Notícias

A Universidade Popular Túlio Espanca, da Universidade de Évora, realizou, quarta-feira, no Colégio do Espírito Santo, a formação da UPTE 2024/2025. O evento decorreu ao longo do dia e reuniu representantes dos diferentes polos constituintes da rede.

Publicado em 06.12.2024

O projeto europeu Stronger Youth - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring (https://strongeryouth.eu/) realizou uma investigação que destaca a necessidade de intervenções que promovam o bem-estar e a saúde mental dos adolescentes. Em Portugal, o estudo Saúde Psicológica e Bem-Estar nas Escolas Portuguesas, realizado em junho de 2023 no âmbito de uma parceria entre o Ministério da Educação e várias organizações, revelou que 20% das crianças e adolescentes entre os 5 e os 18 anos estavam insatisfeitos com a vida; mais de metade apresentava um baixo nível de bem-estar e estava em risco de depressão, sendo que as raparigas tinham um risco três vezes superior ao dos rapazes. Estes resultados sublinham a relevância de intervenções no ambiente escolar com foco na saúde psicológica, um dos objetivos do projeto Stronger Youth através do programa de mentoria que está a desenvolver.

Publicado em 05.12.2024
Neste evento formativo e de transferência de conhecimento, articula-se a docência na unidade curricular Construção de Conhecimento e Desenvolvimento Profissional do Professor, do Doutoramento em Ciências da Educação e projetos de investigação em curso. A sessão será dinamizada pela Doutora Vania Finholdt Angelo Leite (Professora Associada da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil). Ocorrerá presencialmente e online, via Zoom, conforme informação no cartaz anexo. Com uma abordagem dialógica, concorre para os seguintes objetivos: 1. Compreender relações entre colaboração, conhecimento e desenvolvimento profissional. 2. Conhecer possíveis atores, focos e fatores de sucesso, a partir de uma investigação concreta. 3. Partilhar experiências de investigação-formação em comunidade de prática. A Aula Aberta terá lugar no dia 7 de dezembro de 2024, pelas 14:30h, na sala 104 do Colégio do Espírito Santo (Universidade de Évora). A entrada é livre.
Publicado em 03.12.2024
Neste evento formativo e de transferência de conhecimento, articula-se a docência na unidade curricular Construção de Conhecimento e Desenvolvimento Profissional do Professor, do Doutoramento em Ciências da Educação e projetos de investigação em curso. A sessão será dinamizada pela Educadora/Professora Beatriz Calado, doutoranda em Ciências da Educação na Universidade de Évora. Com uma abordagem dialógica, concorre para os seguintes objetivos: 1. Conhecer elementos da prática e respetivas relações com o conhecimento e a construção da identidade profissional. 2. Contribuir para a compreensão de processos investigativos sobre a própria prática. 3. Partilhar experiências de investigação realizada por professores. A Aula Aberta terá lugar no dia 7 de dezembro de 2024, pelas 11h, na sala 104 do Colégio do Espírito Santo (Universidade de Évora). A entrada é livre.
Publicado em 03.12.2024
No dia 27 de novembro de 2024, às 14h30, realizou-se no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca (sala B 0.10), da Universidade de Évora, a Conferência Português Língua Não Materna - das políticas educativas às práticas pedagógicas. Esta Conferência foi proferida pelo Dr. Joaquim Segura, do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, Lisboa. A organização desta Conferência foi da responsabilidade de Ângela Balça, Conceição Leal da Costa e Paulo Costa (CIEP-UE & DPE).
Publicado em 29.11.2024
Vamos ter mais um ciclo de “Histórias profissionais na 1ª pessoa” onde teremos a presença de duas profissionais inspiradoras que vêm partilhar connosco o modo como foram construindo a sua identidade profissional e dando sentido à profissão de educadora de infância e de professora de 1º Ciclo do Ensino Básico ao longo da sua vida profissional. Teresa de Matos é Educadora de Infância com 40 anos de experiência em Creche e Jardim de Infância em diferentes Contextos Educativos: Rede Solidária (IPSS), Rede Privada e Rede Pública. Formadora em diversos Centros de Formação, dinamizadora de eventos educativos especialmente no âmbito da APEI e do MEM.
Publicado em 27.11.2024
Na sexta-feira, 6 de dezembro, o Auditório do Colégio Pedro da Fonseca irá receber o Colóquio - Educação para Todos: Inovação Pedagógica e Sucesso Educativo, uma iniciativa promovida pelo Programa de Doutoramento em Ciências da Educação da Universidade de Évora. O evento contará com a presença de José Verdasca, da Universidade de Évora e Patrícia Pinto, da Universidade Nova de Lisboa. A entrada é livre.
Publicado em 27.11.2024

