pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança social. Este seminário será dinamizado por uma das autoras das OPC, Assunção Folque. Público alvo: estudantes e docentes da Licenciatura em Educação Básica e dos mestrados em Educação Pré-escolar e Educação Pré escolar e ensino do 1º CEB; educadores cooperantes da UE; Instituições de educação de infância; outros profissionais e famílias.
A atividade tem como objetivos:
- Contribuir para a problematização em educação de infância, como contexto e objeto de investigação, assim como conhecer investigação recente desenvolvida neste domínio e realizada durante o estágio.
- Contribuir para a compreensão de processos investigativos desenvolvidos na formação inicial de professores, conhecendo métodos e técnicas mobilizados na sua concretização, desde a formulação do problema até ao apuramento de conclusões e sua divulgação.
- Partilhar, entre pares, experiências de investigação realizada com crianças e feita por futuros professores em ambiente escolar.
CIEP|UÉ; Assistente convidada, DPE).
O seminário terá lugar no dia 16 de outubro de 2024, pelas 14h no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca (Universidade de Évora).
Aberto aos interessados, a entrada é livre.
No âmbito do Ciclo de Conferências “Diálogos sobre Educação e Tecnologias Digitais: Fundamentos, Dilemas e Desafios”, organizado no âmbito da unidade curricular Educação e Tecnologias Digitais do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação da UÉ, em parceria com o CIEP, o DPE e o Centro de Competência TIC da UÉ, irão decorrer, ao longo do primeiro semestre de 2024/2025, um conjunto de quatro conferências dinamizadas por distintos especialistas com percursos notáveis na área das tecnologias educativas. Saber +: https://sleepy-scarecrow-306.notion.site/PhD-Ciclo-de...
A primeira conferência, intitulada “Das novas tecnologias da informação ao digital na educação: percursos e reflexões sobre investigação & desenvolvimento”, dinamizada pelo Prof. Doutor João Correia de Freitas, Professor Auxiliar da Universidade NOVA de Lisboa, terá lugar no dia 12 de outubro de 2024, via zoom, entre as 16h30 e as 18h00: https://sleepy-scarecrow-306.notion.site/Confer-ncia-1...
A inscrição nesta conferência é gratuita, mas obrigatória e limitada à lotação do espaço virtual existente. A mesma estará disponível até às 12h00 do dia 11 de outubro de 2024. Faça já a sua inscrição no seguinte link: https://forms.gle/WKnD4geNCJoXmnRs5
Gratos pela atenção, contamos com a vossa participação!
O Seminário “Prática de Ensino Supervisionada: O Processo Investigativo” integra o 2º Ciclo de Seminários: Investigação, construção de conhecimento e formação de professores da Unidade Curricular de Investigação na Educação de Infância (0-12 anos), do Mestrado em Educação Pré-escolar e Educação Pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Évora.
A atividade tem como objetivos:
1. Contribuir para a problematização em educação de infância, como contexto e objeto de investigação, assim como conhecer investigação recente desenvolvida neste domínio e realizada durante o estágio.
2. Contribuir para a compreensão de processos investigativos desenvolvidos na formação inicial de professores, conhecendo métodos e técnicas mobilizados na sua concretização, desde a formulação do problema até ao apuramento de conclusões e sua divulgação.
3. Partilhar, entre pares, experiências de investigação realizada com crianças e feita por futuros professores em ambiente escolar.
É conferencista convidada a Estudante finalista Mariana Realinho do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino básico da Universidade de Évora.
O seminário terá lugar no dia 9 de outubro de 2024, pelas 14h no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca (Universidade de Évora).
Aberto aos interessados, a entrada é livre.
No próximo dia 24 de outubro, às 17:30 horas, ocorrerá a apresentação do mais recente número da Revista Nova Águia (n.º 34 - 2.º semestre de 2024). O evento será realizado na Sala dos Docentes, no Colégio do Espírito Santo, e contará com a apresentação do Doutor Renato Epifânio.
A edição n.º34 da revista homenageia figuras centrais, com destaque para Agostinho da Silva, assinalando os 30 anos após o seu falecimento.
As Professoras Luísa Grácio, Maria João Carapeto e Heldemerina Pires, do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora, integram o Projeto Europeu “Stronger Youth - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring” (https://strongeryouth.eu/), que envolve seis países europeus (Chéquia, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Espanha).
Uma das primeiras tarefas do projeto, liderada pela equipa da Universidade de Évora, ajuda a conhecer as dificuldades psicológicas e necessidades de apoio dos adolescentes, tal como percebidas pelos adolescentes de cada país. O relatório sobre os adolescentes portugueses indica que a sua satisfação com a
vida é semelhante à indicada noutros estudos internacionais. Os alunos percecionaram mais desafios emocionais do que comportamentais, especialmente ansiedade, depressão e stress, devido a pressões escolares e familiares. Entre os problemas comportamentais, foram mencionados o comportamento agressivo e a violência, o isolamento social e a automutilação.
Foram também indicados problemas relacionais.
Os adolescentes portugueses valorizaram as relações interpessoais como forma de lidar com as dificuldades psicológicas; a mãe é a pessoa a quem mais provavelmente recorreriam para obter ajuda, seguida do namorado/namorada ou melhor amigo, outro amigo e o pai. Além disso, os adolescentes portugueses preferem os encontros presenciais (76,5%) para falar dos seus problemas pessoais, seguidos do telefone (47,1%), das mensagens de texto (33,3%) e das redes sociais (17,6%).
No dia 28 de setembro, pelas 10h30min, na Sala 1.04 do Colégio do Espírito Santo, realizar-se-á o Seminário, sob o título: Profissão docente: conhecimento científico entre a pesquisa e o ensino.
A sessão irá contar com a intervenção de Márcia Alves da Silva, Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é docente e investigadora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, Brasil e investigadora de Pós Doutoramento na Universidade de Évora, desenvolvendo o projeto “Narrativas biográficas e histórias de vida de mulheres em formação: diálogos entre experiências docentes no Brasil e Portugal”, com acolhimento no CIEP|UÉ.
Resumo: Organizado no âmbito da Unidade Curricular Conhecimento e Desenvolvimento Profissional do Professor, do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação, em colaboração com o CIEP|UÉ. O Seminário aborda a profissão docente e seus saberes, partindo de conceitos e influências da ciência moderna, passando pela construção e consolidação das ciências humanas e pela afirmação de pesquisas qualitativas, chegando a alguns desafios refletidos na docência, nos dias atuais. Também será abordada a contribuição teórica e epistemológica do pensamento de Paulo Freire para se pensar a escola e o desenvolvimento profissional docente.
Sumariamente, os objetivos do Seminário são os seguintes:
1. Divulgação de resultados parciais do projeto de investigação de pós-doutoramento em curso.
2. Contribuir para a compreensão de processos investigativos em que a prática profissional mantém relações com o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor.
3. Partilhar experiências de investigação participante, possibilitando aos participantes conhecer experiências docentes e investigativas de pesquisadores do exterior na UÉ, possibilitando debater com a oradora em torno das reflexões produzidas.
A entrada é livre e está aberto a todos/as os/as interessados/as.