Notícias
A atividade tem como objetivos:
- Contribuir para a problematização em educação de infância, como contexto e objeto de investigação, assim como conhecer investigação recente desenvolvida neste domínio e realizada durante o estágio.
- Contribuir para a compreensão de processos investigativos desenvolvidos na formação inicial de professores, conhecendo métodos e técnicas mobilizados na sua concretização, desde a formulação do problema até ao apuramento de conclusões e sua divulgação.
- Partilhar, entre pares, experiências de investigação realizada com crianças e feita por futuros professores em ambiente escolar.
CIEP|UÉ; Assistente convidada, DPE).
O seminário terá lugar no dia 16 de outubro de 2024, pelas 14h no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca (Universidade de Évora).
Aberto aos interessados, a entrada é livre.
No âmbito do Ciclo de Conferências “Diálogos sobre Educação e Tecnologias Digitais: Fundamentos, Dilemas e Desafios”, organizado no âmbito da unidade curricular Educação e Tecnologias Digitais do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação da UÉ, em parceria com o CIEP, o DPE e o Centro de Competência TIC da UÉ, irão decorrer, ao longo do primeiro semestre de 2024/2025, um conjunto de quatro conferências dinamizadas por distintos especialistas com percursos notáveis na área das tecnologias educativas. Saber +: https://sleepy-scarecrow-306.notion.site/PhD-Ciclo-de...
A primeira conferência, intitulada “Das novas tecnologias da informação ao digital na educação: percursos e reflexões sobre investigação & desenvolvimento”, dinamizada pelo Prof. Doutor João Correia de Freitas, Professor Auxiliar da Universidade NOVA de Lisboa, terá lugar no dia 12 de outubro de 2024, via zoom, entre as 16h30 e as 18h00: https://sleepy-scarecrow-306.notion.site/Confer-ncia-1...
A inscrição nesta conferência é gratuita, mas obrigatória e limitada à lotação do espaço virtual existente. A mesma estará disponível até às 12h00 do dia 11 de outubro de 2024. Faça já a sua inscrição no seguinte link: https://forms.gle/WKnD4geNCJoXmnRs5
Gratos pela atenção, contamos com a vossa participação!
O Seminário “Prática de Ensino Supervisionada: O Processo Investigativo” integra o 2º Ciclo de Seminários: Investigação, construção de conhecimento e formação de professores da Unidade Curricular de Investigação na Educação de Infância (0-12 anos), do Mestrado em Educação Pré-escolar e Educação Pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Évora.
A atividade tem como objetivos:
1. Contribuir para a problematização em educação de infância, como contexto e objeto de investigação, assim como conhecer investigação recente desenvolvida neste domínio e realizada durante o estágio.
2. Contribuir para a compreensão de processos investigativos desenvolvidos na formação inicial de professores, conhecendo métodos e técnicas mobilizados na sua concretização, desde a formulação do problema até ao apuramento de conclusões e sua divulgação.
3. Partilhar, entre pares, experiências de investigação realizada com crianças e feita por futuros professores em ambiente escolar.
É conferencista convidada a Estudante finalista Mariana Realinho do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino básico da Universidade de Évora.
O seminário terá lugar no dia 9 de outubro de 2024, pelas 14h no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca (Universidade de Évora).
Aberto aos interessados, a entrada é livre.
No próximo dia 24 de outubro, às 17:30 horas, ocorrerá a apresentação do mais recente número da Revista Nova Águia (n.º 34 - 2.º semestre de 2024). O evento será realizado na Sala dos Docentes, no Colégio do Espírito Santo, e contará com a apresentação do Doutor Renato Epifânio.
A edição n.º34 da revista homenageia figuras centrais, com destaque para Agostinho da Silva, assinalando os 30 anos após o seu falecimento.
As Professoras Luísa Grácio, Maria João Carapeto e Heldemerina Pires, do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora, integram o Projeto Europeu “Stronger Youth - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring” (https://strongeryouth.eu/), que envolve seis países europeus (Chéquia, Itália, Polónia, Portugal, Roménia e Espanha).
Uma das primeiras tarefas do projeto, liderada pela equipa da Universidade de Évora, ajuda a conhecer as dificuldades psicológicas e necessidades de apoio dos adolescentes, tal como percebidas pelos adolescentes de cada país. O relatório sobre os adolescentes portugueses indica que a sua satisfação com a
vida é semelhante à indicada noutros estudos internacionais. Os alunos percecionaram mais desafios emocionais do que comportamentais, especialmente ansiedade, depressão e stress, devido a pressões escolares e familiares. Entre os problemas comportamentais, foram mencionados o comportamento agressivo e a violência, o isolamento social e a automutilação.
Foram também indicados problemas relacionais.
Os adolescentes portugueses valorizaram as relações interpessoais como forma de lidar com as dificuldades psicológicas; a mãe é a pessoa a quem mais provavelmente recorreriam para obter ajuda, seguida do namorado/namorada ou melhor amigo, outro amigo e o pai. Além disso, os adolescentes portugueses preferem os encontros presenciais (76,5%) para falar dos seus problemas pessoais, seguidos do telefone (47,1%), das mensagens de texto (33,3%) e das redes sociais (17,6%).