Luísa Grácio, Investigadora do CIEP-UÉ, e Maria João Carapeto, Investigadora do CHRC, estiveram em Valência, Espanha, nos dias 29 e 30 de novembro último, para participar na segunda reunião transnacional do projeto Stronger Youth - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring (https://strongeryouth.eu).

Este é um projeto Erasmus+, financiado pela Comissão Europeia, que conta com parceiros de seis países europeus (Espanha, Itália, Polónia, Portugal, Républica Checa e Roménia) e tem como objetivo principal construir um programa de mentoria entre pares como intervenção preventiva de problemas de saúde mental e de inclusão de adolescentes.

Portugal está representado por uma equipa do Departamento de Psicologia da UÉ, que inclui a Profª Heldemerina Pires, e que é coordenada pela Professora Luísa Grácio, contando com a Escola Secundária Rainha Santa Isabel (Estremoz) como parceiro local.

Nesta reunião, a equipa portuguesa apresentou as principais conclusões da investigação, que liderou, sobre dificuldades psicológicas e recursos dos adolescentes nos seis países parceiros, e propôs o enquadramento metodológico para a construção de um instrumento de avaliação para auxiliar a seleção de jovens mentores.

Publicado em 26.11.2024

O Bolseiro de Doutoramento do CIEP-UÉ, Nuno Mirando e Silva, foi distinguido com o prémio de Melhor Comunicação Oral no XVII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS), realizado entre os dias 17 e 19 de outubro, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e em formato online.

O trabalho premiado, intitulado "Práticas de avaliação sumativa na Educação Física: entre a uniformidade e a desconformidade", foi desenvolvido em coautoria com Sónia Pereira Dinis.

Publicado em 26.11.2024
O Seminário 5 “Investigação na prática, por práticos/as. Significados e processos de produção de conhecimento profissional na Educação de Infância” integra o II Ciclo de Seminários: Investigação, construção de conhecimento e formação de professores realiza-se no âmbito da Unidade Curricular de Investigação na Educação de Infância (0-12 anos), do Mestrado em Educação Pré-escolar e Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Évora, em articulação com projetos de investigação com acolhimento no CIEP|UÉ.
A atividade tem como objetivos:
  1. Contribuir para a problematização em educação de infância, como contexto e objeto de investigação, assim como conhecer investigação recente desenvolvida neste domínio e realizada durante o estágio.
  2. Contribuir para a compreensão de processos investigativos desenvolvidos na formação inicial de professores, conhecendo métodos e técnicas mobilizados na sua concretização, desde a formulação do problema até ao apuramento de conclusões e sua divulgação.
  3. Partilhar, entre pares, experiências de investigação realizada com crianças e feita por futuros professores em ambiente escolar.
A oradora convidada é a Professora Doutora Maria Figueiredo do Instituto Politécnico de Viseu.

Breve nota curricular: Com doutoramento em Educação, Especialidade Didática e Desenvolvimento Curricular, na  Universidade de Aveiro, é Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Viseu, na Escola Superior de Educação e investigadora no Centro de Estudos em Educação e Inovação. Foi Pró-Presidente para a Modernização Educativa do Instituto Politécnico de Viseu e atualmente desempenha funções de Vogal da Direção da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e de Secretária-Geral da European Educational Research Association. É Pró-Presidente para a Universidade Europeia EUNICE e participa como investigadora em diversos projetos e tem publicações reconhecidas e disseminadas internacionalmente.

O seminário terá lugar no dia 4 de dezembro de 2024, pelas 14h no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca (Universidade de Évora). Aberto aos interessados, presencialmente ou à distância através do link. A entrada é livre.   Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97353063231?pwd=mbqlPqhx5NbIR95jmr3rHuRq53gL8B.1
Publicado em 26.11.2024