Notícias

O Seminário 5 “Investigação na prática, por práticos/as. Significados e processos de produção de conhecimento profissional na Educação de Infância” integra o II Ciclo de Seminários: Investigação, construção de conhecimento e formação de professores realiza-se no âmbito da Unidade Curricular de Investigação na Educação de Infância (0-12 anos), do Mestrado em Educação Pré-escolar e Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Évora, em articulação com projetos de investigação com acolhimento no CIEP|UÉ.
A atividade tem como objetivos:
  1. Contribuir para a problematização em educação de infância, como contexto e objeto de investigação, assim como conhecer investigação recente desenvolvida neste domínio e realizada durante o estágio.
  2. Contribuir para a compreensão de processos investigativos desenvolvidos na formação inicial de professores, conhecendo métodos e técnicas mobilizados na sua concretização, desde a formulação do problema até ao apuramento de conclusões e sua divulgação.
  3. Partilhar, entre pares, experiências de investigação realizada com crianças e feita por futuros professores em ambiente escolar.
A oradora convidada é a Professora Doutora Maria Figueiredo do Instituto Politécnico de Viseu.

Breve nota curricular: Com doutoramento em Educação, Especialidade Didática e Desenvolvimento Curricular, na  Universidade de Aveiro, é Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Viseu, na Escola Superior de Educação e investigadora no Centro de Estudos em Educação e Inovação. Foi Pró-Presidente para a Modernização Educativa do Instituto Politécnico de Viseu e atualmente desempenha funções de Vogal da Direção da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e de Secretária-Geral da European Educational Research Association. É Pró-Presidente para a Universidade Europeia EUNICE e participa como investigadora em diversos projetos e tem publicações reconhecidas e disseminadas internacionalmente.

O seminário terá lugar no dia 4 de dezembro de 2024, pelas 14h no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca (Universidade de Évora). Aberto aos interessados, presencialmente ou à distância através do link. A entrada é livre.   Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97353063231?pwd=mbqlPqhx5NbIR95jmr3rHuRq53gL8B.1
Publicado em 26.11.2024

Paulo Costa, investigador do Centro de Investigação em Educação e Psicologia, marcou presença na sessão de diálogo dedicada ao tema "Literatura Infantojuvenil no Espaço CPLP". O evento, realizado no âmbito do projeto "Ilhas e Encantamentos", foi promovido pelo Instituto Camões e decorreu em Lisboa.

A iniciativa explorou o papel da literatura infantojuvenil enquanto veículo cultural e educativo nos países de língua portuguesa. Reunindo especialistas de diferentes áreas, o diálogo destacou a importância de uma abordagem colaborativa para promover a diversidade literária e fomentar hábitos de leitura entre os mais jovens.

Publicado em 26.11.2024
O Centro de Investigação em Educação e Psicologia participou na Semana da Ciência e da Tecnologia, promovida pelo Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA). Este evento, que decorre entre os dias 21 e 24 de novembro, celebra o Dia Nacional da Cultura Científica e reúne iniciativas que aproximam a ciência da comunidade. Na terça-feira, 21 de novembro, o Palácio D. Manuel acolheu três comunicações de investigadores do CIEP: Joana Latas apresentou "RAFA: um projeto inovador em sala de aula", Isabel Fialho destacou o "Programa de Apoio à Autoavaliação de Escolas" e a professora Ângela Balça abordou o tema "Investigar e formar para a transformação digital". Hoje, 22 de novembro, no PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, o professor João Viseu apresentou um pitch intitulado "Há um bebé a caminho sem livro de instruções!".
Publicado em 22.11.2024

A aula aberta concorre para os objetivos da unidade curricular que a integra (Conhecimento e Desenvolvimento Profissional do Professor). Tem como objetivo partilhar um recorte da investigação realizada pela oradora, no âmbito da sua tese de doutoramento ainda em curso. Aborda-se o processo de investigação, focando a análise de dados e a identificação de especificidades do conhecimento profissional docente que emergem nas experiências de investigação das participantes -futuras educadoras/professoras e profissionais nos primeiros anos de profissão. Destacam-se também as emergentes relações entre esse conhecimento e o desenvolvimento profissional percebido pelas participantes, assim como evidências dos respetivos processos de aprendizagem na formação inicial e nos primeiros anos na profissão. Permitindo identificar vivências e características desses momentos, conclui-se que parecem revelar-se fortes influências na construção da identidade profissional daquelas educadoras/professoras.

 

Publicado em 20.11.2024

Vamos ter mais um ciclo de “Histórias profissionais na 1ª pessoa” onde teremos a presença de duas profissionais inspiradoras que vêm partilhar connosco o modo como foram construindo a sua identidade profissional e dando sentido à profissão de educadora de infância e de professora de 1º Ciclo do Ensino Básico ao longo da sua vida profissional.

 

Ilda Coelho é Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico com 38 anos de experiência. Coordenadora da escola Básica da Horta das Figueiras e dinamizadora de diversos projetos de cidadania na escola.  

