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O Seminário “Prática de Ensino Supervisionada: O Processo Investigativo” integra o 2º Ciclo de Seminários: Investigação, construção de conhecimento e formação de professores da Unidade Curricular de Investigação na Educação de Infância (0-12 anos), do Mestrado em Educação Pré-escolar e Educação Pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Évora.

 

A atividade tem como objetivos:

1. Contribuir para a problematização em educação de infância, como contexto e objeto de investigação, assim como conhecer investigação recente desenvolvida neste domínio e realizada durante o estágio.

2. Contribuir para a compreensão de processos investigativos desenvolvidos na formação inicial de professores, conhecendo métodos e técnicas mobilizados na sua concretização, desde a formulação do problema até ao apuramento de conclusões e sua divulgação.

3. Partilhar, entre pares, experiências de investigação realizada com crianças e feita por futuros professores em ambiente escolar.

 

É conferencista convidada a Estudante finalista Mariana Realinho do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino básico da Universidade de Évora.

 

O seminário terá lugar no dia 9 de outubro de 2024, pelas 14h no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca (Universidade de Évora).

 

Aberto aos interessados, a entrada é livre.

Publicado em 07.10.2024

No próximo dia 24 de outubro, às 17:30 horas, ocorrerá a apresentação do mais recente número da Revista Nova Águia (n.º 34 - 2.º semestre de 2024). O evento será realizado na Sala dos Docentes, no Colégio do Espírito Santo, e contará com a apresentação do Doutor Renato Epifânio.

A edição n.º34 da revista homenageia figuras centrais, com destaque para Agostinho da Silva, assinalando os 30 anos após o seu falecimento.

 

Publicado em 01.10.2024

As Professoras Luísa Grácio, Maria João Carapeto e Heldemerina Pires, do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora, integram o Projeto Europeu “Stronger Youth - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring” (https://strongeryouth.eu/), que envolve seis países europeus (Chéquia, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Espanha).

Uma das primeiras tarefas do projeto, liderada pela equipa da Universidade de Évora, ajuda a conhecer as dificuldades psicológicas e necessidades de apoio dos adolescentes, tal como percebidas pelos adolescentes de cada país. O relatório sobre os adolescentes portugueses indica que a sua satisfação com a

vida é semelhante à indicada noutros estudos internacionais. Os alunos percecionaram mais desafios emocionais do que comportamentais, especialmente ansiedade, depressão e stress, devido a pressões escolares e familiares. Entre os problemas comportamentais, foram mencionados o comportamento agressivo e a violência, o isolamento social e a automutilação.

Foram também indicados problemas relacionais.

Os adolescentes portugueses valorizaram as relações interpessoais como forma de lidar com as dificuldades psicológicas; a mãe é a pessoa a quem mais provavelmente recorreriam para obter ajuda, seguida do namorado/namorada ou melhor amigo, outro amigo e o pai. Além disso, os adolescentes portugueses preferem os encontros presenciais (76,5%) para falar dos seus problemas pessoais, seguidos do telefone (47,1%), das mensagens de texto (33,3%) e das redes sociais (17,6%).

Publicado em 27.09.2024

No dia 28 de setembro, pelas 10h30min, na Sala 1.04 do Colégio do Espírito Santo, realizar-se-á o Seminário, sob o título: Profissão docente: conhecimento científico entre a pesquisa e o ensino.

A sessão irá contar com a intervenção de Márcia Alves da Silva, Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é docente e investigadora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, Brasil e investigadora de Pós Doutoramento na Universidade de Évora, desenvolvendo o projeto “Narrativas biográficas e histórias de vida de mulheres em formação: diálogos entre experiências docentes no Brasil e Portugal”, com acolhimento no CIEP|UÉ.

Resumo: Organizado no âmbito da Unidade Curricular Conhecimento e Desenvolvimento Profissional do Professor, do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação, em colaboração com o CIEP|UÉ. O Seminário aborda a profissão docente e seus saberes, partindo de conceitos e influências da ciência moderna, passando pela construção e consolidação das ciências humanas e pela afirmação de pesquisas qualitativas, chegando a alguns desafios refletidos na docência, nos dias atuais. Também será abordada a contribuição teórica e epistemológica do pensamento de Paulo Freire para se pensar a escola e o desenvolvimento profissional docente.

Sumariamente, os objetivos do Seminário são os seguintes:

1. Divulgação de resultados parciais do projeto de investigação de pós-doutoramento em curso.

2. Contribuir para a compreensão de processos investigativos em que a prática profissional mantém relações com o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor.

3. Partilhar experiências de investigação participante, possibilitando aos participantes conhecer experiências docentes e investigativas de pesquisadores do exterior na UÉ, possibilitando debater com a oradora em torno das reflexões produzidas.

A entrada é livre e está aberto a todos/as os/as interessados/as.

Publicado em 25.09.2024

O programa da RTP2 "Outra Escola", que contou com a participação da investigadora do CIEP-UÉ, Assunção Folque, voltou à grelha de transmissões.