No dia 28 de setembro, pelas 10h30min, na Sala 1.04 do Colégio do Espírito Santo, realizar-se-á o Seminário, sob o título: Profissão docente: conhecimento científico entre a pesquisa e o ensino.
A sessão irá contar com a intervenção de Márcia Alves da Silva, Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é docente e investigadora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, Brasil e investigadora de Pós Doutoramento na Universidade de Évora, desenvolvendo o projeto “Narrativas biográficas e histórias de vida de mulheres em formação: diálogos entre experiências docentes no Brasil e Portugal”, com acolhimento no CIEP|UÉ.
Resumo: Organizado no âmbito da Unidade Curricular Conhecimento e Desenvolvimento Profissional do Professor, do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação, em colaboração com o CIEP|UÉ. O Seminário aborda a profissão docente e seus saberes, partindo de conceitos e influências da ciência moderna, passando pela construção e consolidação das ciências humanas e pela afirmação de pesquisas qualitativas, chegando a alguns desafios refletidos na docência, nos dias atuais. Também será abordada a contribuição teórica e epistemológica do pensamento de Paulo Freire para se pensar a escola e o desenvolvimento profissional docente.
Sumariamente, os objetivos do Seminário são os seguintes:
1. Divulgação de resultados parciais do projeto de investigação de pós-doutoramento em curso.
2. Contribuir para a compreensão de processos investigativos em que a prática profissional mantém relações com o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor.
3. Partilhar experiências de investigação participante, possibilitando aos participantes conhecer experiências docentes e investigativas de pesquisadores do exterior na UÉ, possibilitando debater com a oradora em torno das reflexões produzidas.
A entrada é livre e está aberto a todos/as os/as interessados/as.
O programa da RTP2 "Outra Escola", que contou com a participação da investigadora do CIEP-UÉ, Assunção Folque, voltou à grelha de transmissões.
No Episódio 8, sobre creche, Assunção Folque aborda questões fundamentais relacionadas com a educação infantil e a formação de professores.
O episódio pode ser visto através da RTP Play no seguinte link: https://www.rtp.pt/play/p6335/e445094/outra-escola
No dia 20 de setembro, às 18:00, o Auditório do Colégio Pedro da Fonseca acolherá a Sessão de Abertura dos Programas de Doutoramento em Ciências da Educação e em Psicologia.
A sessão contará com a presença da Vice-Reitora para a Educação e Inovação Pedagógica, Ana Paula Canavarro; do Diretor do Instituto de Investigação e Formação Avançada, Rui Salgado; do Diretor do Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Luís Sebastião; bem como dos Diretores dos Programas de Doutoramento em Ciências da Educação, José Bravo Nico, e em Psicologia, Anabela Pereira.
A sessão incluirá ainda uma conferência proferida pelo Professor Doutor Silvério da Rocha e Cunha, intitulada "Geopolítica do conhecimento: fronteiras, balas, cóleras, o TikTok e outras intranscendências".
Centro de Investigação em Educação e Psicologia expressa o seu profundo apreço pela doação do espólio documental e bibliográfico do Professor Manuel Ferreira Patrício, ilustre académico e antigo Reitor da Universidade de Évora. Este gesto, promovido pelos herdeiros de Manuel Ferreira Patrício e formalizado por Maria da Conceição Ferreira Patrício Félix e José Luís Patrício, representa um contributo fundamental para a salvaguarda e perpetuação do seu legado intelectual.
A cerimónia oficial de doação, realizada a 12 de setembro na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo, assinalou a transferência de um vasto conjunto de materiais, incluindo livros, separatas, brochuras, revistas científicas e teses. Para o CIEP, que se dedica à promoção da investigação nas áreas da educação e psicologia, o espólio do Professor Patrício constitui uma referência inestimável, permitindo a continuidade das suas reflexões e abordagens sobre a educação contemporânea. O CIEP-UÉ ficou responsável pelos cadernos autografados pelo Professor Manuel Ferreira Patrício e assumiu o compromisso de os editar e publicar em acesso aberto.
O centro compromete-se a dar visibilidade a este acervo, integrando-o em projetos de investigação e iniciativas científicas. Através destas ações, o legado de Manuel Ferreira Patrício será preservado e continuará a inspirar novas gerações de académicos, educadores e investigadores.
Os investigadores do CIEP-UÉ, Ana Artur, Isabel Fialho e António Borralho, estão em São Tomé a participar na 2.ª missão conjunta do Projeto ERGUES – Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe, que decorre entre os dias 9 e 20 de setembro. O objetivo é apoiar a melhoria da governação educativa no país, através da implementação de reformas que visam o fortalecimento das políticas educativas e a qualidade do ensino.
O projeto ERGUES, financiado pela Cooperação Portuguesa e coordenado pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), envolve ainda outras Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas, nomeadamente a Universidade de Aveiro, a Universidade Católica Portuguesa e o Politécnico de Santarém, que, em conjunto, contribuem para o desenvolvimento sustentável do sistema educativo de São Tomé e Príncipe.



