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No próximo dia 14 de fevereiro, o Auditório do Colégio Pedro da Fonseca da Universidade de Évora receberá uma conferência dedicada ao tema "Sistema Educativo Brasileiro: Principais Desafios do Ensino Público".
O evento, que terá início às 16h00, contará com a presença de Guilherme Paiva de Carvalho e Jean Mac Cole Santos, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A moderação ficará a cargo de Marília Favinha.
A entrada é livre.
Este encontro terá lugar no dia 1 de fevereiro de 2025, na Sala 131 do Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória através do seguinte link: https://forms.gle/cMeQ6UTNRXPiYdJd8
O Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, em parceria com o Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e o Movimento Internacional Lusófono, irá realizar, a 30 e 31 de Janeiro, um Colóquio sobre o Pensamento e Obra de Manuel Ferreira Patrício, que se tornou entretanto mais acessível com a recente edição das suas “Obras Escolhidas” (Ed. MIL, 6 volumes).
O Colóquio decorrerá, num primeiro dia, em Lisboa na Biblioteca Nacional e num segundo dia na Universidade de Évora (Sala 131 do Colégio do Espírito Santo).
Caso pretenda participar neste Colóquio, deverá increver-se através do seguinte link: Formulário de inscrição.
Descarregue o programa anexo.
A Universidade Popular Túlio Espanca, da Universidade de Évora, realizou, quarta-feira, no Colégio do Espírito Santo, a formação da UPTE 2024/2025. O evento decorreu ao longo do dia e reuniu representantes dos diferentes polos constituintes da rede.
O projeto europeu Stronger Youth - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring (https://strongeryouth.eu/) realizou uma investigação que destaca a necessidade de intervenções que promovam o bem-estar e a saúde mental dos adolescentes. Em Portugal, o estudo Saúde Psicológica e Bem-Estar nas Escolas Portuguesas, realizado em junho de 2023 no âmbito de uma parceria entre o Ministério da Educação e várias organizações, revelou que 20% das crianças e adolescentes entre os 5 e os 18 anos estavam insatisfeitos com a vida; mais de metade apresentava um baixo nível de bem-estar e estava em risco de depressão, sendo que as raparigas tinham um risco três vezes superior ao dos rapazes. Estes resultados sublinham a relevância de intervenções no ambiente escolar com foco na saúde psicológica, um dos objetivos do projeto Stronger Youth através do programa de mentoria que está a desenvolver.