Notícias
A atividade tem como objetivos:
- Contribuir para a problematização em educação de infância, como contexto e objeto de investigação, assim como conhecer investigação recente desenvolvida neste domínio e realizada durante o estágio.
- Contribuir para a compreensão de processos investigativos desenvolvidos na formação inicial de professores, conhecendo métodos e técnicas mobilizados na sua concretização, desde a formulação do problema até ao apuramento de conclusões e sua divulgação.
- Partilhar, entre pares, experiências de investigação realizada com crianças e feita por futuros professores em ambiente escolar.
Breve nota curricular: Com doutoramento em Educação, Especialidade Didática e Desenvolvimento Curricular, na Universidade de Aveiro, é Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Viseu, na Escola Superior de Educação e investigadora no Centro de Estudos em Educação e Inovação. Foi Pró-Presidente para a Modernização Educativa do Instituto Politécnico de Viseu e atualmente desempenha funções de Vogal da Direção da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e de Secretária-Geral da European Educational Research Association. É Pró-Presidente para a Universidade Europeia EUNICE e participa como investigadora em diversos projetos e tem publicações reconhecidas e disseminadas internacionalmente.
O seminário terá lugar no dia 4 de dezembro de 2024, pelas 14h no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca (Universidade de Évora). Aberto aos interessados, presencialmente ou à distância através do link. A entrada é livre. Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97353063231?pwd=mbqlPqhx5NbIR95jmr3rHuRq53gL8B.1
Paulo Costa, investigador do Centro de Investigação em Educação e Psicologia, marcou presença na sessão de diálogo dedicada ao tema "Literatura Infantojuvenil no Espaço CPLP". O evento, realizado no âmbito do projeto "Ilhas e Encantamentos", foi promovido pelo Instituto Camões e decorreu em Lisboa.
A iniciativa explorou o papel da literatura infantojuvenil enquanto veículo cultural e educativo nos países de língua portuguesa. Reunindo especialistas de diferentes áreas, o diálogo destacou a importância de uma abordagem colaborativa para promover a diversidade literária e fomentar hábitos de leitura entre os mais jovens.
A aula aberta concorre para os objetivos da unidade curricular que a integra (Conhecimento e Desenvolvimento Profissional do Professor). Tem como objetivo partilhar um recorte da investigação realizada pela oradora, no âmbito da sua tese de doutoramento ainda em curso. Aborda-se o processo de investigação, focando a análise de dados e a identificação de especificidades do conhecimento profissional docente que emergem nas experiências de investigação das participantes -futuras educadoras/professoras e profissionais nos primeiros anos de profissão. Destacam-se também as emergentes relações entre esse conhecimento e o desenvolvimento profissional percebido pelas participantes, assim como evidências dos respetivos processos de aprendizagem na formação inicial e nos primeiros anos na profissão. Permitindo identificar vivências e características desses momentos, conclui-se que parecem revelar-se fortes influências na construção da identidade profissional daquelas educadoras/professoras.
Vamos ter mais um ciclo de “Histórias profissionais na 1ª pessoa” onde teremos a presença de duas profissionais inspiradoras que vêm partilhar connosco o modo como foram construindo a sua identidade profissional e dando sentido à profissão de educadora de infância e de professora de 1º Ciclo do Ensino Básico ao longo da sua vida profissional.
Ilda Coelho é Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico com 38 anos de experiência. Coordenadora da escola Básica da Horta das Figueiras e dinamizadora de diversos projetos de cidadania na escola.
Teresa de Matos é Educadora de Infância com 40 anos de experiência em Creche e Jardim de Infância em diferentes Contextos Educativos: Rede Solidária (IPSS), Rede Privada e Rede Pública. Formadora em diversos Centros de Formação, dinamizadora de eventos educativos especialmente no âmbito da APEI e do MEM.
A atividade tem como oradoras convidadas a Doutora Yolanda Aragón e a Doutora Maria Dolores Villena, da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada, Espanha, e enquadra-se os seguintes objetivos:
- Contribuir para a compreensão do valor e do papel da investigação em Educação, assim como da natureza do conhecimento produzido.
- Desenvolver atitudes investigativas relativamente à prática profissional e perspetivar a investigação como meio para melhorar a ação educativa e evoluir profissionalmente.
Aberto aos interessados, a entrada é livre.
A inscrição nesta conferência é gratuita, mas obrigatória e limitada à lotação do espaço virtual existente. A mesma estará disponível até às 12h00 do dia 14 de novembro de 2024. Faça já a sua inscrição no seguinte link: https://forms.gle/wWxpmgWW94uG1GBs8
Gratos pela atenção, contamos com a vossa participação!
Este evento formativo e de transferência de conhecimento, que articula a docência na Unidade Curricular Construção de Conhecimento e Desenvolvimento Profissional do Professor, do Doutoramento em Ciências da Educação e projetos de investigação, a sessão será dinamizada pelo Doutor António Borralho (Universidade de Évora, CIEP, DPE). Com uma abordagem dialógica, concorre para os seguintes objetivos:
1. Conhecer a evolução da investigação sobre o professor e os marcos teóricos de referência relativos ao conhecimento profissional do professor.
2. Contribuir para a compreensão de processos investigativos em que a prática profissional mantém relações com o conhecimento profissional do professor e o respetivo desenvolvimento.
3. Partilhar experiências de investigação realizada com professores, possibilitando aos doutorandos conhecer os trabalhos diversos e debater em torno das reflexões produzidas.
A Aula Aberta terá lugar no dia 9 de novembro de 2024, pelas 9h30min na sala 104 do Colégio do Espírito Santo (Universidade de Évora).
A entrada é livre.
O Seminário 3 “Investigação em Língua Materna e Literatura durante o estágio, na formação inicial de educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico” integra o II Ciclo de Seminários: Investigação, construção de conhecimento e formação de professores realiza-se no âmbito da Unidade Curricular de Investigação na Educação de Infância (0-12 anos), do Mestrado em Educação Pré-escolar e Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Évora, em articulação com projetos de investigação com acolhimento no CIEP|UÉ.
A atividade tem como objetivos:
Contribuir para a problematização em educação de infância, como contexto e objeto de investigação, assim como conhecer investigação recente desenvolvida neste domínio e realizada durante o estágio.
Contribuir para a compreensão de processos investigativos desenvolvidos na formação inicial de professores, conhecendo métodos e técnicas mobilizados na sua concretização, desde a formulação do problema até ao apuramento de conclusões e sua divulgação.
Partilhar, entre pares, experiências de investigação realizada com crianças e feita por futuros professores em ambiente escolar.
A oradora convidada é a Professora Doutora Ângela Balça da Universidade de Évora.
O seminário terá lugar no dia 30 de outubro de 2024, pelas 14h no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca (Universidade de Évora).
Aberto aos interessados, a entrada é livre.