Notícias
Luísa Grácio, Investigadora do CIEP-UÉ, e Maria João Carapeto, Investigadora do CHRC, estiveram em Valência, Espanha, nos dias 29 e 30 de novembro último, para participar na segunda reunião transnacional do projeto Stronger Youth - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring (https://strongeryouth.eu).
Este é um projeto Erasmus+, financiado pela Comissão Europeia, que conta com parceiros de seis países europeus (Espanha, Itália, Polónia, Portugal, Républica Checa e Roménia) e tem como objetivo principal construir um programa de mentoria entre pares como intervenção preventiva de problemas de saúde mental e de inclusão de adolescentes.
Portugal está representado por uma equipa do Departamento de Psicologia da UÉ, que inclui a Profª Heldemerina Pires, e que é coordenada pela Professora Luísa Grácio, contando com a Escola Secundária Rainha Santa Isabel (Estremoz) como parceiro local.
Nesta reunião, a equipa portuguesa apresentou as principais conclusões da investigação, que liderou, sobre dificuldades psicológicas e recursos dos adolescentes nos seis países parceiros, e propôs o enquadramento metodológico para a construção de um instrumento de avaliação para auxiliar a seleção de jovens mentores.
O Bolseiro de Doutoramento do CIEP-UÉ, Nuno Mirando e Silva, foi distinguido com o prémio de Melhor Comunicação Oral no XVII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS), realizado entre os dias 17 e 19 de outubro, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e em formato online.
O trabalho premiado, intitulado "Práticas de avaliação sumativa na Educação Física: entre a uniformidade e a desconformidade", foi desenvolvido em coautoria com Sónia Pereira Dinis.
A atividade tem como objetivos:
- Contribuir para a problematização em educação de infância, como contexto e objeto de investigação, assim como conhecer investigação recente desenvolvida neste domínio e realizada durante o estágio.
- Contribuir para a compreensão de processos investigativos desenvolvidos na formação inicial de professores, conhecendo métodos e técnicas mobilizados na sua concretização, desde a formulação do problema até ao apuramento de conclusões e sua divulgação.
- Partilhar, entre pares, experiências de investigação realizada com crianças e feita por futuros professores em ambiente escolar.
Breve nota curricular: Com doutoramento em Educação, Especialidade Didática e Desenvolvimento Curricular, na Universidade de Aveiro, é Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Viseu, na Escola Superior de Educação e investigadora no Centro de Estudos em Educação e Inovação. Foi Pró-Presidente para a Modernização Educativa do Instituto Politécnico de Viseu e atualmente desempenha funções de Vogal da Direção da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e de Secretária-Geral da European Educational Research Association. É Pró-Presidente para a Universidade Europeia EUNICE e participa como investigadora em diversos projetos e tem publicações reconhecidas e disseminadas internacionalmente.
O seminário terá lugar no dia 4 de dezembro de 2024, pelas 14h no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca (Universidade de Évora). Aberto aos interessados, presencialmente ou à distância através do link. A entrada é livre. Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97353063231?pwd=mbqlPqhx5NbIR95jmr3rHuRq53gL8B.1
Paulo Costa, investigador do Centro de Investigação em Educação e Psicologia, marcou presença na sessão de diálogo dedicada ao tema "Literatura Infantojuvenil no Espaço CPLP". O evento, realizado no âmbito do projeto "Ilhas e Encantamentos", foi promovido pelo Instituto Camões e decorreu em Lisboa.
A iniciativa explorou o papel da literatura infantojuvenil enquanto veículo cultural e educativo nos países de língua portuguesa. Reunindo especialistas de diferentes áreas, o diálogo destacou a importância de uma abordagem colaborativa para promover a diversidade literária e fomentar hábitos de leitura entre os mais jovens.