Notícias
O programa da RTP2 "Outra Escola", que contou com a participação da investigadora do CIEP-UÉ, Assunção Folque, voltou à grelha de transmissões.
No Episódio 8, sobre creche, Assunção Folque aborda questões fundamentais relacionadas com a educação infantil e a formação de professores.
O episódio pode ser visto através da RTP Play no seguinte link: https://www.rtp.pt/play/p6335/e445094/outra-escola
No dia 20 de setembro, às 18:00, o Auditório do Colégio Pedro da Fonseca acolherá a Sessão de Abertura dos Programas de Doutoramento em Ciências da Educação e em Psicologia.
A sessão contará com a presença da Vice-Reitora para a Educação e Inovação Pedagógica, Ana Paula Canavarro; do Diretor do Instituto de Investigação e Formação Avançada, Rui Salgado; do Diretor do Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Luís Sebastião; bem como dos Diretores dos Programas de Doutoramento em Ciências da Educação, José Bravo Nico, e em Psicologia, Anabela Pereira.
A sessão incluirá ainda uma conferência proferida pelo Professor Doutor Silvério da Rocha e Cunha, intitulada "Geopolítica do conhecimento: fronteiras, balas, cóleras, o TikTok e outras intranscendências".
Centro de Investigação em Educação e Psicologia expressa o seu profundo apreço pela doação do espólio documental e bibliográfico do Professor Manuel Ferreira Patrício, ilustre académico e antigo Reitor da Universidade de Évora. Este gesto, promovido pelos herdeiros de Manuel Ferreira Patrício e formalizado por Maria da Conceição Ferreira Patrício Félix e José Luís Patrício, representa um contributo fundamental para a salvaguarda e perpetuação do seu legado intelectual.
A cerimónia oficial de doação, realizada a 12 de setembro na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo, assinalou a transferência de um vasto conjunto de materiais, incluindo livros, separatas, brochuras, revistas científicas e teses. Para o CIEP, que se dedica à promoção da investigação nas áreas da educação e psicologia, o espólio do Professor Patrício constitui uma referência inestimável, permitindo a continuidade das suas reflexões e abordagens sobre a educação contemporânea. O CIEP-UÉ ficou responsável pelos cadernos autografados pelo Professor Manuel Ferreira Patrício e assumiu o compromisso de os editar e publicar em acesso aberto.
O centro compromete-se a dar visibilidade a este acervo, integrando-o em projetos de investigação e iniciativas científicas. Através destas ações, o legado de Manuel Ferreira Patrício será preservado e continuará a inspirar novas gerações de académicos, educadores e investigadores.
Os investigadores do CIEP-UÉ, Ana Artur, Isabel Fialho e António Borralho, estão em São Tomé a participar na 2.ª missão conjunta do Projeto ERGUES – Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe, que decorre entre os dias 9 e 20 de setembro. O objetivo é apoiar a melhoria da governação educativa no país, através da implementação de reformas que visam o fortalecimento das políticas educativas e a qualidade do ensino.
O projeto ERGUES, financiado pela Cooperação Portuguesa e coordenado pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), envolve ainda outras Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas, nomeadamente a Universidade de Aveiro, a Universidade Católica Portuguesa e o Politécnico de Santarém, que, em conjunto, contribuem para o desenvolvimento sustentável do sistema educativo de São Tomé e Príncipe.
As Professoras Luísa Grácio (Cord.; CIEP), Maria João Carapeto (CHRC) e Heldemerina Pires (CIEP), do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora integram o Projeto Europeu “Stronger Youth-Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring” (https://strongeryouth.eu/), que envolve seis países europeus (Chéquia, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Espanha).
O projeto tem como principal objetivo a conceção, implementação e avaliação de um programa de mentoria por pares com vista à promoção da saúde mental e inclusão de adolescentes.
Entre as atividades a desenvolver, destacam-se a investigação sobre as necessidades psicológicas dos adolescentes e seus modos preferidos de obter ajuda (lideradas pela equipa da Universidade de Évora), e a construção de um questionário para autoavaliação online de competências socioemocionais bem como um conjunto de atividades para serem desenvolvidas no contexto da relação mentor/mentorado, um guia para educadores e a formação de educadores e mentores.
A primeira reunião internacional de trabalho realizou-se na Universidade de Évora em janeiro e fevereiro deste ano. A próxima reunião realizar-se-á em outubro em Valência, Espanha.
Anunciamos a abertura de um concurso para duas bolsas de investigação destinadas a licenciados nas áreas de Ciências da Educação ou Psicologia.
O concurso estará aberto até ao dia 25 de julho de 2024 e faz parte do projeto Financiamento programático para 2020-2023 do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE), com referência (UIDP/04312/2020) financiadas por fundos nacionais através da FCT/MCTES.
Para mais informações consulte o seguinte link: https://www.uevora.pt/investigar/Oportunidades-de-Investigacao/concursos-bolsas-id?item=40775
Está a decorrer, na Lituânia, a conferência "Critical Minds: Theory and Practice", organizada pela Faculdade de Filologia da Universidade de Vilnius. O evento promove a discussão sobre importância do pensamento crítico nas diversas áreas do conhecimento e da prática profissional.
O diretor do Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Luís Sebastião, é um dos conferencistas convidados, e apresentou a comunicação intitulada «How Critical is Critical Thinking?».
Hugo Rebelo, gestor do CIEP-UÉ, apresentou a comunicação «Can Critical Thinking Reduce the Gap Between Universities and Labour Market? A Study with Focus Groups and One in-depth Interview with Veterinarians». Filipa Tirapicos discutiu as «Hard Skills vs Soft Skills: Cross-Perspectives of Trainers, Employers and Trainees» e, por sua vez, Rita Payan-Carreira apresentou «Advancing Clinical Excellence: Nurturing Critical Thinking Skills in Medical Education».
O evento promete ser uma plataforma enriquecedora para a troca de ideias e experiências, reforçando a importância do pensamento crítico na formação e desenvolvimento profissional.
Para mais informações sobre o evento: https://www.criticalminds.flf.vu.lt/
Na terça-feira, dia 25 de junho, às 15 horas, realizou-se o evento "Escola Animar | Juventude, Participação e Associativismo", através da plataforma Zoom.
Hugo Rebelo, gestor de ciência e tecnologia do CIEP-UÉ, apresentou os resultados do "Estudo sobre o Comportamento da Participação Cívica dos/as Jovens Portugueses no Associativismo", um estudo exploratório que analisa o envolvimento dos jovens portugueses em organizações associativas.
A iniciativa, promovida pela organização Animar, tem como objetivo fomentar a educação e o desenvolvimento comunitário, incentivando a participação ativa dos jovens na sociedade. O evento foi uma plataforma enriquecedora para a troca de ideias e experiências, sublinhando a relevância do associativismo na formação cidadã.
Investigadores do CIEP-UÉ, no âmbito do projeto ERGUES (Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe), realizaram uma missão entre os dias 13 e 17 de maio. Este projeto reúne os esforços das Universidades de Évora, Aveiro e Católica, em conjunto com o Instituto Politécnico de Santarém e o Instituto Marquês de Valle Flôr, em estreita colaboração com o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia do Governo de São Tomé e Príncipe, bem como a Universidade de São Tomé e Príncipe.