Notícias
Esta conferência faz parte de um ciclo de conferências/visitas de estudo desenvolvidas na unidade curricular ‘Leitura e Educação Literária’, do curso de Doutoramento em Ciências da Educação da Universidade de Évora, visando trazer ao debate com os alunos e com a comunidade em geral vozes que, sendo referências na área, sejam geradoras de debate e aprofundamento do conhecimento. A conferência centra-se nas especificidades do texto poético e no seu enquadramento no âmbito da educação literária, sendo o conferencista uma referência na área da mediação leitora e da educação literária e autor de publicações incontornável nestas áreas, das quais se destaca o livro Yo Mediador(a). Mediación y formación de lectores (Octaedro, 2022). Felipe Munita é Doutor em Didática da Língua e da Literatura pela Universidad Autónoma de Barcelona, investigador do GRETEL: Grupo de Investigación de Literatura Infantil y Juvenil y Educación Literaria, da mesma universidade e professor na Universidad Austral de Chile.
A Oficina “Robótica Educativa, Pequenos & Mentes Curiosas” foi desenhada para proporcionar uma experiência do tipo mãos na massa. De forma lúdica e envolvente, os participantes serão convidados a interagir com uma variedade de robôs e a equacionar diversos cenários de aprendizagem para implementar em contexto escolar, com os mais pequenos. Ao longo da Oficina, serão apresentadas várias estações interativas, cada uma com desafios e propostas concretas para explorar conceitos fundamentais de programação, mecânica e eletrónica. Inserida no âmbito da UC Educação e Tecnologia da Licenciatura em Educação Básica, e conduzida por José Calado, professor de informática e membro do Centro de Competência TIC da UÉ, esta Oficina representa uma oportunidade imperdível para exploração de estratégias pedagógicas inovadoras e consistentes com a filosofia “aprender com tecnologias”.
No dia 2 de maio, pelas 14h30, na Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo, realizar-se-á o Seminário Internacional, sob o título: Educação de Crianças e Prevenção de Maus Tratos em Perspetiva.
A Oficina “Aprender na Rua com Tecnologias” procura estimular e incentivar a experimentação de práticas pedagógicas inovadoras, explorando possibilidades valiosas para rentabilizar as tecnologias e os ambientes diversos que temos ao dispor nas nossas escolas para criar cenários de aprendizagem autênticos e significativos.
Assumindo as TIC como uma área de integração curricular transversal, potenciada pela dimensão globalizante do ensino no 1.º ciclo do ensino básico (DL 55/2018, de 6 de julho), iremos explorar a vida que existe para lá das quatro paredes da sala de aula e descobrir novas formas de ensinar e de aprender com tecnologias.
Os interessados em participar neste evento, deverão fazer a sua inscrição até ao final do dia 17 de abril (quarta-feira), preenchendo o formulário que se segue: https://forms.gle/GK9A4mPdF91aY9V57
No âmbito da Unidade Curricular- Currículo, Diferenciação e Inclusão, do Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo, realizar-se-á um workshop, aberto à comunidade e dinamizado pelo professor Júlio Coincas. A partir da descrição de um caso, os participantes irão discutir quais as medidas de apoio à aprendizagem mais adequadas para promover a inclusão, em sala de aula, tendo como referenciais o Decreto-Lei 54 e o Decreto-Lei 55 de 2018.
A aula aberta que aqui se divulga, no âmbito da unidade curricular “Avaliação em Educação” do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação da Universidade de Évora, dinamizada pelo Doutor Jorge Pinto, pretende constituir-se como uma partilha de conhecimentos relativos à avaliação enquanto agir incontornável no processo de ensino e de aprendizagem, quer por razões de natureza institucional (obrigatória), quer por razões de ordem pedagógica (intencional). A sessão, aberta a todos os interessados, terá lugar no dia 19 de abril de 2024, pelas 17h30, no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca da Universidade de Évora.
A Aula Aberta «Gestão de Conflitos em Contexto Escolar: Estratégias e Intervenções» contará com a presença da professora Sabina Valente, do Instituto Politécnico de Portalegre.
A sessão está integrada na Unidade Curricular de Mediação e Relações Interpessoais em Contextos Educativos, do Mestrado em Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas, lecionada pela professora Ana Maria Cristóvão.
Para os interessados, a Aula Aberta terá lugar no Auditório do Colégio Pedro da Fonseca, pelas 16 horas.
No dia 19 de março de 2024, irá realizar-se o «Dia do Pensamento Crítico», no Colégio do Espírito Santo. Esta atividade surge no âmbito da Rede Nacional de Pensamento Crítico, na qual se integram vários investigadores do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.
Inicialmente irá ser realizada uma breve conversa sobre «Introdução ao Pensamento Crítico», seguida pela primeira fase do concurso que, se destina a equipas constituídas por alunos do Ensino Superior e do Ensino Secundário (inscreves-te individualmente e serás integrado aleatoriamente numa das equipas de cinco elementos). O concurso decorre em dois momentos, um da parte da manhã e outro da parte da tarde. A atividade que se propõe consiste na «Resolução de Problemas» sobre uma das três temáticas seguintes:
1. Impacto da Inteligência Artificial na Educação;
2. Desinformação;
3. Impacto da literacia na utilização de ferramentas digitais por parte dos jovens.
Em cada sala temática será apurado um vencedor, aquele que apresentar a solução mais criativa, utilizando as estratégias de um bom pensador crítico. Os três grupos vencedores, de cada sala, irão apresentar o seu trabalho ao júri, e este irá eleger o vencedor final.
Os vencedores de cada sala irão ganhar uma Pen USB (32GB) e cada membro do grupo vencedor, do «Dia do Pensamento Crítico», irá receber um vale FNAC, no valor de 50€.
A participação dos alunos requer, obrigatoriamente, uma inscrição até ao dia 15 de março, através do link: https://forms.gle/9augwe12ktZvKGQLA.
Todos os participantes receberão um Certificado de Participação no evento (8 horas).
O nosso investigador Nuno Rebelo dos Santos, em conjunto com Izabela Maria Rezende Taveira e Leonor Pais, editou o livro «Decent Work Worldwide - Universal Values, Diverse Expressions».