Notícias

Nos próximos dias 5, 6 e 7 de maio, irá realizar-se, no Colégio do Espírito Santo, um encontro do projeto Gender Neutr-All.
Na última década as questões de género e as desigualdades em geral, o aumento da violência sexual e de género e os casos de assédio tornaram-se uma grande preocupação nas escolas. É um fenómeno crescente com o qual os atores educativos (professores, diretores de escola, psicólogos, etc.) se confrontam e com o qual sentem muitas vezes dificuldade em lidar e intervir.
O projeto Gender Neutr-All é um projeto europeu que envolve universidades e escolas do ensino secundário de Portugal, França e Grécia e que tem como principais objetivos i) a formação de professores e a educação dos alunos no quadro da igualdade de género considerada como um valor e um direito fundamental e ii) a compreensão e a desconstrução dos estereótipos de género.
O nosso projeto foi ainda construído em torno da interseccionalidade, ou seja, da combinação dinâmica das questões de género com outras caraterísticas pessoais ou de identidade cultural (idade, nacionalidade, religião, etc.) dado que todas elas têm associadas experiências únicas de discriminação, no pressuposto de que trabalhar para a igualdade de género significa, também, trabalhar para a igualdade cultural e social. Apesar da relevância da problemática na altura em que submetemos o projeto em 2022 estávamos longe de imaginar a gravidade que estas questões viriam a assumir e do retrocesso provocada por agendas políticas extremamente agressivas com que estamos a ser confrontados em 2025.
Reconhecendo o importante papel da escola na formação da cidadania participativa, este projeto de parceria, baseado na colaboração entre universidades e escolas secundárias, visa produzir módulos de formação e ferramentas pedagógicas para apoiar o pessoal educativo e desenvolver as competências dos adolescentes tendo em conta as realidades educativas, sociais e culturais dos países parceiros.
Publicado em 02.05.2025

O Centro de Investigação em Educação e Psicologia felicita a nossa investigadora Anabela Pereira, cujo artigo intitulado "Insomnia Severity Index: A reliability generalisation meta-analysis", publicado na revista Journal of Sleep Research, foi reconhecido como um dos 10 artigos mais lidos de 2023 pela editora Wiley.

Publicado em 30.04.2025

Hugo Rebelo, Ana Maria Cristóvão e Rita Payan Carreira participaram no 1.º Encontro da Rede Portuguesa de Pensamento Crítico, da qual são membros. O evento foi realizado no ISLA Santarém – Instituto Politécnico de Santarém, nos dias 3 e 4 de abril.

Apresentaram a comunicação: "Pensamento Crítico na Transição para o Mercado de Trabalho: O Que Dizem os Profissionais Veterinários?".

Publicado em 03.04.2025
Paulo Costa, investigador do CIEP-UÉ, participou no programa «90 Segundos da Ciência» da RTP. Este programa dá destaque a projetos científicos desenvolvidos em Portugal, e permite que os investigadores partilhem o impacto do seu trabalho com o público. Veja o episódio através do link: https://www.rtp.pt/play/p2936/e834759/90-segundos-ciencia
Publicado em 21.03.2025
A Universidade de Évora recebe, no próximo dia 29 de março, o II Seminário | Avaliar a Escola: Políticas, Práticas & Investigação, no âmbito do Observatório das Escolas do Sul (OBSERVES) e do Projeto Autoavaliação de Escolas - Conhecer, Agir, Melhorar (AECAM).
O seminário, certificado como formação de curta duração, é organizado conjuntamente pelo CFAE Beatriz Serpa Branco e o CIEP-UÉ.
A participação é gratuita, com inscrição obrigatória, até ao dia 28 de março, através do link: https://survey.uevora.pt/index.php/237387?lang=pt
Esperamos por si!
Publicado em 11.03.2025

As dinâmicas digitais transformaram a nossa comunicação, as nossas formas de identidade e a própria conceção das diferentes linguagens artísticas. A literatura volta a estar na vanguarda, calibrando e impulsionando novas práticas que permeiam os modos de pensar e agir. A Educação Literária, na atualidade, deve evitar compartimentos estanques, espaços exclusivos, esferas canónicas preestabelecidas. Falamos de literatura, pensamos com a literatura, potenciamos o literário como eixo transversal e imprescindível, daí o interesse em dialogar, discutir e analisar as vantagens e desvantagens de algumas das perspetivas mais inovadoras que o panorama atual nos oferece.

Os autores deste volume procuram colocar questões, evidenciar mudanças, propor alternativas à educação tradicional, mas, acima de tudo, refletir sobre a importância da literatura como um instrumento essencial para a formação de cidadãos críticos, comprometidos e livres. Este volume pretende constituir-se como espaço de diálogo interdisciplinar, princípio inalienável no atual quadro universitário, e atuar como um estímulo face à fragmentação dos espaços de conhecimento na investigação e no ensino.

A sessão contará com a presença do Diretor do CIEP, dos editores e da Professora Doutora Luísa Araújo (ISEC-Lisboa), que fará a apresentação do livro.

Publicado em 06.03.2025

A Universidade de Évora recebe, no próximo dia 1 de março, o II Seminário do Projeto Avaliação do Impacto da Formação Contínua (AIF), um evento dedicado à avaliação pedagógica e inclusão.

O seminário, certificado como formação de curta duração, é organizado conjuntamente pelo CFAE Beatriz Serpa Branco e o CIEP-UÉ.

A participação é gratuita, com inscrição obrigatória, até ao dia 27 de fevereiro, através do link: https://forms.gle/ArQWnsktcbBrkE8o6

Esperamos por si!

Em 01.03.2025
09:00 | Anfiteatro 131 - Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora

No próximo dia 14 de fevereiro, o Auditório do Colégio Pedro da Fonseca da Universidade de Évora receberá uma conferência dedicada ao tema "Sistema Educativo Brasileiro: Principais Desafios do Ensino Público".

O evento, que terá início às 16h00, contará com a presença de Guilherme Paiva de Carvalho e Jean Mac Cole Santos, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A moderação ficará a cargo de Marília Favinha.

A entrada é livre.

Publicado em 10.02.2025
O Fórum Português de Administração Educacional (FPAE), em colaboração com o Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-UÉ), convida todos os interessados a participar no 2.º Encontro de Inverno, subordinado ao tema: Da Flexibilidade Curricular, à Flexibilidade Organizacional – Estratégias Locais de Autonomia Pedagógica?
Este encontro terá lugar no dia 1 de fevereiro de 2025, na Sala 131 do Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória através do seguinte link: https://forms.gle/cMeQ6UTNRXPiYdJd8

 

 
Em 01.02.2025
10:00 | Anfiteatro 131 - Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora

O Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, em parceria com o Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e o Movimento Internacional Lusófono, irá realizar, a 30 e 31 de Janeiro, um Colóquio sobre o Pensamento e Obra de Manuel Ferreira Patrício, que se tornou entretanto mais acessível com a recente edição das suas “Obras Escolhidas” (Ed. MIL, 6 volumes).

O Colóquio decorrerá, num primeiro dia, em Lisboa na Biblioteca Nacional e num segundo dia na Universidade de Évora (Sala 131 do Colégio do Espírito Santo).

Caso pretenda participar neste Colóquio, deverá increver-se através do seguinte link: Formulário de inscrição.

 

Descarregue o programa anexo.

De 30.01.2025 | 10:00 a 31.01.2025 | 18:30