 

Teresa de Matos é Educadora de Infância com 40 anos de experiência em Creche e Jardim de Infância em diferentes Contextos Educativos: Rede Solidária (IPSS), Rede Privada e Rede Pública. Formadora em diversos Centros de Formação, dinamizadora de eventos educativos especialmente no âmbito da APEI e do MEM.

Publicado em 18.11.2024
Este momento do II Ciclo de Seminários, Investigação, construção de conhecimento e formação de professores, foca o como a investigação com crianças coloca desafios às escolas e aos professores, exigindo sensibilidades e compromissos com o seu bem-estar em diferentes nuances. Perspetivando como se podem promover estes valores, através de uma reflexão sobre os princípios éticos da investigação e orientando os futuros professores e investigadores para práticas responsáveis que privilegiam os direitos das crianças, abordam-se os principais fundamentos da ética na investigação com crianças nas diferentes fases do processo, assim como o papel dos profissionais. Desta forma, convida-se a pensar a ética não apenas como uma obrigação, mas como um pilar estruturante na produção de conhecimento educacional.
A atividade tem como oradoras convidadas a Doutora Yolanda Aragón e a Doutora Maria Dolores Villena, da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada, Espanha, e enquadra-se os seguintes objetivos:
  1. Contribuir para a compreensão do valor e do papel da investigação em Educação, assim como da natureza do conhecimento produzido.
  2. Desenvolver atitudes investigativas relativamente à prática profissional e perspetivar a investigação como meio para melhorar a ação educativa e evoluir profissionalmente.
O seminário terá lugar no dia 13 de novembro de 2024, pelas 14h no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca (Universidade de Évora).

Aberto aos interessados, a entrada é livre.
Publicado em 07.11.2024
No âmbito do Ciclo de Conferências “Diálogos sobre Educação e Tecnologias Digitais: Fundamentos, Dilemas e Desafios”, organizado no âmbito da unidade curricular Educação e Tecnologias Digitais do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação da UÉ, em parceria com o CIEP, o DPE e o Centro de Competência TIC da UÉ,  irão decorrer, ao longo do primeiro semestre de 2024/2025, um conjunto de quatro conferências dinamizadas por distintos especialistas com percursos notáveis na área das tecnologias educativas. Saber +   A segunda conferência, intitulada “Notas sobre a Ecologia das Aprendizagens”, dinamizada pelo Prof. Doutor Paulo Maria Bastos da Silva Dias, Professor Catedrático Aposentado e ex-Reitor da Universidade Aberta, terá lugar no dia 15 de novembro de 2024, via zoom, entre as 18h30 e as 20h00.

A inscrição nesta conferência é gratuita, mas obrigatória e limitada à lotação do espaço virtual existente. A mesma estará disponível até às 12h00 do dia 14 de novembro de 2024. Faça já a sua inscrição no seguinte link: https://forms.gle/wWxpmgWW94uG1GBs8

Gratos pela atenção, contamos com a vossa participação!
Publicado em 06.11.2024

Este evento formativo e de transferência de conhecimento, que articula a docência na Unidade Curricular Construção de Conhecimento e Desenvolvimento Profissional do Professor, do Doutoramento em Ciências da Educação e projetos de investigação, a sessão será dinamizada pelo Doutor António Borralho (Universidade de Évora, CIEP, DPE). Com uma abordagem dialógica, concorre para os seguintes objetivos:

1. Conhecer a evolução da investigação sobre o professor e os marcos teóricos de referência relativos ao conhecimento profissional do professor.

2. Contribuir para a compreensão de processos investigativos em que a prática profissional mantém relações com o conhecimento profissional do professor e o respetivo desenvolvimento.

3. Partilhar experiências de investigação realizada com professores, possibilitando aos doutorandos conhecer os trabalhos diversos e debater em torno das reflexões produzidas.

A Aula Aberta terá lugar no dia 9 de novembro de 2024, pelas 9h30min na sala 104 do Colégio do Espírito Santo (Universidade de Évora).

A entrada é livre.

Publicado em 05.11.2024

O Seminário 3 “Investigação em Língua Materna e Literatura durante o estágio, na formação inicial de educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico” integra o II Ciclo de Seminários: Investigação, construção de conhecimento e formação de professores realiza-se no âmbito da Unidade Curricular de Investigação na Educação de Infância (0-12 anos), do Mestrado em Educação Pré-escolar e Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Évora, em articulação com projetos de investigação com acolhimento no CIEP|UÉ.

 

A atividade tem como objetivos:

Contribuir para a problematização em educação de infância, como contexto e objeto de investigação, assim como conhecer investigação recente desenvolvida neste domínio e realizada durante o estágio.

Contribuir para a compreensão de processos investigativos desenvolvidos na formação inicial de professores, conhecendo métodos e técnicas mobilizados na sua concretização, desde a formulação do problema até ao apuramento de conclusões e sua divulgação.

Partilhar, entre pares, experiências de investigação realizada com crianças e feita por futuros professores em ambiente escolar.

 

A oradora convidada é a Professora Doutora Ângela Balça da Universidade de Évora.

 

O seminário terá lugar no dia 30 de outubro de 2024, pelas 14h no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca (Universidade de Évora).

 

Aberto aos interessados, a entrada é livre.

Publicado em 23.10.2024