No Episódio 8, sobre creche, Assunção Folque aborda questões fundamentais relacionadas com a educação infantil e a formação de professores.

O episódio pode ser visto através da RTP Play no seguinte link: https://www.rtp.pt/play/p6335/e445094/outra-escola

Publicado em 18.09.2024

No dia 20 de setembro, às 18:00, o Auditório do Colégio Pedro da Fonseca acolherá a Sessão de Abertura dos Programas de Doutoramento em Ciências da Educação e em Psicologia.

 

A sessão contará com a presença da Vice-Reitora para a Educação e Inovação Pedagógica, Ana Paula Canavarro; do Diretor do Instituto de Investigação e Formação Avançada, Rui Salgado; do Diretor do Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Luís Sebastião; bem como dos Diretores dos Programas de Doutoramento em Ciências da Educação, José Bravo Nico, e em Psicologia, Anabela Pereira.

 

A sessão incluirá ainda uma conferência proferida pelo Professor Doutor Silvério da Rocha e Cunha, intitulada "Geopolítica do conhecimento: fronteiras, balas, cóleras, o TikTok e outras intranscendências".

Em 20.09.2024
18:00 | Auditório do Colégio Pedro da Fonseca

Centro de Investigação em Educação e Psicologia expressa o seu profundo apreço pela doação do espólio documental e bibliográfico do Professor Manuel Ferreira Patrício, ilustre académico e antigo Reitor da Universidade de Évora. Este gesto, promovido pelos herdeiros de Manuel Ferreira Patrício e formalizado por Maria da Conceição Ferreira Patrício Félix e José Luís Patrício, representa um contributo fundamental para a salvaguarda e perpetuação do seu legado intelectual.

A cerimónia oficial de doação, realizada a 12 de setembro na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo, assinalou a transferência de um vasto conjunto de materiais, incluindo livros, separatas, brochuras, revistas científicas e teses. Para o CIEP, que se dedica à promoção da investigação nas áreas da educação e psicologia, o espólio do Professor Patrício constitui uma referência inestimável, permitindo a continuidade das suas reflexões e abordagens sobre a educação contemporânea. O CIEP-UÉ ficou responsável pelos cadernos autografados pelo Professor Manuel Ferreira Patrício e assumiu o compromisso de os editar e publicar em acesso aberto.

O centro compromete-se a dar visibilidade a este acervo, integrando-o em projetos de investigação e iniciativas científicas. Através destas ações, o legado de Manuel Ferreira Patrício será preservado e continuará a inspirar novas gerações de académicos, educadores e investigadores.

Publicado em 13.09.2024

Os investigadores do CIEP-UÉ, Ana Artur, Isabel Fialho e António Borralho, estão em São Tomé a participar na 2.ª missão conjunta do Projeto ERGUES – Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe, que decorre entre os dias 9 e 20 de setembro. O objetivo é apoiar a melhoria da governação educativa no país, através da implementação de reformas que visam o fortalecimento das políticas educativas e a qualidade do ensino.

O projeto ERGUES, financiado pela Cooperação Portuguesa e coordenado pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), envolve ainda outras Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas, nomeadamente a Universidade de Aveiro, a Universidade Católica Portuguesa e o Politécnico de Santarém, que, em conjunto, contribuem para o desenvolvimento sustentável do sistema educativo de São Tomé e Príncipe.

Publicado em 12.09.2024

As Professoras Luísa Grácio (Cord.; CIEP), Maria João Carapeto (CHRC) e Heldemerina Pires (CIEP), do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora integram o Projeto Europeu “Stronger Youth-Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring” (https://strongeryouth.eu/), que envolve seis países europeus (Chéquia, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Espanha).

O projeto tem como principal objetivo a conceção, implementação e avaliação de um programa de mentoria por pares com vista à promoção da saúde mental e inclusão de adolescentes.

Entre as atividades a desenvolver, destacam-se a investigação sobre as necessidades psicológicas dos adolescentes e seus modos preferidos de obter ajuda (lideradas pela equipa da Universidade de Évora), e a construção de um questionário para autoavaliação online de competências socioemocionais bem como um conjunto de atividades para serem desenvolvidas no contexto da relação mentor/mentorado, um guia para educadores e a formação de educadores e mentores.

A primeira reunião internacional de trabalho realizou-se na Universidade de Évora em janeiro e fevereiro deste ano. A próxima reunião realizar-se-á em outubro em Valência, Espanha.

Publicado em 23.07.2024

Anunciamos a abertura de um concurso para duas bolsas de investigação destinadas a licenciados nas áreas de Ciências da Educação ou Psicologia.

O concurso estará aberto até ao dia 25 de julho de 2024 e faz parte do projeto Financiamento programático para 2020-2023 do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE), com referência (UIDP/04312/2020) financiadas por fundos nacionais através da FCT/MCTES.

Para mais informações consulte o seguinte link: https://www.uevora.pt/investigar/Oportunidades-de-Investigacao/concursos-bolsas-id?item=40775

 

Publicado em 17.07.2024